Essenciais
Canadá: Destino de Estudo

Entrevista: Frederico explica sua rotina de estudante-atleta de futebol no Canadá

Como ser selecionado como um estudante-atleta no Canadá e como a rotina de treinos foi afetada pela pandemia da Covid-19? Leia nossa entrevista com Frederico, um intercambista de Minas Gerais.

Entrevista: Frederico explica sua rotina de estudante-atleta de futebol no Canadá

O mineiro Frederico da Costa Colares, de Belo Horizonte, é um estudante-atleta da St. Clair College, uma faculdade comunitária de excelência do Canadá. Ele foi selecionado graças à sua experiência como jogador de futebol e estava cursando o programa de Inglês com Propósitos Acadêmicos quando a pandemia forçou a transferências das aulas para um ambiente online.

 

Frederico cedeu entrevista ao Hotcourses Brasil e nos contou sobre o processo seletivo, as vantagens de começar os estudos no Canadá por uma college e como está a sua rotina de estudos em meio à pandemia. Confira a seguir!

 

Estudar no Canadá: Baixe o catálogo da St. Clair College

 

O que te levou a escolher o Canadá como destino de estudo? E mais especificamente, por que escolheu a St. Clair College?

 

Na verdade, sou um estudante atleta, e tive várias propostas para estudar em vários lugares como, EUA e Canadá. Escolhi o Canadá por ser um dos melhores países do mundo em relação a ensino e também em relação à qualidade de vida.

 

Escolhi a St. Clair College porque é uma das melhores escolas na região de Windsor (minha cidade onde eu estudo, moro e jogo futebol) e também por ter uma infraestrutura excelente para que eu posso estudar em alto nível.

 

Qual é o seu curso na St. Clair College? Como você o encontrou?

 

Estudar no Canadá: entrevista com estudante-atleta brasileiros da St. Clair College

 

Meu curso atual chama Fitness & Health Promotion. Encontrei ele conversando com meu treinador de futebol da St. Clair, ele me disse que a escola possuía uma infraestrutura, academia para o meu curso, o que me agrada em todos os aspectos, porque desde pequeno eu sempre pratiquei esportes, tenho uma paixão muito grande em futebol e futuramente, quero ser um Head Coach ou Strength & Condition Coach.

 

Como foi o processo de inscrição e seleção até ser admitido na St. Clair College? A faculdade te ajudou de alguma forma ao longo do processo?

 

Para eu ser admitido pela St. Clair College eu precisei enviar meu vídeo de melhores momentos jogando futebol, para que meu treinador oficial gostasse e me enviasse a proposta de jogar e estudar pela escola.

 

A documentação a escola me ajudou a preencher os formulários necessários para apresentar no consulado. Diferente dos EUA, não possui entrevista no consulado canadense, você junta todos os documentos que o consulado pede, como cartão de comprovação que você foi aceito pela escola, renda etc.

 

No fim esperei aproximadamente 1 mês e 20 dias para que o consulado mandasse o e-mail para mim avisando que fui aprovado.

 

Você conseguiu uma bolsa de estudo esportiva? Se sim, como foi a sua seleção e como é a sua rotina de estudos e treinos na faculdade (ou pelo menos era antes da pandemia)?

 

Sou um estudante-atleta de futebol da St. Clair College. Para eu ser aceito enviei uma carta e meu vídeo de melhores momentos jogando futebol para meu treinador, assistente técnico atuais, eles gostaram do meu futebol e fizeram uma proposta para mim para que eu posso estudar e jogar por eles.

 

Minha rotina antes da pandemia era aulas de inglês de manhã até as 14 horas da tarde, depois eu tinha 1h de descanso para o treino que acorria de segunda a sexta por aproximadamente 3 / 3h e meia de futebol, depois da minha sessão de treinamento eu ia para a academia, logo depois iria para casa, para poder descansar e fazer meus trabalhos da escola.

 

Era assim a minha vida antes da pandemia, era muito corrida. Quando aconteceu a pandemia o futebol foi cancelado e as aulas presenciais também foram canceladas, por fim para que eu possa ter meus estudos a St. Clair College optou para passar os estudos online.

 

 

Quando você começou os estudos no Canadá? Você chegou a ter aulas presenciais antes do início da pandemia? O que achou deste primeiro contato com o sistema de ensino canadense?

 

Eu comecei os estudos fazendo EAP (English for Academic Purposes), pois não tinha as notas e o inglês suficiente para começar meu curso atual. EAP são as aulas de inglês; lá possui 8 níveis e no começo de tudo eu fiz uma prova para saber em que nível eu estaria, fiquei no nível 5.

 

Antes da pandemia as minhas aulas eram presenciais, tendo aulas de segunda a sexta-feira. O sistema de ensino canadense é muito rigoroso e você realmente precisa das tudo de si para conseguir acompanhar as aulas.

 

Mas a experiência foi incrível, porque nas minhas aulas de inglês conheci muito pessoas de todos os países e também conheci muito outras culturas que jamais pensei em conhecer.

 

Como foi a resposta da St. Clair College à pandemia do coronavírus? Como tem sido a sua rotina de estudos desde então? E sua a rotina de treinos sofreu muito com as adaptações necessárias?

 

A St. Clair College teve resposta de imediato ao saber do coronavírus, visando o bem-estar de todo mundo. Antes do vírus aumentar os números de vítimas, a escola já inicialmente melhorou o sistema online de todos os cursos. Não só isso, como a escola também foi muito transparente com seus alunos de outras partes do mundo que possuem um fuso horário muito diferente do Canadá, como a Índia.

 

Estudar no Canadá: entrevista com estudante-atleta brasileiros da St. Clair College

 

Sim, a minha rotina de treinos afetou bastante. A liga universitária foi cancelada e meus treinos também foram todos cancelados sem previsão de volta, mas acho que com a vacina chegando em minha cidade acredito que tudo normalize rápido por ser uma cidade muito pequena.

 

Pela sua experiência, quais são as vantagens de optar por uma faculdade comunitária no exterior como a St. Clair College?

 

São muitas vantagens para aqueles que querem estudar numa escola comunitária no exterior como a St. Clair College, como por exemplo:

 

  • Preço, as escolas comunitárias são mais baratas que as universidades.
  • No meu caso, a duração do meu curso é de 2 anos.
  • Processo menos rígido e mais acessível em comparação às universidades.
  • Se você não possui o inglês necessário para já começar a ingressar no curso, você tem a opção de estudar inglês na escola podendo assim no final do curso de inglês iniciar o curso de sua escolha.
  • Ambiente menor, com salas menores, tendo assim professores sabendo seu nome comparadas com as universidades.

 

Quais são os seus planos e perspectivas para 2021? Você pretende permanecer no Canadá após os estudos com um PGWP?

 

Estudar no Canadá: entrevista com estudante-atleta brasileiros da St. Clair College

 

Para 2021 acredito que as coisas vão se normalizando ao pouco na minha cidade do Canadá. O prédio da atlética está sendo alugada para ser hospital para combater o vírus na cidade, acredito que em breve as coisas vão se normalizando.

 

Após os meus estudos, a minha vontade é de permanecer no Canadá, pois é um país que me dá muita oportunidade para conseguir um emprego ou até mesmo continuar estudando. Como, por exemplo, a própria St. Clair College me ajuda a conseguir um estágio ou até mesmo me ajuda nas aulas, conseguindo para mim um acompanhamento de um tutor para que eu posso tirar notas boas.

 

Você recomendaria o Canadá como destino de estudo para outros brasileiros interessados em estudar no exterior? Mesmo nesse período de pandemia?  Por quê?

 

Sim, eu recomendo a St. Clair College para todos, por ser uma escola que prioriza muito pelo bem-estar e estudos de todos os seus alunos com a sua moderna infraestrutura, seus professores e toda a equipe de coordenação altamente qualificados.

 

Acredito que estudando fora, você terá uma experiência de vida incrível, conhecendo novas culturas, novas pessoas e novos lugares. Fico muito grato e agradecido de poder ter essa oportunidade e faria de tudo para recomendar um lugar e escola como a St. Clair College.

 

Conheça a St. Clair College!

 

Estudar no Canadá: entrevista com estudante-atleta brasileiros da St. Clair College

 

A St. Clair College oferece uma excelente educação acadêmica completa, com ensino extraordinário, instalações de aprendizado modernas, serviços de suporte estudantil e uma experiência de estudos inesquecível.

 

Fundada em 1967, ela é uma faculdade comunitária amplamente reconhecida, com aproximadamente 30.000 estudantes. Todos os anos, mais de 1.100 alunos internacionais são admitidos e têm a oportunidade de melhorar suas habilidades, inclusive a proficiência no inglês e conhecimentos para se tornarem graduados preparados para o mercado de trabalho.

 

Baixe o catálogo da St. Clair College gratuitamente, em qualquer aparelho, para acessar todas as informações que você precisa: requisitos de admissão, áreas de estudo, bolsas de estudo, prazos de inscrição, valores e muito mais!

 

Leia outras entrevistas com brasileiros no exterior:

CURSO PERFEITO
Quer saber qual curso é melhor para você?
Descubra com a nossa nova ferramenta "Selecionador de curso"!
COMEÇAR SUA BUSCA

Leitura recomendada