Essenciais
Canadá: Últimas notícias

Estudantes internacionais ajudarão a reconstruir mercado de trabalho no Canadá

Governo canadense acredita que os estudantes internacionais e refugiados terão participação “crítica” no mercado de trabalho pós-pandemia do país, em especial no setor da saúde.

Estudantes internacionais ajudarão a reconstruir mercado de trabalho no Canadá

O talento internacional será crítico à recuperação econômica canadense após o impacto da Covid-19 e as instituições de ensino superior de todo o país trabalharão como preparatórios de mão de obra qualificada para o mercado de trabalho, segundo o Colleges and Institutes Canada (CICan).

 

Em uma publicação oficial, a organização enfatizou o papel das universidades, faculdades e institutos canadenses no restabelecimento “resiliente” do Canadá. Além de atender às necessidades dos estudantes e comunidades no país, os membros do CICan devem também treinar alunos estrangeiros e novos imigrantes que podem fazer a transição para o mercado de trabalho a fim de resolver a escassez de mão de obra em alguns setores.

 

 

Como parte do plano, o governo canadense anunciou inclusive uma medida especial que permite que refugiados que trabalham no setor da saúde do Canadá tenham acesso à residência permanente. Todas essas ações vêm de encontro ao plano nacional de receber mais de 1 milhão de novos residentes permanentes até 2023.

 

“O papel das faculdades e institutos da recuperação resiliente do Canadá”

 

“Mais de 95% dos canadenses moram a menos de 50 quilômetros de uma faculdade ou instituto. Com uma ampla presença, essas instituições os alcançam onde vivem, oferecendo cursos adaptados às necessidades das pessoas, empresas e comunidades de todo o país”, diz a carta oficial do Colleges and Institutes Canada (CICan), publicada no dia 30 de novembro.

 

Por meio de um profundo compromisso em responder às necessidades de inovação e desenvolvimento de habilidades das partes interessadas e empregadores locais, a presidente da organização, Denise Amyot, afirmou que eles “estão preparados para apoiar uma recuperação econômica forte e sustentável”.

 

As instituições de ensino do Canadá fazem isso em quatro frentes:

 

  • Apoiar trabalhadores: oferecer diferentes opções de estudo (presencial, online, híbrido, meio período e período integral), atualizações de habilidades, avaliações e reconhecimento de conhecimentos prévios.
  • Gerar inovação: treinar os estudantes para se tornarem os inovadores do amanhã, que ajudam os negócios a encontrar soluções para problemas reais do dia a dia e conduzem pesquisas aplicadas que desenvolvem novos serviços, produtos e processos.
  • Preencher lacunas no mercado de trabalho: oferecer cursos de curta duração em parceria com empregadores e especialistas para requalificar e aprimorar a mão de obra rapidamente; treinar estudantes internacionais e novos imigrantes para uma transição bem-sucedida dos estudos para o mercado de trabalho canadense.
  • Contribuir a uma recuperação sustentável: campi e cursos focados em tecnologias sustentáveis e recursos naturais com “habilidades sustentáveis”.

 

E o que isso significa para os estudantes internacionais?

 

De acordo com as mais recentes decisões do governo canadense, tudo indica que, após se formarem, os estudantes internacionais terão mais chances de permanecer no país para trabalhar. As instituições estarão focadas em prepará-los com as habilidades em alta demanda entre empregadores canadenses e para preencher a escassez de mão de obra qualificada em setores específicos causada pela pandemia do coronavírus.

 

Há pouco tempo, o Departamento Federal de Imigração, Refugiados e Cidadania do Canadá já havia anunciado novos critérios de qualificação para os vistos de trabalho após os estudos – post-study work permit (PGWP) – no Canadá,  que validam os estudos dos estrangeiros que não puderam começar ou continuar as aulas presenciais no país devido às restrições de viagens internacionais. Esse período não será mais reduzido do visto, como acontecia antes.

 

Além disso, a meta do Canadá de acolher mais de 1.233.000 residentes permanentes entre 2021 e 2023 também significa a intenção de atrair e manter no país talentos qualificados do mundo inteiro, mais um sinal positivo para os estrangeiros interessados em estudar no Canadá em 2021.

 

Sobre o Colleges and Institutes Canada

 

O Colleges and Institutes Canada “é a voz das faculdades, institutos, cegeps e instituições politécnicas que recebem apoio público no Canadá, um líder internacional em educação para empregabilidade em mais de 25 países”, explica o site oficial. Trabalhando em conjunto com a indústria, os seus membros oferecem mais de 10.000 cursos que contribuem ao crescimento econômico inclusivo no Canadá.

 

Conheça algumas das instituições que integram o CICan:

 

 

Pesquise seu curso no Canadá

 

Com um panorama otimista, mesmo em meio à pandemia, você pode começar a se planejar o quanto antes para estudar no Canadá em 2021. Use a nossa ferramenta Selecionador de Cursos para filtrar sua pesquisa de acordo com suas informações, preferências e objetivos.

 

Leia também:

CURSO PERFEITO
Quer saber qual curso é melhor para você?
Descubra com a nossa nova ferramenta "Selecionador de curso"!
COMEÇAR SUA BUSCA