Essenciais
Canadá: Quando chegar lá

Quais são as tradições natalinas no Canadá?

O Natal no Canadá: o inverno, as decorações, os shows de luzes, os pontos turísticos e tradições bem peculiares.

Quais são as tradições natalinas no Canadá?

O Canadá tem tradições natalinas muito parecidas com os Estados Unidos. O dia 25 de dezembro é um feriado público nacional e o dia 26 também é conhecido como Boxing Day por causa das grandes promoções comerciais por todo o país. No dia de Natal, praticamente todo o comércio permanece fechado.

 

Estudar no Canadá

 

Como o Canadá é multicultural, muitas tradições se misturam às cristãs, ao longo do mês de dezembro todos os anos. Em metrópoles como Toronto e Montreal, por exemplo, onde há uma grande população judaica, acontece, celebrações do Hanukkah.

 

Os canadenses enfeitam suas casas e comércios amplamente com decorações natalinas típicas, como árvores de Natal e pisca-pisca. Na ceia, também trocam muitos presentes e fazem um jantar caprichado com peru assado, legumes, purê de bata e gravy, o tradicional molho de carne da cultura anglo-saxônica.

 

Na sobremesa, os nativos costumam servir algumas receitas inglesas, como pudim de ameixa, tortinhas de fruta seca (chamadas de mincemeat tarts) e bolo de frutas.

 

Tortinhas de frutas secas, famosas no natal canadense

Tortinhas de frutas secas, também chamadas de mince pies.

 

Inverno no Canadá

 

Você já deve saber que o inverno é rigoroso na maior parte do Canadá. Então será uma experiência inédita de passar o Natal com muito, muito frio e provavelmente muita neve também, dependendo da cidade que você escolher. Na Colúmbia Britânica, por exemplo, onde se encontra Vancouver e Victoria, o clima costuma ser um pouquinho melhor do que em Montreal, Ottawa e Toronto, por exemplo. Mas ainda assim chega a temperaturas negativas.

 

Montreal, inclusive, tem uma cidade subterrânea cheia de shopping, lojas e agências bancárias que podem ser a salvação na época das compras de final de ano, para conseguir suportar a frio de rachar que faz na cidade.

 

Leia também: Como sobreviver ao inverno canadense

 

Férias de final de ano

 

Os canadenses e estudantes internacionais no país costumam viajar bastante nesse período entre o Natal e o Réveillon para aproveitar as férias de final de ano. E se você não se importa de passar a ceia natalina ou a virada do ano no ar, as companhias aéreas têm preços promocionais excelentes de passagens aéreas – afinal, essas são datas em que a maioria das pessoas está comemorando e não viajando.

 

3 lugares especiais para conhecer no Canadá durante o Natal

 

Agora se a sua vontade é vivenciar um Natal completo no Canadá, temos algumas sugestões:

 

1. Ottawa

 

A capital do Canadá abraça o espírito natalino com toda força. Em dezembro, a cidade toda fica iluminada e decorada e há programações especiais com temas natalinos e invernais, como patinação no gelo, desfile oficial do Papai Noel e, principalmente o show Christmas Lights Across Canada já bastante tradicional. Realizado desde 1985, é uma apresentação de luzes, com projeções, músicas e tecnologia no Parliament Hill, os belos edifícios do Parlamento do Canadá.

 

Ottawa, capital do Canadá, no Natal

 

Se você preferir um espetáculo mais quentinho, pode assistir ao Magic of Lights nos parques Wesley Clober Parks. Você permanece dentro do seu carro e dirige pela iluminação de quase um milhão de luzes de LED e outras belas decorações por dois quilômetros.

 

2. Banff

 

Um Natal branquinho de neve e muito frio. Banff é uma cidade turística na província de Alberta, no Parque Nacional de Banff, que vira uma atração ainda maior em dezembro. O site Must Do Canada inclusive a chama de “a melhor cidade natalina do mundo”!

 

Ela é praticamente um vilarejo entre as Montanhas Rochosas, portanto para onde você olhar haverá topos de colinas cobertas de neve. A avenida principal é toda enfeitada e iluminada com decoração temática nessa época.

 

Em novembro, acontece também o Banff Christmas Market, uma feira natalina com diversos produtos artesanais e barracas de comes e bebes deliciosos na Warners Stables.

 

E para quem gosta de aventura, há ringues de patinação e estações internacionais de esqui e snowboard com muita, mas muita neve!

 

Estação de esqui em Banff no Canadá, no inverno

 

Ah, e se quiser uma comemoração natalina mais urbana, Calgary fica a apenas uma hora e meia de carro. A quarta maior cidade do Canadá também tem uma grande feira de Natal com mais de 300 produtores e artesãos locais, quilômetros de luzes e apresentações musicais. Calgary tem também o Once Upon a Christmas no Parque Heritage, um evento que mantém tradições antigas vivas como passeio de trenzinho, corais de canções natalinas e fotos com o Papai Noel.

 

3. Whistler

 

A cidade de Whistler, próxima a Vancouver, na província da Colúmbia Britânica, é mundialmente famosa entre turistas canadenses e estrangeiros. Ela é um dos únicos lugares em que você consegue esquiar apreciando a vista do Oceano Pacífico. Além disso, pode patinar no gelo, descer colinas de trenó, andar de teleférico, caminhar na neve, fazer compras natalinas, praticar snowboarding e muito mais.

 

De fato, Whistler é um dos poucos lugares que proporcionam um Natal com neve na costa oeste do país, porque as regiões ao redor de Vancouver costumam não ter temperaturas frias tão rígidas quanto em outras áreas do país.

 

A cidade de Whistler no Canadá, durante o inverno, enfeitada para o Natal

 

A cidade fica inteira enfeitada para a ocasião. Vários hotéis da região recebem a visita do Papai Noel para entreter os hóspedes, especialmente as famílias com crianças. O Four Season faz um festival de árvores de Natal e o Whistler Conferecence Centre tem jogos e um castelo inflável.

 

A parte negativa é que Whistler é um destino caro no Canadá.

 

O Natal em Toronto

 

O Santa Claus Parade de Toronto é um dos maiores e mais antigos desfiles natalinos do mundo, realizado desde 1913. Atualmente, mais de 100 anos depois, ele conta com mais de 25 carros alegóricos com a participação de 2.000 pessoas e transmissão televisiva ao vivo.

 

Outras tradições natalinas peculiares no Canadá

 

1. Belsnickeling

 

Os habitantes de algumas cidades pequenas da província da Nova Escócia ainda têm uma tradição bem peculiar de se vestir com fantasias ou máscaras, e as pessoas precisam adivinhar quem é você. A brincadeira, chamada de Belsnickeling, tem mais graça, claro, em vilarejos em que todo mundo conhece todo mundo.

 

O Belsnickeling se originou na Alemanha há vários séculos e, de acordo com registros antigos, trata-se da visita de uma figura folclórica, chamada Belnsnickel, o companheiro do Papai Noel, que se veste com retalhos de pele. Na tradição, crianças que forem boazinhas ganham dele nozes e pequenos presentes; já as travessas ganham carvão.

 

O personagem Dwight Schrute, da série The Office, vestido de Belnsnickel.

O personagem Dwight Schrute, da série The Office, vestido de Belnsnickel.

 

Acredita-se que o Belsnickeling chegou à Nova Escócia por meio de imigrantes alemães. Inclusive, há quem mantenha a brincadeira viva ainda hoje em comunidades alemãs-brasileiras no sul do país.

 

3. A árvore presenteada a Boston anualmente

 

A província de Nova Escócia também é famosa pelos seus belos pinheiros e abetos. Em dezembro, a maioria das famílias tem em casa uma árvore cultivada na região para a decoração natalina.

 

Além disso, o Canadá costuma presentear a cidade americana de Boston com o melhor e maior pinheiro da Nova Escócia em agradecimento pela assistência recebida durante o desastre conhecido como Explosão de Halifax. Em 1917, um navio carregado de explosivos chocou-se com outro e provocou um tsunami na cidade de Halifax.

 

Boston, por sua vez, tem um lugarzinho central e especial para o presente de Natal canadense na cidade e realiza uma cerimônia oficial de iluminação da árvore todos os anos.

 

Árvore de Natal de Boston doada pela Nova Escócia, do canadá

A árvore de Natal de Boston, presente da província canadense da Nova Escócia.

 

3. Mummering

 

Mummering ou mumming é uma tradição da província de Newfoundland, no Canadá, assim como em algumas partes da Irlanda e Reino Unido: um grupo de amigos ou familiares que se fantasiam ou colocam máscaras e se visitam.

 

Antes de entrar, eles precisam perguntar se os “mummers” são permitidos na casa. Uma vez convidados a entrar, os anfitriões precisam fazer perguntas e tentar adivinhar quem é a pessoa disfarçada. Quando acertam, eles podem comer ou beber alguns juntos. Em alguns lugares, se os anfitriões não acertam quem é a pessoa, eles partem juntos aos mummers para a próxima casa.

 

Em alguns lugares, como em Newfoundland, no Canadá, e em algumas cidades da Finlândia, há inclusive desfiles de mummers!

 

Tradição natalina chamada mummering na província de Neufoundland, no Canadá;

(Foto: Newfoundland and Labrador Tourism.)

 

Leia também:

As tradições natalinas nos Estados Unidos

As tradições natalinas na Ásia

CURSO PERFEITO
Quer saber qual curso é melhor para você?
Descubra com a nossa nova ferramenta "Selecionador de curso"!
COMEÇAR SUA BUSCA