Essenciais
Canadá: informações de assunto

Os diferentes cursos acadêmicos do Canadá

Cursos acadêmicos, vocacionais e profissionais no Canadá

Os diferentes cursos acadêmicos do Canadá
2741

O Canadá tem muito a oferecer academicamente. Além de universidades incríveis, opções de bolsas de estudo e cidades maravilhosas, você ainda pode escolher entre três tipos diferentes de cursos. Segundo o site oficial do governo canadense Cidadania e Imigração Canadá (CIC), os três tipos de cursos no ensino superior oferecidos no país são os seguintes:

 

 

1. Acadêmicos

 

Um programa de estudos no ensino superior resultante em um diploma acadêmico (degree), diploma ou certificação profissional. Este tipo de curso costuma ser oferecido em universidades, faculdades, seminários e institutos de tecnologia canadenses. Nesta categoria estão inclusos os bacharelados, mestrados e doutorados.

 

2. Treinamento Vocacional

 

Um preparatório para uma ocupação específica no mercado de trabalho, agricultura ou comercial. Este tipo de programa geralmente inclui treinamento técnico, organizacional e de habilidades básicas e costuma ser oferecidos de forma bastante prática por uniões em parceria com negócios, por comunidades comunitárias ou universidades em conjunto com um setor especifico, e por faculdades particulares de carreira (career colleges).

 

3. Treinamento Profissional

 

Um tipo de treinamento normalmente oferecido a pessoas que são ou desejam ser profissionais de uma determinada área. Este programa de estudos costuma ser reconhecido quando atende a padrões oficiais de um setor, associação ou profissão.

 

Designated Learning Institution

 

As instituições canadenses precisam constar na lista de Designated Learning Institution (DLI) para receber estudantes internacionais. Estas são as instituições de ensino autorizadas pelo governo e cada uma tem um número designado. Este número (DLI #) deve ser obrigatoriamente informado pelo candidato estrangeiro no formulário de inscrição para a Study Permit, o visto de estudo canadense.

 

Difenrenças entre as províncias canadenses

 

A oferta e a duração dos programas de estudo variam de acordo com a província e território do Canada. No Quebec, única província do país com uma maioria francófona (79% de sua população fala oficialmente o francês), os bacharelados levam no mínimo três anos para serem concluídos; os mestrados de um ano e meio a dois, e os doutorados duram três anos ou mais.

 

Já as opções de programas de educação vocacional no Quebec são as seguintes:

 

  • Diploma de Estudos de College (DCS) Técnica:  3 anos;
  • Certificado de Treinamento Pré-Trabalho (PTC): 2 anos;
  • Certificado de Treinamento para um Comércio Semiespecializado (TCST): 1 ano;
  • Diploma de Estudos de College (DCS) Pré-Universitário: 2 anos;
  • Atestado de Estudos de College (ACS) Técnico: 1 ano;
  • Atestado de Especialização Vocacional (AVS): de 300 a 1.185 horas;
  • Diploma de Estudos Vocacionais (DVS): de 600 a 1.800 horas.

 

O estudante pode concluir o colegial e partir imediatamente para um bacharelado. No entanto, todas as opções listadas acima são consideradas cursos superiores e servem como uma base ou preparatório tanto acadêmico quanto profissional, podendo substituir, inclusive, os últimos anos do ensino médio, dependendo do diploma, certificado ou atestado escolhido.

 

Nas províncias de Alberta, British Columbia, Manitoba, New Brunswick (francófona e anglófona), Newfoundland and Labrador, Nova Scotia, Ontário, Prince Edward Island e Saskatchewan; e nos três territórios Yukon, Northwest Territories e Nunavut, os cursos acadêmicos têm as seguintes durações:

 

  • Treinamento Técnico e Vocacional: de 1 a 4 anos;
  • Diploma de College: de 1 a 3 anos;
  • Bacharelado: de 3 a 4 anos;
  • Mestrado: de 1 a 3 anos;
  • Doutorado: 3 anos ou mais.

 

Na províncias de British Columbia, há também a opção de Associate Degree (AD) de dois anos de duração. Os estudantes que concluírem um destes cursos podem transferir os créditos acadêmicos para um bacharelado de quatro anos de duração em uma universidade tradicional. Todos os cursos listados acima são de ensino superior e podem ser cursados após a conclusão dos 12 anos obrigatórios de ensino fundamental e médio.

 

Visite o site oficial do governo canadense.

Encontre o seu curso no Canadá.

 

Leia mais:

O ensino superior no Canadá

O processo seletivo no Canadá

Por que estudar no Canadá?

Dê uma olhada...

Pesquise por cursos

Canadá
Graduação
SOBRE O AUTOR

Os diferentes cursos acadêmicos do Canadá

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.