Essenciais
Canadá: informações de assunto

Entrevista: Luíza cursa Engenharia no Northern Alberta Institute of Technology

Conheça a história de Luíza Novaes, estudante de Engineering Design Technology no renomado NAIT, no Canadá.

Entrevista: Luíza cursa Engenharia no Northern Alberta Institute of Technology

Nascida em Pernambuco e crescida no Rio de Janeiro, Luíza Novaes é formada em Engenharia Mecânica pela Universidade Estácio de Sá. Ela está desde 2019 cursando o bacharelado de Engineering Design Technology no Northern Alberta Institute of Technology, mais conhecido como NAIT.

 

Ela decidiu-se pelo Instituto em uma feira de intercâmbio em que visitou no Rio e atualmente pretende concluir os estudos para permanecer no Canadá com um visto de trabalho após os estudos. Leia sobre a experiência de Luíza a seguir!

 

Conheça o Northern Alberta Institute of Technology no Canadá

 

Por quais motivos você optou por estudar no Canadá? 

 

Desde meus 11 anos sempre quis estudar no exterior, no Canadá ou na Austrália por ser dois países que sempre tive curiosidade pela fauna e flora, e por saber que são países que precisam e estão sempre abertos a aceitar novos imigrantes.

 

Qual é o seu curso no NAIT? Como você o encontrou? O que te chamou atenção nessa instituição específica?

 

Meu curso na NAIT é Engineering Design Technology. Descobri o College NAIT em uma feira de intercâmbio que fui no Rio. Fui para a feira com a intenção de achar uma universidade com programa de pós em Biomecânica, porém quando fui, descobri que os preços para fazer pós no exterior não condiziam com o que poderia pagar.

 

Quando passei pelo box onde a NAIT estava situada, fiquei curiosa para saber se era Universidade por causa do tamanho da instituição no poster hahaha, descobri que não era... Porém conversei com Jenna, uma das representantes da NAIT naquele dia e fiquei sabendo que, se eu fizesse college, teria a opção de ficar no país após a formatura por 3 anos trabalhando na minha área. Essa informação e o preço que era bem mais em conta que o das universidades.

 

Assista ao vídeo de apresentação do curso de Engineering Design Technology do NAIT.

 

Como foi o processo seletivo para o curso e a solicitação do visto de estudante para o Canadá?

 

O processo seletivo para mim foi mostrar minhas notas da escola e faculdade a partir de uma tradução juramentada (não lembro exatamente a nota de corte de cada quesito) e fazer uma prova de inglês e ter uma pontuação de no mínimo 9 no TOEFL para entrar no meu curso.

 

O visto de estudante é todo feito pela Internet. Na minha época eu fiz a biometria aqui no aeroporto de Toronto, porém hoje em dia a biometria está sendo feita no Brasil e é um dos pré-requisitos do visto de estudante.

 

Quando você chegou no Canadá? Teve aulas presenciais antes do início da pandemia? O que achou do primeiro contato com um sistema de ensino diferente do brasileiro e em um idioma?

 

Cheguei no Canadá em 2019 então meu primeiro ano foi presencial; o segundo ano, no entanto, foi metade presencial e a outra metade online. O sistema de ensino aqui é muito mais puxado em questão de dever de casa, porém o conteúdo ensinado é praticamente o mesmo, porém em menos tempo.

 

Entrevista: Luíza cursa Engenharia no Northern Alberta Institute of Technology

 

Como foi a resposta do NAIT à pandemia do coronavírus? Como tem sido a sua rotina de estudos desde então?

 

Todo os cursos passaram para online com algumas aulas em laboratório. Eu particularmente odeio aula online, porém estou me adaptando aos poucos. Mas é como dizem né, "Tempos difíceis medidas difíceis ".

 

Você teve alguma experiência de trabalho no país até agora? Como ela foi (ou tem sido)?

 

Estou trabalhando em um restaurante e em uma loja para poder pagar meu aluguel. Em geral tem sido boa, mas mal posso esperar para trabalhar na minha área.

 

Quais são os seus planos e perspectivas para 2021?

 

Eu termino minha faculdade em maio desse ano então meus planos são procurar emprego em algum escritório de Engenharia e continuar morando aqui, adoro o Canadá.

 

O Canadá é um país lindo de ponta a ponta, onde tem mais natureza que população. Pessoalmente eu adoro. Eu e meu namorado fizemos uma viagem verão passado de carro de Edmonton (AB) até Quebec City (QC) essa viagem me fez amar ainda mais esse país e a cultura que é tão rica e diversificada assim como o Brasil.

 

Entrevista: Luíza cursa Engenharia no Northern Alberta Institute of Technology

 

Você recomendaria o Canadá como destino de estudo para outros brasileiros interessados em estudar no exterior? Mesmo nesse período de pandemia?

 

Eu recomendo sim. Pois é uma experiência não só de crescimento profissional, mas de crescimento pessoal. Aprendi muito sobre mim mesma vindo morar sozinha em um país que não conhecia ninguém a princípio. Mesmo no período de pandemia ainda é uma experiência maravilhosa, porém acredito que mais difícil por não ter as mesmas formas de socialização de antes.

 

Conheça o NAIT!

 

O Instituto de Tecnologia do Norte de Alberta, mais conhecido como NAIT, está localizado em Edmonton, Alberta, e é uma das maiores e principais escolas politécnicas do Canadá.

 

Ele oferece programas de graduação, diploma e certificado focados em carreiras em áreas variadas de negócios, ciência e tecnologia, ciências da saúde e biociências e especializações profissionais. Os alunos se formam confiantes e preparados para o mercado de trabalho – de fato, 86% dos graduados do NAIT encontram um emprego poucos meses após a conclusão dos estudos.

 

Baixe o catálogo do NAIT gratuitamente para ter acesso a todas as informações que você precisa para estudar no Instituto, assim como a Luíza!

 

Leia outras entrevistas com brasileiros no Canadá:

CURSO PERFEITO
Quer saber qual curso é melhor para você?
Descubra com a nossa nova ferramenta "Selecionador de curso"!
COMEÇAR SUA BUSCA