Essenciais
Canadá: informações de assunto

Por que estudar Engenharia no Canadá?

Descubra as razões para o Canadá ser um destino de estudo incrível para quem quer se formar em engenharia no exterior.

Por que estudar Engenharia no Canadá?

Vistas de tirar o fôlego, lagos azul-turquesa e pessoas amigáveis: o Canadá é um país apaixonante. Essas são apenas algumas das razões pelas quais ele é o destino desejado de tantos estudantes internacionais, além de sua reputação acadêmica, é claro. Cinco universidades canadenses estão entre as 100 melhores instituições de ensino superior do mundo no World University Rankings 2021 da Times Higher Education.

 

Mas o Canadá é o lugar certo para a área de estudo que você escolheu? Neste artigo, vamos nos focar apenas na graduação em engenharia e porque você deve considerar o Canadá como seu destino de estudo para essa área.

 

Estudar Engenharia no Canadá

 

O que é engenharia?

 

Em primeiro lugar, é importante entender que existem diferentes disciplinas no campo da engenharia. Então, primeiramente, você precisa decidir se está interessado em engenharia civil, química, mecânica, marinha, biomédica, aeroespacial, entre várias outras.

 

De maneira geral, a engenharia usa ciência, tecnologia e matemática para resolver problemas. Exemplos do trabalho dos engenheiros na vida real incluem a construção de estradas, pontes, edifícios, aviões, equipamentos médicos e assim por diante.

 

A engenharia busca solucionar problemas para ajudar a simplificar e facilitar nosso dia a dia. Isso a torna uma profissão particularmente gratificante, pois você pode ver o impacto direto do seu trabalho na vida das pessoas e na sociedade.

 

Muitos feitos notáveis ​​da engenharia no Canadá beneficiaram diretamente o mundo. Por exemplo, o primeiro marca-passo, inventado pelo engenheiro canadense John Hopps em 1949, que estudou engenharia elétrica na University of Manitoba.

 

O primeiro mecanismo de busca da Internet, chamado Archie, foi criado por Alan Emtage na McGill University; e a cadeira de rodas elétrica foi desenvolvida por George Klein, nascido em Ontário, em 1953, que estudou engenharia mecânica na Universidade de Toronto.

 

Esses exemplos refletem a reputação de prestígio dos cursos de engenharia no Canadá e a importância da pesquisa científica no país.

 

Leia também: As diferentes áreas de Engenharia

 

Cursos de engenharia de alta qualidade

 

Um diploma de uma instituição canadense é considerado um bem valioso, assim como acontece com outros destinos importantes, como EUA, Reino Unido e Austrália. O Canadá é um dos países com mais educação superior do mundo – metade da população é formada. Isso significa que um diploma de engenharia de uma instituição canadense credenciada será reconhecido e bem-conceituado bem mundo inteiro.

 

Isso é vantajoso para qualquer estudante internacional que deseja construir uma carreira internacional ou, por exemplo, trabalhar em uma multinacional. Além disso, as instituições canadenses enfatizam a experiência de trabalho durante a graduação; os alunos são incentivados a fazer estágios como parte de curso, o que ajuda imensamente na hora de conseguir um emprego como recém-graduado.

 

Cursos de engenharia populares no Canadá

 

 

As melhores universidades do Canadá para estudar engenharia

 

As melhores universidades do Canadá para cursos de engenharia, de acordo com o Times Higher Education World University Rankings 2021, são:

 

1. University of Toronto (18ª no mundo)

2. University of British Columbia (34ª no mundo)

3. McGill University (40ª no mundo)

4. McMaster University (69º no mundo)

5. University of Montreal (73ª no mundo)

 

5 melhores universidades de Engenharia no Canadá

 

Algumas dessas universidades oferecem todo o aprendizado fundamental para construir uma base sólida de conhecimento em matemática, ciências, tecnologia, química e física. Por exemplo, os estudantes de engenharia da University of British Columbia podem completar um período de trabalho cooperativo no exterior (co-op program) ou no Canadá para ganhar experiência. Durante esse período, você trabalha em até cinco empresas diferentes e pode acumular até C$ 80.000 com os salários ao longo da graduação.

 

Bolsas de estudo para estudantes de engenharia no Canadá

 

A engenharia é essencial para o desenvolvimento, crescimento e prosperidade do mundo. Portanto, as habilidades de quem se forma nessa área são muito solicitadas em qualquer lugar. O Canadá não é exceção. Muitas universidades canadenses e órgãos governamentais concedem bolsas de estudo e financiamentos especificamente a estudantes de engenharia.

 

Por exemplo, a bolsa de pós-graduação NSERC fornece suporte financeiro a alunos talentosos em ciências naturais ou engenharia em universidades canadenses reconhecidas.

 

Saiba mais sobre bolsas de estudo no Canadá para estudantes internacionais ou use nossa ferramenta de busca de bolsas de estudo para encontrar diferentes oportunidades.

 

Salários altos

 

Outro fator que torna o Canadá atraente para engenheiros é que os salários são altos e há uma demanda constante em todos os setores. O salário médio de um engenheiro no Canadá é C$ 71.000 por ano. Os cargos de nível iniciante começam em torno de C$ 41.000, enquanto engenheiros experientes podem esperar ganhar até C$ 113.000 por ano.

 

Obviamente, os salários variam de acordo com o tipo de engenharia, experiência do profissional e localização da empresa. Mas, em geral, os engenheiros são bem pagos no Canadá e, devido à falta de habilidades nessa área, os graduados são muito procurados.

 

O que é ótimo sobre a engenharia é que as habilidades e o conhecimento são altamente transferíveis e podem ser usados ​​em diferentes setores.

 

Requisitos de admissão para graduações de engenharia no Canadá

 

As graduações de engenharia costumam ser altamente competitivas. Por isso, ter notas altas o ajudará a conseguir uma vaga. A maioria dos programas espera que você tenha estudado matemática e disciplinas relacionadas a ciências, como química ou física, com um excelente desempenho no ensino médio.

 

Os requisitos exatos de admissão variam de acordo com cada instituição, portanto, certifique-se de verificar o site da sua universidade de interesse para obter informações específicas. Os cursos de graduação em engenharia no Canadá normalmente têm quatro anos de duração, como é o caso da maioria das outras áreas.

 

Requisitos de admissão para pós-graduações de engenharia no Canadá

 

Para se qualificar para um mestrado em engenharia no Canadá, você precisará de um diploma de graduação e um GPA médio de 3.0. No entanto, isso pode variar dependendo do tipo de programa de engenharia e da instituição.

 

Requisitos de proficiência no inglês

 

Como de costume, você precisará demonstrar sua proficiência no inglês como parte do processo de seleção no Canadá – ou de francês, dependendo da língua de ensino da sua universidade.

 

Vários testes são aceitos no Canadá, incluindo IELTS, TOEFL, PTE, entre outros. As pontuações exigidas variam dependendo da instituição e do curso; no entanto, muitas escolas exigem uma nota mínima de 6,5 no IELTS, além de 5,5 em cada seção da prova.

 

Encontre o seu curso de engenharia no Canadá

 

Como você pode ver, engenharia é um curso desejável no Canadá, oferecendo muitas possibilidades para estudantes internacionais. Você está pronto para se inscrever? Use nossa ferramenta Selecionador de Cursos para encontrar o curso de engenharia no Canadá de acordo com assuas preferência e objetivos.

 

Leia sobre a experiência de brasileiros que estudaram engenharia no Canadá:

CURSO PERFEITO
Quer saber qual curso é melhor para você?
Descubra com a nossa nova ferramenta "Selecionador de curso"!
COMEÇAR SUA BUSCA