Essenciais
Canadá: Visto

Visto canadense: O que é Canada Student Direct Stream?

Visto canadense: entenda como o Student Direct Stream (SDS) ajuda a processar o seu visto de estudante para o Canadá mais rápido.

Como tirar visto canadense pelo Canada Student Direct Stream

Dependendo da nacionalidade do estudante, ele pode tirar o visto canadense mais rápido por uma via chamada Canada Student Direct Stream (SDS). Trata-se de um processo mais acelerado para a permissão de estudo – study permit­ – que os brasileiros, assim como outras nacionalidades estrangeiras, precisam tirar para estudar no Canadá.

 

Visto canadense

 

Para estudar no Canadá como um estudante internacional, você precisará de uma study permit, que é como o Canadá chama o visto de estudante no país. Para solicitá-lo, você precisa receber uma carta de oferta de admissão de uma instituição canadense autorizada.

 

O processo de solicitação acontece online pelo site oficial de Cidadania e Imigração do Canadá (CIC), mas também é possível preencher um formulário impresso manualmente.

 

Saiba mais: Como tirar o visto canadense para estudantes?

 

Entenda: A study permit não é um visto e, sozinho, não permite que você viaje ou entre no Canadá. Você também pode precisar de um visto de visitante ou de uma autorização eletrônica de viagem (eTA). Se for esse o caso, a study permit é emitida com o seu visto de visitante ou eTA.

 

Estudar no Canadá

 

O que é o Student Direct Stream?

 

Lançado pela Immigration, Refugees and Citizenship Canada (IRCC) em junho de 2018, o Student Direct Stream (SDS) é um programa de solicitação de study permit acelerado para estudantes internacionais que desejam fazer algum curso acadêmico no Canadá.

 

O IRCC desenvolveu este processo agilizado para apoiar o rápido crescimento das inscrições de estudantes internacionais no Canadá. A principal vantagem do SDS para os candidatos é que oferece um processamento de autorização de estudo mais rápido e eficiente.

 

Para se qualificar, os candidatos devem atender aos critérios específicos. No início do Student Direct Stream, estudantes de apenas alguns países seletos podiam participar. Mas, com o tempo e o sucesso do programa, mais países foram adicionados em 2021, entre eles o Brasil.

 

Quanto tempo leva o SDS?

 

O site oficial do Canadá, canada.ca, informa que o processamento do visto pelo Student Direct Stream costuma levar apenas 20 dias corridos, embora possa demorar mais para alguns candidatos.

 

Segundo eles, você pode agilizar o processo de duas formas:

 

  • Fornecer a sua biometria o mais rápido possível;
  • Atender a todos os requisitos de elegibilidade.

 

Quanto custa o SDS?

 

A taxa do processo do Canada Student Direct Stream é de CAN$ 150.

 

Quem pode participar do SDS?

 

O Brasil faz parte do grupo seleto de 14 países participantes do Canada Student Direct Stream. As regras são as seguintes:

 

  • Ter sido admitido em uma instituição aprovada do Canadá (designated learning institution - DLI). Você precisará apresentar a carta que comprove a sua admissão oficial.
  • Residir fora do Canadá no momento da solicitação.
  • Ter provas do pagamentos das taxas de ensino referentes ao primeiro ano de estudos.
  • Ter um Guaranteed Investiment Certificate (GIC) de CAN$ 10.000 (ou um Certificat d’acceptation du Québec, se você for estudar na província do Quebec).
  • Realizar o exame médico antes de se candidatar;
  • Apresentar o certificado de antecedentes criminais;
  • Apresentar um resultado mínimo de 6.0 no IELTS academic ou genetal training para comprovar proficiência no inglês ou um resultado mínimo de 7 no Test d’évaluation de français (TEF) para comprovar proficiência no francês, dependendo da língua de instrução do seu curso.

 

O governo canadense pode pedir que forneça documentos adicionais para apoiar a sua candidatura. Nesses casos, o processo levará mais tempo para ser processado.

 

O Brasil ainda consta na lista de países que precisam fazer o exame médico para tirar o visto canadense.

 

Leia também: 3 dicas urgentes para tirar seu visto canadense.

 

Visto canadense: O que é Canada Student Direct Stream?

 

Como solicitar o visto pelo DSD?

 

Primeiramente, crie uma conta no canada.ca para conseguir fazer a sua inscrição online. Você deve se inscrever virtualmente para obter um processamento mais rápido para sua study permit. Não há inscrição em papel para o Student Direct Stream. Durante o preenchimento online do formulário, certifique-se de incluir todos os documentos necessários digitalizados.

 

Assim que você pagar suas taxas (incluindo a taxa de biometria) e enviar sua inscrição, receberá uma carta dizendo que você precisa fornecer sua biometria (se necessário). A carta dirá como e onde coletá-la. Você precisa levar esta carta quando for tirar sua biometria, além do seu passaporte válido.

 

Biometria para visto canadense

 

Na maioria dos casos, você precisa fornecer também a sua biometria. Você deve pagar a taxa biométrica ao enviar sua inscrição online. Se você não pagar essa taxa, o pedido talvez não seja processado com a rapidez prometida pelo DSD. Depois de pagar a taxa de biometria, você receberá um aviso do Canadá solicitando a biometria. Aí, você precisa marcar a sua ida presencial a um Visa Application Centre (VAC) para a coleta.

 

No Brasil, há VACs em Brasília, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo. Você tem até 30 dias para fazer a biometria pessoalmente.

 

E depois da solicitação do visto canadense pelo DSD?

 

Uma vez enviada a sua biometria, o governo do Canadá processará o seu pedido de autorização de estudo. Como comentamos acima, a maioria das inscrições pelo Student Direct Stream é avaliada em até 20 dias corridos após o recebimento da biometria, se você atender a todos os critérios de elegibilidade.

 

Se a sua inscrição não atender à elegibilidade para o Canada Student Direct Stream, o governo analisa o seu caso como uma study permit regular. Ou seja, você não obterá um processamento mais rápido se isso acontecer.

 

Caso aprovado, você receberá uma carta de introdução que deve ser apresentada na imigração ao chegar ao Canadá. Ela conterá informações sobre a sua eTA ou visto de visitante (residente temporário), dependendo do seu caso, além da sua DLI. Certifique-se de que a sua instituição canadense está na lista de aprovadas de planos de prontidão contra a Covid-19 – se não estiver, você não conseguirá entrar no país.

 

A carta de introdução não é a sua study permit. Você precisa verificar o aplicativo ArriveCAN antes de viajar e garantir que está levando consigo todos os documentos necessários para conseguir o visto de estudos ao aterrissar no país.

 

E se o pedido for negado?

 

Se for negado, você também receberá uma carta do governo canadense explicando os motivos e um contato para o qual você pode escrever e tirar suas dúvidas.

 

Visite o site canada.ca para saber mais.

 

Encontre o seu curso no Canadá

 

Escolha o seu curso no Canadá com a ajuda da nossa ferramenta gratuita Selecionador de Cursos. É fácil de usar e você encontra resultados de acordo com os seus interesses, objetivos e orçamento.

 

Leia também: O que é Co-op Program Canadá?

CURSO PERFEITO
Quer saber qual curso é melhor para você?
Descubra com a nossa nova ferramenta "Selecionador de curso"!
COMEÇAR SUA BUSCA