Essenciais
China: Destino de Estudo

45 fatos e curiosidades sobre a China

Pôr do sol às 22h, o tênis de mesa como esporte nacional, e um arranha-céu novo a cada cinco dias.

45 fatos e curiosidades sobre a China
55979

A China é um país gigante e cheio de peculiaridades. Para quem mora no Ocidente, muitas tradições e costumes chineses podem soar um tanto quanto estranho, mas o que não falta no país é cultura e sabedoria milenar. A experiência de estudar na China será absolutamente enriquecedora em todos os sentidos!

 

A seguir, listamos 45 fatos e curiosidades que tornam a China um dos lugares mais únicos e exóticos do mundo.

 

Culinária

 

1. Os chineses usam em média 45 bilhões de hashis por ano. Para isso, 20 milhões de árvores de 20 anos de idade são cortadas todos os anos para produzi-los.

 

2. Todos os anos, aproximadamente 4 milhões de gatos vão parar no prato de chineses, considerados “iguaria”.

 

3. A China é o maior consumidor de vinho tinto do mundo.

 

População e seus costumes

 

4. A China é o país mais populoso do mundo, com 1,38 milhões de habitantes – quase um quinto da população total da Terra.

 

5. 100 milhões de pessoas na China vivem com menos de US$ 1 por dia.

 

6. Todos os anos, milhares de bebês recém-nascidos do sexo feminino são abandonados devido à política de filho único do país.

 

7. Até 2020, a China pode ter entre 30 e 40 milhões de homens que não conseguem encontrar esposas. Isto porque a população masculina é muito maior que a feminina, principalmente devido ao item anterior: à política de um filho só e ao abandono e infanticídio quando o bebê é menina.

 

8. Em 1973, a China propôs doar 10 milhões de mulheres chinesas aos EUA para ajudar a aumentar a população do país.

 

9. Mulheres que continuam solteiras a partir dos 20 e poucos anos são chamadas pelo termo pejorativo sheng nu, que significa “mulheres encalhadas” ou “mulheres que sobraram”. A nova geração de mulheres chinesas está tomando caminhos diferentes do de seus pais, procurando uma formação acadêmica, carreira e independência financeira. Mesmo assim, ainda há uma pressão muito grande para que se casem antes dos 27 anos na China e se não isso não acontecer, acredita-se haver algo de errado com elas. Na verdade, no país, a mulher solteira começa a se “desvalorizar” a partir dos 24 anos.

 

10. Na China, se você tiver algum parente com mais de 60 anos, você é obrigado por lei a visitá-lo regularmente.

 

11. A China tem a maior população de budistas do mundo – aproximadamente 244 milhões de pessoas ou 18,2% da população total da Terra.

 

Templo Budista

Templo budista em Taiwan. (Fonte: Pixabay/falco.)

 

12. O nome mais popular na China é Wang – são mais de 93 milhões de xarás.

 

Economia

 

13. A China é o maior exportador e o segundo maior importador de bens do mundo.

 

14. A China usou mais cimento em três anos (de 2011 a 2013) do que a quantia usada nos Estados Unidos durante todo o século 20.

 

15. Na China, é obrigatório testar produtos cosméticos em animais.

 

16. Estima-se que aproximadamente 600.000 chineses morrem todos os anos por problemas relacionados ao excesso de trabalho.

 

17. O governo chinês tem a companhia que mais produz cigarros no mundo, a China National Tobacco Corporation (CNTC). Mesmo assim, os chineses são os maiores consumidores dos charutos cubanos, atrás dos franceses e espanhóis.

 

18. A China tem 10% dos 2.400 bilionários do mundo e mais de dois milhões de milionários, ficando apenas atrás dos EUA. E a sua população de bilionários têm crescido, principalmente os que atingem esse patamar por conta própria (diferente, por exemplo, de herdeiros) e nos setores de tecnologia, varejo e mercado imobiliário.

 

Cultura e esportes

 

19. O tênis de mesa é o esporte nacional da China. Ele é praticado por 10 milhões de pessoas no país e 53% de todas as medalhas olímpicas de tênis de mesa foram conquistadas por chineses.

 

20. O PlayStation é ilegal na China. Xbox, Nintendo e Sony só foram permitidos nos últimos cinco anos.

 

21. A China é um dos países mais materialistas do mundo: o sucesso é medido pelas coisas que você possui.

 

22. Existe uma tendência na China de tingir os pelos de cachorros para que eles se pareçam com outros animais – com um tigre, por exemplo.

 

Cachorros na China

Fonte: The Suite World

 

23. O Twitter e o The New York Times foram banidos do país em 2009, assim como o Facebook.

 

24. Apesar de proibido no país, mais de 95 milhões de chineses usam o Facebook.

 

25. A China foi o primeiro país a rotular como distúrbio o vício em internet e tem até clínicas de tratamento para os viciados. Esses “campos de treinamento” levantam muitas controvérsias por muitas vezes usarem táticas de treinamento militar a fim de ajudar as crianças e adolescentes a se recuperar do vício em internet. Recentemente, um jovem de 18 anos morreu em um desses centros de tratamento; apesar de a causa verdadeira da morte ser incerta, o hospital que o tratou divulgou informações sobre mais de 20 lesões externas e internas.

 

26. É ilegal usar jogo de palavras ou trocadilho em propagandas publicitárias ou na televisão.

 

Geografia

 

27. Milhares de pessoas na China ainda moram em cavernas. A casa nas cavernas, às vezes, passam por várias gerações e mesmo as pessoas que acabam se mudando para a cidade gostariam de voltar para as cavernas após de aposentarem. Ainda existem alguns vilarejos formados apenas por casas em cavernas, afastados do resto da civilização, mas com algumas comodidades, como eletricidade.

 

28. Apesar de ser gigante, o país resolveu ter oficialmente apenas um fuso horário em todo o seu território. Por causa disso, alguns lugares da China têm pores do sol às 10h da noite.

 

29. A cidade Datang, em Zhuji, é conhecida como “Cidade das Meias” por produzir um em cada três pares de meias pelo mundo.

 

30. A cada cinco dias, um novo arranha-céu é construído na China.

 

Arranha-céus na China

Fonte: Wikipédia.

 

31. A China tem quatro megacidades com mais de 10 milhões de pessoas – mais do que qualquer outro país.

 

32. O terremoto mais mortal da história aconteceu na China em 1556 e matou 830 mil pessoas.

 

33. Em Pequim, um milhão de pessoas vive no subsolo, em porões ou abrigos antiaéreos.

 

34. Quase um terço da poluição do ar de San Francisco, nos Estados Unidos, vem da China pelo oceano, de acordo com um estudo do Environmental Science and Technology. A China gera cerca de 70% da sua eletricidade em usinas de carvão, o que faz com que grande poluição por matéria particulada seja criada. As tempestades de poeira que cruzam o oceano pegam essas partículas e as carregam pelo Pacífico até os Estados Unidos, mais especificamente na costa da Califórnia.

 

Educação

 

35. As universidades chinesas têm um número tão maior de estudantes do sexo feminino, que algumas já até introduziram cotas para homens, apesar de serem ilegais no país. As cotas ou preferências por estudantes do sexo masculino têm dificultado a admissão das mulheres, que muitas vezes precisam tirar notas maiores que os homens para conseguirem ser admitidas. Mesmo assim, em 2016, 50,6% dos estudantes matriculados em pós-graduações na China eram mulheres, ultrapassando o número de homens pela primeira vez.

 

36. Os chineses podem ser presos por até sete anos por colar nas provas. Esta medida tão rígida é uma forma que o governo chinês encontrou para tentar reprimir um problema generalizado nos exames altamente competitivos de admissão no país. Além de ser preso, o estudante que for pego colando também será banido dos exames nacionais de educação superior por três anos.

 

37. Ninguém conseguiu atingir a nota máxima no exame de admissão universitária da China até hoje. O Exame Nacional para o Ingresso no Ensino Superior, comumente conhecido como Gaokao, é obrigatório para a admissão na grande maioria das instituições de ensino superior do país. A prova dura até nove horas e é dividida em dois dias. Algumas universidades internacionais passaram a aceitar a nota dos estudantes no Gaokao como documento de admissão em seus cursos, como a Universidade de Sydney, na Austrália, a Universidade de Toronto, no Canadá, e a Universidade de New Hampshire, a primeiro dos Estados Unidos a oficializar o exame.

 

Outras curiosidades

 

38. O Brad Pitt foi banido do país por causa do seu papel no filme Sete anos no Tibet.

 

39. Na China, é possível se formar em Estudos do Sutiã – sim, a peça de lingerie! O curso está disponível na Hong Kong Polytechnic University.

 

40. A China tem uma das políticas de censura mais rígidas do mundo. Inclusive, a palavra “censura” é censurada na China.

 

41. Executivos podem ser sentenciados à morte por cometer fraude.

 

42. Na China, existe até um nome para a prática de contratar um impostor ou “dublê” para ser preso no seu lugar: ding zui. Isso é comum entre os chineses muito ricos.

 

43. Todos os pandas do mundo são emprestados da China.

 

44. O papel higiênico foi inventado na China nos anos 1300 (mas era para o uso de imperadores apenas).

 

45. O morcego é um símbolo da sorte no país.

 

Leia mais:

5 coisas para fazer na China

As estratégias da China para atrair mais estudantes internacionais até 2020

Bolsista brasileiro em mestrado de Relações Internacionais na China

Pesquise por cursos

China
Graduação
SOBRE O AUTOR

45 fatos e curiosidades sobre a China

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.