Essenciais
China: Últimas notícias

5 melhores universidades da Ásia

China tem a melhor universidade da Ásia no ranking da Times Higher Education 2020. Saiba quais são as potências universitárias asiáticas!

5 melhores universidades da Ásia

No ranking mais atual das melhores universidades da Ásia publicado pela renomada Times Higher Education (THE), o Japão domina com 100 universidades, mas é a China que conquista a primeira posição. Hong Kong empata como uma das áreas mais representadas no top 10, juntamente à China.

 

O THE World University Ranking usa 13 indicadores para avaliar o desempenho das universidades. No caso da lista específica da Ásia, eles foram calibrados para refletir as características das universidades do continente.

 

Os indicadores são divididos em cinco categorias:

 

  • Ensino: o ambiente de aprendizado;
  • Pesquisa: volume, renda e reputação;
  • Citações: influência das pesquisas;
  • Perspectiva internacional: número de estudantes, professores e parcerias de pesquisa internacionais;
  • Resultado na indústria: transferência de conhecimento.

 

As 5 melhores universidades da Ásia

 

No ranking de 2020, essas foram as cinco instituições de ensino superior da Ásia que conquistaram o top 5:

 

1. Tsinghua University – China

 

 

A Tsinghua University compromete-se a um sistema multidisciplinar há mais de 30 anos, após passar por grandes mudanças desde a sua fundação em 1911. Ela é reconhecida como uma das universidades de elite da China, por isso, o seu processo seletivo é extremamente competitivo. Só consegue uma vaga quem tira as melhores notas no exame nacional.

 

Além de ficar no primeiro lugar na Ásia, a instituição está entre as 30 melhores do mundo. Ela oferece 51 graduações e mais de 200 pós-graduações, ficando no top 30 global em Engenharia e Tecnologia, Ciências da Vida, Ciências Físicas, Ciências da Computação e Negócios.

 

A Tsinghua University está localizada em Pequim em um campus construído especificamente para ser um núcleo universitário nos arredores de antigos jardins reais da dinastia Qing, considerado um dos campi mais bonitos do mundo.

 

Segundo o ranking da THE, 13% dos estudantes da Tsinghua são estrangeiros e a média entre alunos e professor é de 11,6. Nela, você pode estudar áreas de Artes e Humanas, Educação, Psicologia, Engenharia e Tecnologia, Negócios e Economia, Ciências da Vida, Física, Direito, Ciências Sociais, Saúde, entre outras.

 

2. Peking University - China

 

 

A Universidade de Pequim foi a primeira universidade nacional moderna da China, fundada no final do século 19. Atualmente, ela é um centro de pensamento progressivo e mais de 216 centros de excelência em pesquisa em áreas como Ciências, Ciências Sociais, Humanas e, especialmente, Ciências Físicas e Engenharia, nas quais ela mais se destaca.

 

A universidade ganhou uma nova localização em 1952, o campus é cheio de atrações arquitetônicas da história chinesa e contém a maior biblioteca universitária do país, com 11 milhões de livros e outros recursos.

 

A competição para a admissão na Universidade de Pequim também é acirrada, principalmente por ela fazer parte do grupo C9 League, que é a versão chinesa da Ivy League americana ou do Russell Group no Reino Unido.

 

Dezesseis por cento do seu corpo estudantil é internacional, por isso, a instituição tem no campus dormitórios específicos para acomodar seus estudantes estrangeiros.

 

3. National University of Singapore – Singapura

 

 

A Universidade Nacional de Singapura (NUS) é a 25ª melhor do mundo no ranking mundial na Times Higher Education, além de ser a melhor de Singapura e a terceira da Ásia.

 

Inaugurada em 1905, a NUS é a mais antiga instituição de ensino superior de Singapura. O seu foco é o desenvolvimento pessoal do seu corpo discente, atingindo excelência no apoio aos empreendimentos dos seus estudantes ao longo dos anos.

 

Além disso, ela compromete-se à pesquisa acadêmica e inovação, oferecendo mais de 370 bacharelados, mestrados, doutorados e diplomas de pós-graduação em 16 faculdades diferentes espalhadas por três campi. Embora tenha diversas opções de áreas de estudo, os seus fortes são Engenharia, Estudos Ambientais, Ciência Física, Ciências Sociais e Gestão.

 

A NUS mantém um estilo de ensino inspirado no britânico, em salas de aulas em pequenas turmas de estudantes e a conclusão dos módulos resultam em créditos acadêmicos como nos Estados Unidos. Os alunos têm a flexibilidade de cursar disciplinas de diferentes faculdades e departamentos, com uma natureza bastante interdisciplinar na universidade.

 

A NUS tem acomodações estudantis dentro do campus com aproximadamente 6.000 vagas.

 

4. University of Hong Kong – Hong Kong

 

 

Além de quarta melhor da Ásia, a Universidade de Hong Kong é também a segunda instituição de ensino superior mais internacional do mundo. Provavelmente, o principal fator para isso é que o inglês é o seu idioma oficial de ensino – embora todos os seus alunos precisem fazer aulas de língua inglesa e chinesa juntamente aos cursos acadêmicos.

 

A sua missão é se tornar a “Universidade Global da Ásia”. Atualmente, ela já recebe 8.000 estudantes internacionais.

 

Fundada em 1911 pelo governo britânico, ela integrou aos poucos a cultura e ensino chinês e ministrou o primeiro curso em mandarim em 1927. Mas ainda é uma grande combinação de ensino e costumes orientais e ocidentais. O seu prédio de 1912 é o único exemplo de arquitetura colonial britânica e já foi declarado um monumento nacional.

 

O processo seletivo é concorrido; há uma vaga para cada 12 candidatos internacionais de graduação na UHK. Ela oferece Bolsas de Estudo de Admissão parciais e integrais aos estudantes estrangeiros com base em mérito acadêmico!

 

5. The Hong Kong University of Science and Technology – Hong Kong

 

 

Fundada em 1991, a Universidade de Ciência e Tecnologia de Hong Kong (HKUST) ocupa o primeiro lugar entre as melhores universidades mais jovens do mundo e o 56º no ranking global geral da THE, além de ser a quinta melhor na Ásia.

 

Com uma visão internacional e reputação global, a universidade pretende ser uma líder nacional e internacional, através da excelência no ensino e na pesquisa. Suas especializações são as áreas de Ciências, Tecnologia, Gestão e Estudos Empresariais, mas há também cursos renomados de Ciências Sociais e Humanas.

 

Em apenas 25 anos, a reputação e renome da HKUST cresceu de uma maneira impressionante, tornando-se uma universidade de elite no continente e no mundo. Mais de 75% dos seus estudantes de pós-graduação vêm do exterior!

 

Por isso, ela oferece bolsas de estudo generosas de pós-graduação e pesquisa de até HK$ 216.360 por ano para estudantes internacionais.

 

Baixe o catálogo da Hong Kong University of Science and Technology!

 

As melhores universidades da Ásia

 

Leia também:

3 melhores universidades de Singapura

Hong Kong tem três das universidades mais internacionais do mundo

 

(Com informações da Times Higher Education.)

CURSO PERFEITO
Quer saber qual curso é melhor para você?
Descubra com a nossa nova ferramenta "Selecionador de curso"!
COMEÇAR SUA BUSCA