
Em construção desde 2011, o maior radiotelescópio do mundo foi inaugurado na província de Guizhou, na China, em julho. Com custo estimado de US$ 110 milhões, o FAST (Five-hunded-meter Aperture Spiral Telescope), como o nome em inglês indica, é um telescópio esférico de 500 metros de abertura com 4,6 mil painéis triangulares – equivalente a 30 campos de futebol.
Apelidado de “olho celestial” ou “o olho do céu”, o radiotelescópio chinês foi desenvolvido pelos Observatórios Astronômicos Nacionais (NAOC) da Academia de Ciências Chinesa (CAS). Graças ao seu design inovador, o FAST é duas vezes mais sensível e sua velocidade de pesquisa é de cinco a dez vezes mais rápida do que o segundo maior radiotelescópio do mundo, o Observatório Arecibo, em Porto Rico.
O objetivo desta construção tão grandiosa é permitir que astrônomos e engenheiros estudem a Via Láctea e outras galáxias; detectar estrelas a milhões de distância da Terra; e, principalmente, potencializar as buscas por vida extraterrestre.
Pesquise cursos de Engenharia e Astronomia na China pelo Hotcourses Brasil.
Imagem: site oficial do FAST.