
Começa hoje, 16 de fevereiro, o novo ano chinês, seguindo o calendário lunar, desenvolvido em um ciclo de doze meses, cada um deles atribuído a um animal diferente. O que se inicia hoje é o “Ano do Cão”, símbolo de constância, lealdade e honestidade.
Cada ano (ou cada ciclo lunar) corresponde a um signo diferente.
Infelizmente as previsões não são otimistas. Especialistas do calendário dizem que o ano vai ser de conflitos políticos e muita tensão entre os líderes do mundo.
Comemoração sem fogos de artifício
Como no ano passado, a comemoração do Ano Novo Chinês será feita sem os tradicionais fogos de artifício graças à proibição do governo da China a fim de evitar acidentes, como incêndios, e a contaminação de inúmeras cidades, inclusive em Pequim, que amanheciam sujas de pólvora. A população chinesa tinha o costume de comemorar com os fogos à meia-noite para espantar os maus espíritos.
Mesmo assim, as festas continuam a ser grandes e animadas. O governo chinês gasta milhões nas comemorações, que marcam o Festival de Primavera, com danças, apresentações de artes marciais e muita comida típica.
Comemoração no Brasil
Hoje haverá comemoração do Ano Novo Chinês em diferentes lugares do Brasil, recheada de atividades culturais gratuitas, como na Praça da Liberdade, em São Paulo, e no bairro Santa Cruz, na zona oeste do Rio de Janeiro.