Finlândia: Acomodação

Acomodações estudantis na Finlândia

Um guia sobre as principais opções de moradia para estudantes na Finlândia

Acomodações estudantis na Finlândia

Há inúmeras razões para estudar na Finlândia – desde a aurora boreal ao ar limpo! Aceitar uma vaga em uma universidade finlandesa é um grande passo para a sua vida pessoal, acadêmica e profissional.

 

Uma das grandes decisões a serem tomadas antes de se mudar é onde você vai morar durante os estudos. A Finlândia tem uma série de opções de acomodações para os seus estudantes internacionais, como explicaremos a seguir.

 

Estudantes acadêmicos na Finlândia

 

Encontrar uma acomodação na Finlândia, às vezes, pode ser um desafio, principalmente na capital Helsinque, onde os alugueis são mais caros e os imóveis, mais disputados. No entanto, tudo ficará um pouco mais fácil ao compreender o processo para garantir o seu lar e também quais são os tipos de acomodações disponíveis.

 

Normalmente, as universidades finlandesas não possuem dormitórios dentro do campus, como é comum nos EUA e Reino Unido; assim, os estudantes acadêmicos são responsáveis por encontrar a sua própria acomodação.

 

Uma orientação essencial é entrar em contato com a secretaria internacional da sua universidade para solicitar informações sobre as possibilidades da região. Na maioria dos casos, elas terão uma lista de provedores autorizados e seguros com quem você poderá entrar em contato.

 

O país costuma ter fundações de moradia estudantil que oferecem serviços para ajudar os estrangeiros a encontrar um lugar na Finlândia. Da mesma forma, as uniões estudantis das universidades também têm esse tipo de recurso, além de espaços para o anúncio de vagas disponíveis.

 

No site SOA, você encontra uma lista completa de organizadores e fundações de acomodações estudantis!

 

Como tem sido cada vez mais difícil encontrar lugares vagos, principalmente no outono, os estudantes estrangeiros são incentivados a optar por cursos que comecem na primavera, quando o mercado é menos competitivo. Durante o outono, as filas de espera são mais longas, assim, é essencial que você dê início à sua pesquisa e ao seu processo de aplicação com antecedência.

 

Tipos de acomodações estudantis na Finlândia

 

Há três tipos principais de acomodações mais escolhidos por estudantes internacionais na Finlândia, oferecidos pelas fundações:

 

  • Apartamentos compartilhados: Esta opção é ideal para estudantes solteiros e que não se importam de compartilhar o apartamento com duas a quatro pessoas – geralmente também estudantes. Cada ocupante costuma ter o seu próprio quarto, mas todos compartilham um mesmo banheiro, cozinha e sala de estar.
  • Apartamentos no estilo estúdio: Outra opção boa para pessoas solteiras, os studios costumam ser mais caros que apartamentos compartilhados porque são normalmente para apenas um morador.
  • Apartamentos para famílias: Estes imóveis são oferecidos para casais e/ou famílias com crianças. Eles estão estrategicamente localizados próximos a parques e escolas do ensino fundamental, a fim de facilitar a rotina dos pais (que estarão se dedicando aos estudos acadêmicos no país). Estes apartamentos tendem a ter dois a três quartos.

 

Aluguel particular na Finlândia

 

Quando o assunto é o aluguel de uma propriedade privada, as opções variam em localização, tamanho, preço e tipo. De acordo com estatísticas do SOA, a média de valores vai de € 160 a € 340 por mês, com os apartamentos para apenas uma pessoa e flats para famílias sendo as opções mais caras.

 

Há, claro, a opção de encontrar a sua acomodação por conta, sem a ajuda de organizações estudantis. A procura por propriedades por meio do mercado aberto é uma possibilidade, mas sairá mais caro. Se estiver interessado, pode pesquisar pelo site Infopankki.

 

Há também sites de acomodações internacionais que podem ajudar com a sua pesquisa, como o Housing Anywhere.

 

Certifique-se sempre sobre a autenticidade dos serviços oferecidos e não assine nenhum contrato sem ler tudo minuciosamente e garantir que a propriedade é segura.

 

Fonte: Com informações do artigo de Safeera Sarjoo para o Hotcourses Abroad (traduzido e adaptado por Brenda Bellani).

Pesquise por cursos

Finlândia
Graduação
SOBRE O AUTOR

Acomodações estudantis na Finlândia

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.