Finlândia: Inscrevendo-se em uma universidade

O processo seletivo na Finlândia

Como se inscrever no processo de seleção de universidades e outras instituições de ensino superior da Finlândia

O processo seletivo na Finlândia

Compreender o sistema de admissão universitária de outro país é essencial para conseguir ser selecionado. Qualquer desinformação pode levar à sua rejeição, seja por uma inscrição incompleta ou por falta de preparo. Por isso, nós trouxemos um guia sobre o processo seletivo na Finlândia, com algumas das informações mais importantes para a sua inscrição universitária.

 

No entanto, recomendamos sempre que você entre em contato direto com a sua instituição finlandesa a fim de verificar todos os requisitos específicos para o seu curso, uma vez que eles podem variar amplamente de universidade a universidade.

 

1. Decisões a serem feitas antes de se inscrever

 

Quando você está escolhendo o seu curso universitário, o primeiro passo é verificar os prazos finais de inscrição e os requisitos de admissão. O site Study in Finland é o recurso oficial do governo finlandês, com informações importantes sobre as universidades do país.

 

Se você estiver incerto quanto aos detalhes da sua inscrição, não hesite em entrar em contato com a Secretaria Internacional ou de Admissões da sua universidade na Finlândia para receber orientação direto da fonte.

 

Não se esqueça de verificar estas seguintes questões:

 

  • Quais são os requisitos específicos para o meu curso?
  • Vocês têm prazos finais adicionais?
  • Quais documentos eu precisarei providenciar?
  • Estes documentos deverão ser traduzidos para o finlandês, inglês ou sueco?
  • Há bolsas de estudo disponíveis para este curso e para estudantes internacionais?

 

2. O que você precisa para estudar na Finlândia

 

Graduações

 

Se o seu interesse for se inscrever em um curso de graduação, precisará ter uma destas qualificações:

 

  • Diploma de Bacharelado Internacional (International Baccalaureate – IB);
  • Diploma de Bacharelado Europeu (European Baccalaureate - EB);
  • Diploma estrangeiro que o qualifique para o ensino superior tanto no Brasil quanto na Finlândia.

 

Os estudantes, normalmente, são selecionados de acordo com, suas médias e/ou desempenho no exame de seleção.

 

Pós-Graduações

 

Se você estiver interessado em um mestrado na Finlândia, então precisará de um bacharelado ou diploma de ensino superior equivalente.

 

Os candidatos também devem ter três anos de experiência profissional além do bacharelado.

 

3. Documentos

 

Cada universidade tem as suas próprias exigências em relação aos documentos que devem ser providenciados pelos candidatos estrangeiros.

 

No geral, você precisará de:

 

  • Histórico escolar/acadêmico;
  • Certificados ou diplomas de conclusão;
  • Resultado em teste de proficiência no inglês (se o seu curso for ministrado na língua inglesa).

 

As exigências variam, por isso, é essencial que você entre em contato diretamente com a sua universidade para verificar estas informações.

 

É provável que você precise certificar a autenticidade dos documentos.

 

4. Tipos de inscrições para universidades finlandesas

 

Há dois tipos de inscrições universitárias na Finlândia:

 

  • JOINT APPLICATION

 

A “inscrição conjunta” permite que você se inscreva em até seis universidades ao mesmo tempo, com um só formulário conjunto (joint application form).

 

Você precisará listar os cursos por ordem de interesse. Após o prazo final, você não poderá mais alterar a ordem da sua lista.

 

Ao escolher as suas seis opções, clique em Fill in application form no site Sudyinfo.fi ou então clicar em Apply diretamente no perfil de cada universidade.

 

Você não precisa criar a sua conta nem fazer log in no Studyinfo para fazer a sua inscrição conjunta. O site te orientará passo a passo sobre como proceder com a sua inscrição.

 

Você só pode aceitar uma das suas opções por termo acadêmico. Para isso, os seus resultados escolares/acadêmicos serão avaliados a fim de determinar para qual curso eles te qualificam.

 

Muito provavelmente, será necessário fazer um exame de admissão.

 

Saiba mais sobre joint application aqui.

 

  • SEPARATE APPLICATION

 

A “inscrição separada” é mais simples: como o nome já diz, é a sua inscrição separada em apenas uma universidade finlandesa, preenchendo um formulário diferente para cada inscrição que desejar fazer. Isto significa que você estará se inscrevendo diretamente em um curso específico.

 

Saiba mais sobre separate application aqui.

 

5. Quando começar o processo de inscrição

 

Há dois períodos principais de inscrições universitárias na Finlândia.

 

  • Do início à metade de janeiro:

 

Para bacharelados em Universidades de Ciências Aplicadas (UAS) e bacharelados e mestrados em universidades e instituições de artes todos lecionados em inglês.

 

Este período de inscrição é especificamente para cursos com início no outono, apesar de alguns bacharelados terem início em janeiro e processo de seleção em setembro.

 

  • Da metade de março ao início de abril:

 

Para bacharelados e mestrados em Universidades de Ciências Aplicadas (UAS) lecionados em finlandês ou sueco.

 

Algumas universidades oferecem processos seletivos próprios fora destes períodos principais. Verifique esta informação diretamente com a sua universidade!

 

Informações gerais

 

Depois de todas as inscrições serem avaliadas, as universidades enviam uma carta de admissão oficial aos estudantes selecionados. Normalmente, os resultados são anunciados no final de junho. Lembre-se que você precisa confirmar a sua vaga; a universidade fornecerá todas as informações necessárias para que você aceite a sua admissão e faça a sua matrícula.

 

Você é permitido a aceitar uma vaga por termo, mesmo que tenha sido admitido em mais de uma das seis opções. Isto significa que você não poderá confirmar outra admissão se os dois cursos começarem no mesmo termo acadêmico.

 

Por exemplo: se você já tiver confirmago uma vaga por uma inscrição separada, não poderá aceitar uma admissão pelo processo de inscrição conjunta se ela tiver início no mesmo período acadêmico.

 

Você também pode se inscrever em programas de ensino superior como um IB ou EB na Finlândia por meio do processo de inscrição conjunta. A única diferença é que o envio dos seus documentos e certificados deverá ser feito diretamente à instituição.

 

6. Status da sua inscrição na Finlândia

 

Quando a joint application é finalizada, as suas inscrições mudarão de status para um desses a seguir:

 

  • Accepted – Admitido;
  • Accepted (a condition set by the university)­ – Admitido (com uma condição estipulada pela universidade);
  • Accepted (waiting for results from your higher preferences) – Admitido (esperando resultados de suas principais preferências);
  • On a waiting list – Na lista de espera;
  • Cancelled/Did not receive a study place – Cancelada/Não recebeu vaga.

 

Se o seu status for Accepted, parabéns! Você conseguiu a sua vaga na Finlândia! Tudo o que você precisa fazer agora é aceitá-la.

 

Se você tiver uma condição estipulada pela universidade, isto significa que, para concluir a sua admissão, será necessário atender a esta condição. Por exemplo, se você não tiver providenciado as suas médias escolares durante o período de inscrição, você precisará delas agora.

 

Se o seu status for “waiting for results from your higher preferences”, isto significa que você precisará receber os resultados das universidades selecionadas como suas principais escolhas entre as seis da lista antes de aceitar a sua vaga.

 

7. Exame de admissão

 

Na Finlândia, os exames de admissão são frequentes como parte do processo de seleção universitária. Eles são mais comuns para a inscrição em bacharelados, apesar de algumas universidades finlandesas os exigirem para mestrados também.

 

Por isso, é importante que você verifique esta informação diretamente com a sua universidade na Finlândia!

 

  • Universidades

 

Normalmente, para admissão em universidades, os estudantes são avaliados de acordo com os certificados de conclusão do ensino médio e resultados em exames de admissão.

 

As universidades decidem os critérios de seleção, por isso, são variados.

 

  • Universidades de Ciências Aplicadas (UAS)

 

As UAS da Finlândia usam os exames de admissão como um critério para a seleção de estudantes em bacharelados.

 

O FINNIPS (Finnish Network for International Programmes) é responsável pela organização e realização dos exames de admissão para os cursos em inglês oferecidos pelas UAS finlandesas fora do país.

 

No entanto, o Brasil não faz parte dos 12 países onde serão realizados os exames em 2018.

 

Saiba mais aqui.

 

8. Dicas para a sua inscrição

 

  • Comece o seu processo de seleção com antecedência, para ter tempo de providenciar todos os documentos necessários para cada uma das suas opções de curso;
  • Entre em contato com a secretaria internacional ou de admissões da sua universidade na Finlândia para saber mais sobre os requisitos de seleção e bolsas de estudo;
  • Verifique sempre os prazos finais de inscrição para cada um dos cursos;
  • Lembre-se que depois da admissão você ainda terá de tirar o visto de estudante para a Finlândia, por isso, é preciso se programar para ter tempo de solicitá-lo antes do início do curso.

 

 

Fonte: Com informações do artigo de Safeera Sarjoo para o Hotcourses Abroad (traduzido e adaptado por Brenda Bellani).

Pesquise por cursos

Finlândia
Graduação
SOBRE O AUTOR

O processo seletivo na Finlândia

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.