Finlândia: Destino de Estudo

5 razões para estudar na Finlândia

5 razões incríveis para escolher a Finlândia como o seu destino de estudo – desde a aurora boreal às universidades mundialmente renomadas e ótima qualidade de vida

5 razões para estudar na Finlândia
51

A popularidade da Finlândia como destino de estudo tem crescido cada vez mais entre os estudantes internacionais! Apesar de não ser um dos países mais procurados – como Estados Unidos, Reino Unido e Austrália –, ela tem muito a oferecer, desde universidades de qualidade a paisagens encantadoras!

 

Nós conversamos com vários estudantes internacionais para listar a seguir cinco razões para estudar na Finlândia!

 

1. Ambiente internacional e oportunidades profissionais

 

De acordo com a Agência Nacional Finlandesa para Educação, mais de 30 mil estrangeiros estava estudando na Finlândia em 2015 e este número só tende a aumentar.

 

Com o mundo cada vez mais globalizado, os estudantes internacionais conseguem vagas em empresas finlandesas que oferecem oportunidades para profissionais com proficiência no inglês, a fim de expandir os seus negócios. Esta é uma demanda em crescimento no país, principalmente nas áreas da saúde, que tem sido preenchida por mão-de-obra jovem e internacional.

 

A Finlândia deve passar por uma escassez de mão-de-obra qualificada no futuro, por isso, esta é a época ideal para quem quiser conquistar uma vaga profissional no país após os estudos. Com uma economia notável, forte rede de transporte público e acesso à educação de qualidade, a Finlândia é um excelente lugar para se estudar, trabalhar e construir uma família.

 

Recentemente, a Educação da Finlândia anunciou que planeja atrair mais estudantes internacionais, com o objetivo de chegar a 100.000 estrangeiros matriculados no país até 2020.

 

Ou seja, você será muito bem-vindo na Finlândia!

 

2. Notáveis instituições de qualidade

 

A Finlândia tem algumas das melhores universidades do mundo e esta é uma das principais razões de atração de estudantes internacionais.

 

No ranking global da Times Higher Education de 2017-18, nove instituições de ensino superior da Finlândia ficaram entre as 500 melhores do mundo – sendo que o país tem apenas dez universidades multidisciplinares! (As cinco restantes são especializadas em alguma área de estudo específica.)

 

As principais foram a University of Helsinki e Aalto University, respectivamente em 90º e 190º lugar; depois, aparecem também a University of Tampere, University of Oulu, University of Eastern Finland, University of Turku, University of Jyväskylä, Lappeenranta University of Technology e Tampere University of Technology.

 

A nação nórdica sempre marca presença nos rankings universitários mundiais! Em 2016, a Finlândia ficou em primeiro lugar no Relatório de Competitividade Global do Fórum Econômico Mundial e em quinto lugar no Programa Internacional de Avaliação de Alunos da OECD.

 

O ensino superior finlandês é um dos mais avançados do mundo, com forte ênfase na solução de problemas. Há também uma série de Universidades de Ciências Aplicadas no país, conhecidas como UAS, que são institutos politécnicos com foco mais vocacional.

 

A University of Helsinki é maior universidade do país, com 35.000 estudantes e uma considerável população estudantil internacional. Alguns dos cientistas mais renomados do mundo são ex-alunos da instituição!

 

As áreas de estudo mais populares entre os estudantes internacionais na Finlândia:

 

  • Comunicações;
  • Arquitetura;
  • Ciências Ambientais;
  • Biotecnologia;
  • Tecnologia da Informação e Comunicação;
  • Arte e Design.

 

No total, são mais de 400 opções de cursos acadêmicos lecionados em inglês na Finlândia. Se você optar por um deles, terá aulas, livros, materiais, exames e tutoriais todos na língua inglesa.

 

Muitas das principais universidades da Finlândia focam em pesquisa científica com o objetivo de melhorar a qualidade de vida local, nacional e mundial. A University of Tampere, por exemplo, tem diversos centros de pesquisa que estudam doenças terminais, como o câncer, doença celíaca e leucemia.

 

Você pode ter certeza de que estudará ao lado de mentes brilhantes e fará a diferença para o mundo.

 

3. Destino de estudo financeiramente mais acessível

 

Comparada a outros destinos de estudo internacionais, como Nova York, Londres, Paris e Tóquio, o custo de vida na Finlândia é bem menor. (Principalmente se você tiver uma cidadania europeia: as graduações e os mestrados são gratuitos!)

 

Se você não for europeu, terá que pagar as taxas de ensino do ensino superior finlandês. No entanto, há uma variedade de bolsas de estudo oferecidas pelas universidades para os estudantes internacionais.

 

4. Diversidade

 

Se você ama estar em contato com a natureza, a Finlândia é um destino ideal! Você pode praticar diversas atividades incríveis como esqui aquático, kitesurf, observar lobos e ursos nos parques nacionais ou fazer trilha nas colinas de Lapónia... Isso só para citar algumas opções.

 

Durante os feriados e férias, você pode viajar à costa oeste do país e presenciar uma das maiores maravilhas naturais do mundo: a aurora boreal! E visitar uma das famosas saunas finlandesas também.

 

Não é fã de atividades ao ar livre? O país tem um cenário musical, esportivo e artístico para todos os tipos de gostos e interesses, combinado ainda à maravilhosa gastronomia finlandesa. Você pode visitar museus, galerias, catedrais ou simplesmente caminhar pelas ruas do centro das cidades para se encantar com a arquitetura Escandinávia.

 

5. É, simplesmente, um lugar maravilhoso!

 

Você sabia que os países nórdicos estão entre os mais seguros do mundo de acordo com o Fórum Econômico Mundial (WEF)? Numerosas pesquisas apontam consistentemente a Finlândia também entre as melhores qualidades de vida, estabilidades gerais e educações globais.

 

Mas não é só a qualidade geral da vida no país! A Finlândia também foi eleita a melhor do mundo em inovação e sustentabilidade.

 

Somando tudo isso, não é de se espantar que o ela tenha sido eleita o Melhor País do Mundo pela revista Newsweek!



Fonte: Com informações do artigo de Safeera Sarjoo para o Hotcourses Abroad (traduzido e adaptado por Brenda Bellani).

Pesquise por cursos

Finlândia
Graduação
SOBRE O AUTOR

5 razões para estudar na Finlândia

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.