Finlândia: Destino de Estudo

O ensino superior da Finlândia

O ensino superior na Finlândia: o ensino médio, preparatórios, tipos de universidades, o exame de admissão e o processo seletivo na Finlândia

O ensino superior da Finlândia

A Finlândia tem 14 universidades e 24 universidades de ciências aplicadas (UAS). Cada uma delas oferece uma série de cursos acadêmicos e/ou programas profissionalizantes de diferentes durações.

 

Apesar de a maioria das opções ser ministrada em finlandês ou sueco, as instituições de ensino superior da Finlândia têm mais de 450 cursos em inglês, facilitando a vinda de estudantes de todas as partes do mundo.

 

Os finlandeses não precisam prestar testes de desempenho ao longo do ensino médio – como acontece nos EUA, por exemplo, com os SATs e ACTs, ou no Reino Unido com os GCSEs e A-Levels. Cada professor é responsável pela avaliação individual dos estudantes em suas respectivas disciplinas de acordo com a proposta da grade curricular.

 

O único exame nacional é o “exame de admissão” ou “exame de matrícula” (matriculation examination), normalmente prestado no final do ensino médio.

 

Depois do ensino médio

 

Ao se formar no ensino médio, o estudante na Finlândia tem duas opções: cursar uma qualificação profissionalizante em uma instituição vocacional ou prestar o exame de admissão após a conclusão da general upper secondary education.

 

O ensino médio é divido em lower secondary education, que vai até os 16 anos, e upper secondary education (algo como “ensino médio complementar”), que pode ir até os 19, culminando no exame nacional.

 

O ensino médio complementar pode ser geral (general upper) ou vocacional (vocational upper) – então, o estudante tem a opção de fazer um curso técnico ou treinamento de aprendiz ao invés da general upper. As duas formas servem como um preparatório para a universidade.

 

Há também a possibilidade de substituir o upper secondary education por um Bacharelado Internacional (IB), Bacharelado Europeu (EB) ou Reifeprüfung Diploma, exame de conclusão do ensino médio alemão equivalente ao exame de matrícula finlandês.

 

Exame de admissão

 

Basicamente, todos os estudantes que concluírem o “ensino médio complementar geral” prestam este exame nacional, que serve para a admissão universitária, mas quem tiver feito o ensino vocacional também pode optar por prestá-lo.

 

O matriculation examination tem dois propósitos principais:

 

  • Determinar se o estudante ganhou todos os conhecimentos e habilidades estipuladas pela grade curricular do ensino médio complementar;
  • Determinar se o estudante atingiu um nível adequado de maturidade de acordo com os objetivos do ensino médio complementar.

 

Passar no exame significa que o candidato está apto a se matricular em uma universidade ou UAS na Finlândia. A conclusão do teste resulta em um certificado com os detalhes do desempenho do estudante.

 

Visite o site oficial do exame aqui.

 

Estrutura do sistema de ensino superior da Finlândia

 

As opções de cursos acadêmicos variam de acordo com a universidade e UAS.

 

Universidades

 

Todas as 14 universidades da Finlândia oferecem:

 

  • Bacharelados: 3 anos (180 ECTS*);
  • Mestrados: 2 anos (120 ECTS);
  • Doutorados: 4 anos (240 ECTS).

 

UAS

 

As 24 Universidades de Ciências Aplicadas da Finlândia (UAS) oferecem:

 

  • Bacharelados: de 3,4 a 4,5 anos (210, 240 ou 270 ECTS);
  • Mestrados profissionais: de 1 a 1,5 ano (60-90 ECTS).

 

Quem tiver um bacharelado de uma universidade pode fazer um mestrado profissional de uma UAS e vice-versa. A diferença é que nas universidades o foco é bem mais acadêmico e voltado para a pesquisa científica, enquanto as UAS tem uma abordagem mais prática e vocacional, diretamente ligada ao mercado de trabalho.

 

O que significa ECTS?

 

ECTS significa European Credit Transfer System. Ele é o sistema de créditos universitários válido por todo o Espaço Europeu de Ensino Superior (EEES) a fim de facilitar a transferência dos estudantes entre as instituições dos países.

 

Um crédito do ECTS equivale a aproximadamente 25 a 28 horas de estudos. Para completar um ano, o estudante precisa de 60 ECTS.

 

Neste PDF oficial do Ministério da Educação e Cultura e da Agência Nacional para Educação da Finlândia, você encontra um guia completo sobre a educação no país.

Pesquise por cursos

Finlândia
Graduação
SOBRE O AUTOR

O ensino superior da Finlândia

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.