Essenciais
Finlândia: Últimas notícias

Finlândia realiza megarreunião de pais e professores para discutir o futuro da educação no país

O país nórdico discutiu soluções criativas e inovações para revolucionar a educação nacionalmente até 2030

Finlândia realiza megarreunião de pais e professores para discutir o futuro da educação no país
68

A Finlândia realizou na última quarta-feira (08) uma megarreunião de pais e professores por todo o país. No total, foram mais de 30 mil inscritos. O objetivo era discutir soluções criativas para a educação nacional a fim de remodelar o sistema até 2030. O país quer implementar habilidades, conhecimentos e aptidões para atender às novas demandas do mundo globalizado e do mercado de trabalho em rápido evolução.

 

A reunião serviu também para com que os pais sintam-se incluídos e façam parte da mudança. O país quer acabar com o modelo engessado de professores como provedores de informação e alunos e pais como simples ouvintes. Segundo eles, a escola precisa se adaptar para preparar os cidadãos para o mundo daqui 13 anos.

 

Todos os aspectos passarão por mudança, inclusive as mobílias das salas – carteiras e cadeiras estão sendo substituídas por sofás, pufes e bolas de pilates, por exemplo. Além disso, no futuro, querem que o aprendizado deixe as salas de aulas tradicionais para acontecer em todos os lugares. A grade curricular será cada vez mais interdisciplinar, permitindo que professores de diferentes matérias lecionem alguns assuntos em conjunto.

 

Educação revolucionária e o prazer em aprender

 

A Finlândia já é revolucionária no quesito educação, considerada uma das melhores do mundo. Os seus estudantes de ensino fundamental passam menos tempo em escola e também fazendo tarefas de casa do que na maioria dos países europeus, sem contar o número reduzido de provas prestadas por eles, porque o sistema não acredita na eficácia das avaliações padronizadas e frequentes.

 

Para os finlandeses, a base da educação é que o aprendizado deve ser prazeroso. Algumas escolas já estão inclusive criando projetos em que os alunos ensinam habilidades tecnológicas aos professores, por exemplo, como usar aparelhos eletrônicos, tablets e redes sociais.

 

HundrED

 

A reunião nacional de país e filhos foi organizada pelo governo juntamente com representantes do HundrED Project (uma brincadeira com o número cem em inglês – hundred – e educação), criado na Finlândia para identificar e compartilhar inovações educacionais pelo mundo.

 

Em 2016, o projeto procurou promover cem diferentes inovações na educação da Finlândia; este ano, as iniciativas foram globais. Todas as melhores ideias e práticas serão documentadas e compartilhadas pelo mundo.

 

Leia também:

O ensino superior na Finlândia

Pesquise por cursos

Finlândia
Graduação
SOBRE O AUTOR

Finlândia realiza megarreunião de pais e professores para discutir o futuro da educação no país

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.