Finlândia: Financiamento Estudantil

Bolsas de estudo na Finlândia

Como pesquisar por bolsas de estudo disponíveis por universidades da Finlândia para estudantes internacionais

Bolsas de estudo na Finlândia
78

A educação superior na Finlândia é gratuita para os estudantes europeus. Infelizmente, quem é de fora da Europa precisa pagar por taxas de ensino para cursar programas acadêmicos que são lecionados em inglês.

 

Se você conseguir fazer um curso em finlandês ou sueco, as chances de não precisar pagar pelos estudos são maiores!

 

Há dois tipos de instituições de ensino superior na Finlândia: as universidades e as universidades de ciências aplicadas (UAS). As UAS são formalmente politécnicas e com um foco maior em pesquisa. Os dois tipos de instituição oferecem graduações e pós-graduações. Os cursos podem ser ministrados em inglês, finlandês e sueco.

 

Apesar de os estudantes internacionais terem permissão de trabalhar no país durante os estudos em funções de meio período, as oportunidades serão mais abundantes se você falar finlandês ou sueco.

 

Para quem deseja se manter financeiramente no país, nós selecionamos a seguir algumas opções de bolsas de estudo disponíveis para estudantes internacionais na Finlândia!

 

Bolsas de estudo oferecidas pelas universidades

 

Diversas (se não todas as) universidades finlandesas oferecem algum tipo de bolsa de estudo para os seus alunos. Elas costumam descontar valores nas taxas de ensino dos estudantes, podendo ser tanto integrais quando parciais. Outras podem incluir, inclusive, as despesas com transporte, aluguel, alimentação e outros gastos.

 

A University of Oulu, por exemplo, oferece bolsas de estudo para estudantes internacionais que estiverem se inscrevendo nos seus mestrados. Outras instituições, como a Lahti University of Applied Sciences, oferecem uma redução de 50% para o primeiro ano acadêmico e, se o aluno concluir uma série de módulos por ano letivo, ele pode conseguir renovar a redução até o final do curso.

 

No entanto, se você não obtiver os créditos acadêmicos mínimos exigidos pela universidade, deverá pagar o preço padrão total do curso estipulado para estudantes internacionais.

 

A bolsa de estudo global de excelência acadêmica da University of Tampere cobre 100% do valor do curso e ainda inclui um estipêndio de € 7.000 todos os anos para o custo de vida para os seus mestrados de dois anos.

 

As universidades sabem que é praticamente impossível oferecer bolsas de estudo para cada um dos estudantes merecedores. Por isso, elas estipulam critérios de seleção para que apenas os estudantes mais qualificados sejam selecionados. Por exemplo, apenas candidatos com 65 créditos e um GPA mínimo de 3/5 podem se inscrever nas bolsas para o segundo ano de estudos da Tampere.

 

Inscrição

 

Tipicamente, os candidatos devem se inscrever simultaneamente ao curso e à bolsa de estudo da universidade, em processos seletivos distintos. Mas há exceções.

 

É importante entrar em contato diretamente com a sua universidade para verificar quais são as opções de bolsas de estudo oferecidas por ela e como deve ser feita a sua inscrição.

 

Requisitos para as bolsas de estudo

 

A grande maioria das bolsas de estudo das universidades e UAS da Finlândia selecionam apenas candidatos com um bom desempenho escolar/acadêmico. Você deve ser capaz de comprovar o seu desempenho na escola por meio de seus certificados, históricos e qualquer outra documentação relevante.

 

Cada instituição pode ter os seus critérios de seleção adicionais. Por exemplo, a University of Helsinki também considera as diversidades dos candidatos e seleciona aqueles que representam diferentes origens e áreas de estudo.

 

Bolsas de estudo da CIMO

 

A CIMO e a Finnish National Board of Education (Órgão Nacional de Educação Finlandês) surgiram da Agência Nacional Finlandesa para Educação, que atualmente oferece diversas bolsas de estudo para doutorados e pesquisa em universidades da Finlândia, em todas as áreas de estudo disponíveis.

 

Conheça algumas opções:

 

 

As EDUFI Fellowships estão disponíveis para estudantes de doutorado e pesquisadores de todas as partes do mundo e de qualquer área de estudo. A prioridade, no entanto, é dada e estudantes do Brasil, China, Rússia, Índia, Chile e América do Norte!

 

Duração e valor: A bolsa de estudo tem duração de três a 12 meses e cobre o custo de vida no país, com um estipêndio adicional para a acomodação estudantil.

 

Inscrição: A Inscrição é feita pelo site da Agência Nacional Finlandesa para Educação. Basta fazer o download do formulário de inscrição, preenchê-lo e enviá-lo juntamente com a sua carta de motivação, um currículo e o seu plano de pesquisa (de três a cinco páginas).

 

 

Estudantes de doutorado e pesquisadores podem se inscrever nessa bolsa de estudo, que duram de três a nove meses. Elas são oferecidas com base em acordos cultuais entre a Finlândia e outros países;  infelizmente, o Brasil não faz parte do programa.

 

Se você tiver a cidadania de um dos países a seguir, pode se inscrever após ter sido admitido em um doutorado integral em uma universidade ou instituto de pesquisa público da Finlândia: Austrália, Cuba, China, Japão, Coreia, Peru, Israel, Egito, México, Turquia, Mongólia, Namíbia, Ucrânia e EUA.

 

 

A Agência Nacional Finlandesa para Educação oferece bolsas de estudo de mestrado para estudantes da língua e cultura finlandesas em uma universidade estrangeira interessados em cursar um mestrado em uma universidade na Finlândia ou em coletar materiais no país para a tese de mestrado.

 

Duração e valor: A bolsa dura um termo e vale € 800 por mês.

 

Inscrição: a inscrição pode ser feita até o dia 31 de março para o termo de outubro e até o dia 31 de agosto para o termo de primavera.

 

Acesse o link do formulário (em finlandês) e informe o departamento da universidade e um contato na Finlândia, juntamente com currículo, resumo dos estudos já concluídos, carta de referência do seu professor de finlandês com comprovação de proficiência no idioma, e carta de admissão na universidade finlandesa.

 

Ferramenta de pesquisa do Hotcourses Brasil

 

Pesquise por bolsas de estudo em universidades da Finlândia com a ferramenta de pesquisa do Hotcourses Brasil! Clique aqui e comece a sua pesquisa agora!

 

Fonte: Com informações do artigo de Safeera Sarjoo para o Hotcourses Abroad (traduzido e adaptado por Brenda Bellani).

Pesquise por cursos

Finlândia
Pós-graduação
SOBRE O AUTOR

Bolsas de estudo na Finlândia

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.