Essenciais
Alemanha: Destino de Estudo

25 fatos e curiosidades sobre a Alemanha

Mais de 6 mil museus, o segundo maior consumidor de cerveja da Europa, alguns dos pensadores mais famosos e invenções mais importantes do mundo.

25 fatos e curiosidades sobre a Alemanha

Listamos 25 razões e curiosidades sobre história, geografia, população, educação e cultura para você amar e admirar a Alemanha ainda mais, um país evoluído econômica e culturalmente. Confira a seguir!

 

 

Curiosidades da Alemanha

 

Você sabia que a Alemanha tem o maior zoológico do mundo, um dos aeroportos mais pontuais e que o alemão e o idioma com o maior número de nativos na Europa? Você vai aprender essas e várias outras curiosidades aqui.

 

História da Alemanha

 

1. A Alemanha foi primeiro país a adotar o horário de verão.

 

2. Algumas das invenções mais importantes do mundo foram descobertas na Alemanha: a lâmpada, a calculadora automática, o carro, a insulina, o a parafina, os motores a gasolina/diesel, entre inúmeras outras.

 

Geografia da Alemanha

 

3. O alemão ainda é o idioma com mais falantes nativos na Europa. Além da Alemanha, ele também é falado na Áustria, em parte da Suíça, em Luxemburgo e Liechtenstein. Com isso, 18% dos cidadãos da União Europeia têm o alemão como língua materna.

 

Como se diz obrigado em alemão? Danke. Se você quiser dizer “muito obrigado”, danke schön.

 

4. Berlim tem mais pontes do que Veneza, na Itália.

 

5. Sete cidades já foram capitais da Alemanha: Aachen, Ratisbona, Frankfurt-am-Main, Nuremberga, Berlim, Weimar, Bonn e Berlim de novo até os dias atuais.

 

6. Munique tem o segundo aeroporto internacional mais pontual do mundo, perdendo apenas para Tóquio. O Aeroporto de Munique-Franz Josef Strauss é uma das base da companhia aérea Lufthansa e a sua extensão ocupa parte de quatro municípios: Freising, Oberding, Hallbergmoos e Marzling, a 28 quilômetros a nordeste de Munique.

 

7. A Alemanha é o segundo destino mais popular entre os expatriados, principalmente para turcos, poloneses e italianos.

 

Bandeira da Alemanha

Bandeira da Alemanha

 

8. Apesar de ter a maior população da Europa, ela está diminuindo. O país tem a menor taxa de natalidade do mundo e acredita-se que até 2030 a mão de obra do país cairá para 54%. No entanto, o grande número de imigrantes que a Alemanha tem recebido pode ser uma solução para este problema.

 

9. A Alemanha tem uma das menores taxas de desemprego do mundo. Em 2016, mais da metade da população entre 15 e 64 anos estava empregada e a taxa de desemprego atingiu a sua menor média de 4,2. Mesmo em meio à pandemia, em maio de 2021, essa taxa chegou a apenas 6%.

 

Educação na Alemanha

 

10. A educação superior na Alemanha é gratuita até mesmo para estudantes estrangeiros.

 

Graduações gratuitas? Veja 5 razões para estudar na Alemanha.

 

11. O sistema educacional alemão é um dos melhores do mundo: os estudantes atingem um resultado acima da média no Programa de Avaliação de Estudantes Internacionais (PISA) do OECD e 86% dos adultos entre 25 e 64 anos concluíram o ensino médio ou equivalente.

 

12. Qualquer forma de discriminação contra homossexuais na Alemanha é crime e casais homoafetivos são permitidos por lei a adotar crianças.

 

Culinária alemã

 

13. A Fanta foi inventada na Alemanha como um resultado da Segunda Guerra Mundial devido à proibição da importação do xarope usado na receita da Coca-Cola no país. A filial alemã resolveu, então, criar um produto próprio para o mercado nacional, e assim surgiu a Fanta!

 

14. A população da Alemanha consume mais de 800 milhões de currywurst todos os anos. Trata-se de um prato de fast food alemão muito famoso que é basicamente uma salsicha de porco temperada com ketchup e curry, e normalmente servida com fritas. Hoje em dia, há diferentes versões, inclusive vegana. Uma das redes mais famosas é a Curry 36 com localizações em Berlim. A cidade tem até um museu temático sobre o prato, o Deutsches Currywurst Museum Berlin, fundado em 2009.

 

 

15. Segundo o Euromonitor de 2014, a Alemanha era o segundo maior consumidor de cerveja per capita da Europa, atrás apenas da República Tcheca. Depois vinha Estônia, Irlanda e Romênia.

 

16. A Oktoberfest de Munique é o maior festival folk do mundo. Criada em 1810 pelo rei bávaro Luís I como uma celebração do seu casamento, a festa da cerveja no estado da Baviera dura até hoje e já tem suas versões pelo mundo, como a Oktoberfest de Blumenau em Santa Catarina. A palavra significa festival (Fest) de outubro (Oktober).

 

Cultura alemã

 

17. Bach, Beethoven, Goethe, Kant, Nietzsche, entre outros célebres músicos, escritores e filósofos eram alemães.

 

18. A Alemanha tem o maior zoológico do mundo, o Zoologischer Garten, com 35 hectares. Localizado em Berlim, no bairro de Tiergarten, o Jardim Zoológico também é o mais antigo do país, fundado em 1844.

 

Zoologischer Garten (Fonte: Flickr/Olivier Bruchez).

 

19. As pequenas e médias empresas da Alemanha representam 52% da produção econômica do país.

 

20. A Alemanha tem 6.200 museus, 820 teatros, 130 orquestras profissionais e 8.800 bibliotecas!

 

21. A Alemanha é um dos países que mais publica livros no mundo – aproximadamente 94.000 títulos por ano. Além disso, o evento literário mais importante do mundo e maior encontro do setor editorial acontece em Frankfurt, a Feira do Livro de Frankfurt. Com mais de 500 anos de história, ele acontece todo mês de outubro, reunindo mais de 7 mil editoras de mais de 100 países do mundo inteiro – inclusive do Brasil.

 

 

Fatos bizarros sobre a Alemanha

 

22. Escapar da prisão não é considerado crime na Alemanha. A lei no país reconhece que ser livre é um instinto básico humano, por isso, os prisioneiros têm direito de tentar fugir.

 

23. É ilegal ficar sem combustível na Autobahn, sistema rodoviário federal da Alemanha.

 

24. As leis alemãs podem banir nomes que não denotam gênero ou sobrenomes como primeiro nome.

 

25. Em 2014, os nomes mais populares na Alemanha eram Sophie/Sofie para meninas e Maximilian para meninos.

 

Leia também:

 

CURSO PERFEITO
Quer saber qual curso é melhor para você?
Descubra com a nossa nova ferramenta "Selecionador de curso"!
COMEÇAR SUA BUSCA