Essenciais
Alemanha: Destino de Estudo

Alemanha: por que estudar em Berlim?

Conheça as razões para tantos estrangeiros escolherem Berlim como destino de estudo no exterior. Você vai se apaixonar!

4 razões para estudar em Berlim, na Alemanha

Berlim é a quinta melhor cidade estudantil do mundo segundo o ranking da QS, superando lugares como Montreal, Sydney e Seoul. As razões para a sua popularidade entre estudantes internacionais são inúmeras. A capital da Alemanha agrada a todos os gostos – museus e galerias para quem procura arte, história e criatividade; baladas, pubs e festas para quem ama aproveitar a vida noturna; muitos parques para quem curte um piquenique ou atividades físicas ao ar livre; e, claro, universidades renomadas para os seus estudos acadêmicos.

 

Tendo florescido com um dos centros urbanos mais legais do mundo – de design, moda, música e arte que rivaliza até com Nova York ou Londres –, Berlim oferece uma cultura imbatível e um mercado financeiro aquecido, tornando-a a cidade perfeita para uma diversidade de graduações e pós-graduações.

 

A seguir, separamos alguns motivos para estudar em Berlim, na Alemanha, mas há várias outras. Nós podemos apostar que você vai se apaixonar!

 

1. Universidades renomadas (e cursos em inglês)

 

Estudar em Berlim, Alemanha

 

Berlim tem cinco grandes universidades públicas e mais de 20 universidades e faculdades particulares, profissionais e técnicas, além de escolas internacionais. Elas oferecem uma ampla variedade de cursos em várias áreas de estudo.

 

Um grande fator para optar pela sua educação universitária em Berlim é que não há taxas de ensino. Isso mesmo: com os requisitos obrigatórios, você pode fazer uma graduação em Berlim quase de graça, só com taxas administrativas.

 

Uma prova da sua popularidade são as mais de 150.000 pessoas do mundo inteiros que escolhem estudar e trabalhar nela!

 

As três universidades mais famosas e renomadas de Berlim, classificadas entre as melhores do mundo no QS World University Rankings®, são:

 

  • Humboldt-Universität zu Berlin (120ª)
  • Freie Universität Berlin (130ª)
  • Technische Universität Berlin (148ª)

 

Mas há também outras dignas de nota:

 

  • Psychologische Hochschule Berlin
  • International University of Applied Sciences
  • Akkon University of Human Sciences

 

2. Bolsas de estudo

 

Estudar em Berlim, Alemanha

 

Como Berlim é um centro global, a maioria das universidades ministra cursos na língua inglesa, especialmente, pós-graduações, e a maioria da população fala o inglês como segundo idioma. Portanto, é um lugar acessível mesmo se você não souber alemão.

 

No entanto, se você souber, obviamente há ainda mais oportunidades, inclusive de bolsas de estudo.

 

O Deutscher Akademischer Austauschdienst, mais conhecido como DAAD, é a maior organização alemã de intercâmbios acadêmicos. Ele oferece uma enorme quantia de bolsas de estudos para alemães e estrangeiros para estudo, pesquisa e ensino dentro e fora da Alemanha. Tem até bolsas para cursos de alemão!

 

Pesquise sua bolsa de estudo no exterior pelo Hotcourses Brasil.

 

3. A vida na cidade

 

Estudar em Berlim, Alemanha

 

Com mais de 150 museus, três casas de óperas e 50 teatros, a vibrante cena cultural de Berlim mantém os estudantes entretidos com as inúmeras exposições, shows, eventos e galerias, inclusive, inúmeras opções gratuitas.

 

Berlim é de longe uma das cidades mais acessíveis para estudar na Europa Ocidental, além de ser mais barata do que outras cidades alemãs – 8,5% mais barata do que Hamburgo em termos de aluguel e o custo de vida em Berlim é 35% mais barato do que Londres.

 

Considerando que Berlim foi o epicentro de muitos eventos históricos, a cidade é ideal para estudantes que gostam de mergulhar em história. Do Muro de Berlim ao comovente Memorial do Holocausto, há muitas maneiras de explorar a história alemã.

 

Apesar de seu tamanho, você se locomoverá por Berlim facilmente porque a infraestrutura é bem simples e o transporte público é muito eficiente. Você pode viajar para qualquer lugar dentro dos limites da cidade com seu bilhete estudantil de graça.

 

Na verdade, segundo o site Study in Germany, a Autoridade de Transporte Público de Berlim registra tantos quilômetros que seus trens poderiam viajar 16 vezes ao redor da Terra todos os dias!

 

4. Carreira internacional

 

Estudar em Berlim, Alemanha

 

Berlim é um centro para start-ups e empresas multinacionais, como Deutsche Bahn, Siemens, Bayer, Deutsche Bank, Lidl, Lufthansa, Bosch, BMW, Allianz, Volkswagen e muito mais.

 

Se você quiser estender sua estadia em Berlim após a conclusão do curso, há muitas oportunidades de trabalho em vários setores, especialmente se você tiver feito uma graduação ou pós-graduação no país e tiver fluência adequada em alemão. De fato, o DAAD informa que aproximadamente 50% dos estrangeiros ficam no país depois dos estudos!

 

Estudantes não-europeus são permitidos a permanecer na Alemanha por no máximo 18 meses após a graduação em uma universidade alemã para procurar por um emprego. Nesse período, antes de encontrar algo na sua área de formação, você também pode trabalhar com o que quiser para se bancar no país.

 

Essa política é muito mais acolhedora e generosa do que vários outros grandes destinos de estudo.

 

Encontre o seu curso na Alemanha

 

E aí, gostou? Use o nosso Selecionador de Cursos para encontrar a sua universidade na Alemanha, de acordo com as suas preferências, orçamento e objetivos. O serviço é gratuito e fácil de usar!

 

Leia também:

CURSO PERFEITO
Quer saber qual curso é melhor para você?
Descubra com a nossa nova ferramenta "Selecionador de curso"!
COMEÇAR SUA BUSCA