Essenciais
Alemanha: Destino de Estudo

Alemanha: Por que estudar em Munique?

Por que Munique, Alemanha, é a segunda melhor cidade do mundo para estudantes internacionais? Descubra aqui!

Estudar em Munique Alemanha: Oktoberfest, Bayern e mais

Podemos apostar que ao pensar em estudar na Alemanha, você automaticamente pensa em Berlim. Acertamos? Pois Munique foi considerada a segunda melhor cidade estudantil do mundo no QS Best Student Cities 2022, atrás apenas de Londres, no Reino Unido. A capital alemã aparece no quinto lugar, depois das asiáticas Tóquio e Seul, empatadas em terceiras.

 

Munique, Alemanha

 

Por que estudar em Munique? O que ela tem a oferecer aos estudantes internacionais? O que faz dela um destino de estudo de destaque no mundo em comparação a todas as outras cidades estudantis? É isso que vamos identificar aqui. Esperamos que até o final desse artigo, você passe a considerar um curso em Munique, na Alemanha. Quem sabe?

 

Conheça as 10 melhores cidades estudantis do mundo segundo o QS Best Student Cities 2022.

 

Universidades em Munique

 

O feito impressionante de Munique como a segundo melhor cidade do mundo para estudantes internacionais – subindo duas posições e vencendo Berlim –, sem dúvida, se deve também ao aumento na sua pontuação em indicadores usados como metodologia do ranking QS. Os principais foram atratividade (o quanto ela atrai os alunos estrangeiros), atividade de empregadores e acessibilidade.

 

Além disso, os alunos de graduação em universidades públicas na maioria da Alemanha não pagam taxas de ensino, apenas uma pequena taxa de matrícula, independentemente da nacionalidade.

 

Munique tem duas universidades entre as 100 melhores do mundo no QS World University Rankings® 2022: a Technische Universität München no 50º lugar e a Ludwig-Maximilians-Universität München no 64º lugar.

 

Conhecida como “a universidade empresarial”, a Technical University of Munich (TUM) é uma das melhores universidades da Europa, comprometida com a excelência em ensino e pesquisa. Ela oferece uma educação interdisciplinar e desempenha um papel ativo na formação de jovens cientistas. Além disso, as suas conexões diretas com empresas e instituições de pesquisa da Alemanha e do mundo proporcionam experiências profissionais e práticas aos seus estudantes.

 

Outros números da Universidade Técnica de Munique:

 

  • 153 anos de história;
  • 15 departamentos acadêmicos;
  • 45.356 estudantes;
  • 612 professores;
  • 17 vencedores do prêmio Nobel;
  • 7 centros de pesquisas integradas
  • 178 cursos acadêmicos;
  • 82.903 ex-alunos;
  • 75 start-ups;
  • 34% dos seus estudantes são internacionais.

 

3 melhores universidades da Alemanha.

 

Qualidade de vida em Munique

 

Alemanha: Por que estudar em Munique?

 

O fator “acessibilidade”, no qual Munique pontuou alto no ranking, provavelmente foi graças ao custo de vida mais baixo da cidade em comparação a outros centros europeus. Mas também à qualidade de vida, à facilidade de locomoção, à vida noturna e ao jeito acolhedor e simpático da população da Baviera.

 

Não só é extremamente barato cursar uma universidade em Munique, a cidade também é acessível no dia a dia, com muitas comodidades que tornam a vida viável dentro de um orçamento estudantil.

 

De acordo com o site Numbeo, o custo de via em Munique é mais barato do que em Londres, Nova York, Los Angeles, Paris, Dublin, Sydney, entre outras grandes cidades estudantis do mundo.

 

Capital da Baviera, ela é a terceira maior cidade da Alemanha e oferece aos estudantes de todas as nacionalidades um alto padrão de vida com preços acessíveis. Embora o custo de vida realmente seja mais alto do que em outras grandes cidades ao redor do mundo, como em Toronto, no Canadá, e na própria Berlim, ele é proporcional à qualidade de vida de Munique.

 

Embora seja uma metrópole, os seus habitantes costumam chamá-la de vila, porque ainda mantém uma sensação acolhedora de cidades pequenas. Com ótima infraestrutura e uma educação de alto nível, não é nenhuma surpresa que Munique seja um dos principais destinos de estudos do mundo.

 

5 lugares para conhecer na Alemanha.

 

Bayern Munique

 

Bayern Munique: Por que estudar em Munique Alemanha?

 

Se você é fã de futebol, com certeza vai adorar a oportunidade de assistir às partidas do FC Bayern München, ou simplesmente Bayern de Munique, no Allianz Arena, o estádio oficial do clube alemão. Com capacidade para 75.000 espectadores em três níveis de arquibancada, assistir a um clássico é uma experiência inesquecível.

 

Biergarten

 

Estudar em Munique Alemanha: Oktoberfest, Bayern e mais

 

Esse e os dois próximos itens da nossa lista são para maiores de 18 anos. Porque é impossível falar de Munique sem mencionar toda a cultura da cerveja da cidade.

 

Começando pelo biergarten – literalmente, jardim de cerveja. Eles são áreas comuns, jardins ao ar livre com restaurantes, cafés e, principalmente, cervejarias, com mesas e bancos para que as pessoas comam e bebam juntas no verão. É uma atmosfera muito gostosa e acolhedora – você compra alguma comida típica e uma enorme caneca de cerveja e se senta ao ar livre para dividir esse momento com conhecidos e desconhecidos.

 

Mesmo para quem não gosta da bebida, é algo a ser vivenciado em Munique, onde há vários biergarten (inclusive o maior do mundo, o Hirschgarten), porque é um costume bastante típico da Baviera.

 

Oktoberfest

 

Estudar em Munique Alemanha: Oktoberfest, Bayern e mais

 

A Oktoberfest é o maior e mais famoso festival de cerveja do mundo. Se você gosta da bebida e de festas culturais, definitivamente deve colocar a Oktober em Munique na sua bucket list.

 

A eficiência alemã acontece até quando se trata de beber e festejar. Na Oktoberfest, você presencia as vestimentas tradicionais da Alemanha, como o Lederhosen (calça de couro para homem) e também as comidas típicas da Baviera.

 

Realizada desde 1810, criado pelo rei Luís I como uma celebração do seu casamento, a Oktoberfest acontece da metade de setembro ao início de outubro, dependendo do ano. Munique fica cheia de pessoas do mundo inteiro durante esse período, um verdadeiro fervilhão multicultural de entusiastas da cerveja.

 

Mas lembre-se: beba com moderação.

 

Hofbräuhaus

 

Estudar em Munique Alemanha: Oktoberfest, Bayern e mais

 

Ainda sobre cerveja, em Munique se encontra a famosa Hofbräuhaus am Platzl, a tradicional cervejaria criada em 1589, com filiais pelo mundo todo, inclusive no Brasil, em Belo Horizonte.

 

O Hofbräuhaus am Platzl, bem no centro da cidade, é também um restaurante com pratos típicos da culinária alemã e música ao vivo. Depois da Oktoberfest, é a maior atração turística de Munique.

 

Trabalhar em Munique

 

Munique é uma das melhores cidades da Alemanha para se trabalhar. Existem muitos empregadores conhecidos na cidade, como, por exemplo, a BMW, Siemens, Google, Microsoft, Salesforce, Allianz, Audi e muitas outras. Os setores mais fortes são o da indústria automotiva, tecnologia da informação e mídia e publicação. Só para se ter uma ideia, tem aproximadamente 200 companhias de TI localizadas em Munique.

 

Os alunos vindos de outros países têm todas as oportunidades de trabalhar enquanto estudam na cidade, com pouquíssimas limitações e restrições. No entanto, quem não é cidadão da Europa só pode trabalhar 180 dias durante o ano letivo. Por isso, a maioria opta por trabalhar durante as férias de verão e aos fins de semana.

 

Contanto que você cumpra essas regras, você não terá problemas para conseguir experiência profissional de qualidade em Munique e dar início à sua carreira internacional.

 

Tradição e inovação no mesmo lugar

 

Munique tem a mistura perfeita de tradição e inovação em termos de arquitetura e atitude. Você pode passear pelas belas partes neoclássicas da cidade, como Ludwigstraße e Leopoldstraße, e depois visitar o moderno Museu Brandhorst. De festivais tradicionais a exposições de arte de rua, o antigo e o novo vivem em harmonia na cidade.

 

Inclusive, mesmo em meio a algo tão clássico e tradicional como o Englisch Garten, o maravilhoso parque de Munique, há uma área de nudismo!

 

Cultura alemã

 

Há mais de 80 museus em Munique. Você encontrará de tudo, desde galerias de arte moderna que abrigam algumas das mais famosas obras-primas do mundo moderno até um museu dedicado exclusivamente à batata. Sim, à batata!

 

Dentre os destaques, estão o Glyptothek, com sua extensa coleção de esculturas antigas; a Coleção Estadual de Arte Egípcia, cujas obras cobrem mais de 5.000 anos; e o Museu da BMW (foto abaixo), que conta a história dessa marca automobilística icônica.

 

Estudar em Munique Alemanha: Oktoberfest, BMW e mais

 

Estudar em Munique, Alemanha

 

Agora que você sabe as principais razões para estudar em Munique, na Alemanha, encontre o seu curso com a ajuda do nosso Selecionador de Cursos. A ferramenta é gratuita, fácil de usar e mostra resultados de acordo com as suas preferências e objetivos, inclusive destino de estudo, como Munique.

 

Estudar em Munique Alemanha: Oktoberfest, Bayern e mais

CURSO PERFEITO
Quer saber qual curso é melhor para você?
Descubra com a nossa nova ferramenta "Selecionador de curso"!
COMEÇAR SUA BUSCA