Essenciais
Alemanha: Quando chegar lá

5 lugares para conhecer na Alemanha

O que você não pode deixar de conhecer durante os seus estudos na Alemanha: cinco pontos turísticos encantadores do país.

5 lugares para conhecer na Alemanha

Apesar de Berlim ser, de fato, a cidade mais famosa e com mais opções de estudo, nos separamos a seguir cinco lugares incríveis que você não pode deixar de conhecer enquanto estudar na Alemanha.

 

Estudar na Europa - Estudar na Alemanha - Hotcourses Brasil

 

1. Estrada Romântica

 

Estrada Romântica na Alemanha

 

Esse trajeto turístico entre os estados de Baviera e Baden-Württemberg ganhou este título de Romantic Road – Estrada Romântica – na década de 50, quando começou a se popularizar. Desde então, agências criaram tours pela região, passeios de um dia ou trajetos que os turistas podem fazer sozinhos com um carro alugado.

 

É um dos caminhos mais cênicos da Alemanha, com chances de observar de perto a cultura e a história medieval do país. O ponto principal e mais encantador é o Castelo Neuschwanstein, construído no século 19 quase na divisa com a Áustria, que inspirou o Castelo da Cinderela, o símbolo dos estúdios da Disney.

 

Na Estrada Romântica, você também passa pela cidade barroca de Würzburg; por Rothenburg ob der Tauber, a cidade medieval mais bem preservada do país; e também pela região de Pfaffenwinkel, famosa pelas suas paisagens campestres com aldeias pitorescas e igrejas de peregrinação.

 

2. Munique

 

Estudar em Munique, Alemanha - Hotcourses Brasil

 

Munique é uma cidade grande, a terceira mais populosa da Alemanha. Embora esse destino não seja tão “fora do comum”, nós recomendamos uma visita à capital da Baviera por diferentes razões.

 

O primeiro e mais óbvio deles é que é em Munique que acontece uma das festas anuais mais tradicionais do mundo: a Oktoberfest original! O festival da cerveja foi criado em 1810 como celebração do casamento do rei Luís I e, desde então, cresceu e se tornou uma das maiores festas internacionais e também um dos principais alicerces do turismo na Alemanha.

 

Além de ser uma das melhores cidades do mundo para se viver, Munique é uma mistura perfeita entre arquitetura histórica e moderna, tradições e vida cosmopolita e sofisticadas.

 

Nela se encontram a Marienplatz, uma grande praça com feirinha e comidas locais bem no coração da cidade (não deixe de comprar um prato típico e um caneca de cerveja e sentar-se nos bancos da praça para comer ao lado de pessoas do mundo inteiro); o Deutsches Museum, maior museu tecnológico do mundo; a sede da BMW; o maravilhoso e gigante parque Englischer Garten; e a icônica cervejaria/restaurante Hofbräuhaus, na ativa desde 1589.

 

Sem contar, é claro, as várias universidades renomadas localizadas na cidade, como a Universidade Técnica de Munique, a Universidade de Ciências Aplicadas de Munique e a LMU Munique (32ª melhor universidade do mundo segundo a Times Higher Education).

 

3. Ratisbona

 

Regensburg, Ratisbona, na Alemanha

 

Rtisbona, ou Regensburg no original, é uma das cidades mais antigas da Alemanha, repleta de chame medieval e uma vida estudantil vibrante, graças à Universität Regensburg (uma das 200 melhores do mundo).

 

O Rio Danúbio atravessa o centro da cidade e as ruas estreitas e sinuosas que formam a parte histórica de Ratisbona, declarado um Patrimônio Mundial da Unesco.

 

Fundada em 179 d.C. pelos romanos, esta cidade da Baviera é de médio porte mas gigante em cultura. Os seus pontos turísticos mais famosos são a Ponte de Pedra (Steinerne Brücke) de 310 metros sobre o Danúbio, com suas maravilhosas torres góticas do século 13.

 

Além da história latente, há muita coisa para fazer: Ratisbona tem o maior número de bares e pubs por quilômetro quadrado do que qualquer outra cidade alemã, inclusive Wurstkuchl, a taberna de linguiças mais antiga do mundo, e atividades ao ar livre como trilhas e escaladas.

 

4. Vale de Mosela

 

Vale de Mosela na Alemanha

 

O Moselle Valley fica entre a Alemanha, França e Luxemburgo, e ganhou este nome por ser um vale central banhado pelo Rio Mosela, que chega até a Bélgica. Formado por vinhedos, vilas medievais e castelos dignos de contos de fada bem no topo da colina, o Vale de Mosela é um ponto turístico impressionante na Alemanha que deveria ser incluído em mais roteiros.

 

O rio flui por 195 quilômetros entre Trier e Coblença, região que se tornou uma das principais produtoras de vinho branco alemãs. É um local perfeito para escapar do caos das cidades grandes, mergulhar na cultura do país e provar o que ele tem de melhor a oferecer quando o assunto é vinho e culinária.

 

Na região, não deixe de conhecer a cidade romana Trier; o imponente castelo Cochem, com um passeio às margens do rio; a vila pacata de Beilstein; e a cidade de art noveau Traben-Trarbach.

 

Apesar de ser encantador em qualquer período do ano, o ideal é visitar o Vale de Mosela no final do verão e/ou início do outono, quando acontecem vários festivais, colheitas e desfiles pelas cidades, com música ao vivo e feiras de produtos locais.

 

5. Baden-Baden

 

Baden-Baden, na Alemanha

 

Baden-Baden é uma cidade termal descoberta pelos romanos, datando desde a época do imperador Adriano. Ela era um destino de verão popular entre os aristocratas europeus no século 19, por isso, até hoje, tem casas que foram construídas para reis, rainhas e outros membros da realeza.

 

Atualmente, Baden-Baden oferece aos turistas diversas atividades esportivas, como golfe e tênis; locais históricos e museus, como o Brahmshaus, a casa o compositor alemão Johannes Brahms; e também o Faberge Museum, com mais de 1.500 obras de arte criadas por Faberge.

 

No inverno, Baden-Baden é um lugar incrível para observar o céu.

 

Leia também:

25 fatos e curiosidades sobre a Alemanha

A Alemanha pode se tornar o destino de estudo mais popular da Europa?

O aprendizado do idioma e a experiência de trabalho na Alemanha por um brasileiro

Dê uma olhada...

Pesquise por cursos

Alemanha
Graduação
SOBRE O AUTOR

5 lugares para conhecer na Alemanha

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.