Essenciais
Hong Kong: Destino de Estudo

25 fatos e curiosidades sobre Hong Kong

Superlotação, tecnologia, paisagens paradisíacas, arranha-céus, Rolls-Royces, uma mistura da cultura oriental e ocidental...

25 fatos e curiosidades sobre Hong Kong
676

Listamos 25 fatos e curiosidades sobre este lugar exótico e incrível na costa sul da China!

 

1. Hong Kong é formado por mais de 200 ilhas.

 

2. Ele é uma das duas regiões administrativas especiais da China (a outra é Macau). Isto significa que é semi-autônomo, funcionando com o princípio de “um país, dois sistemas”. A China concordou por lei em dar um alto nível de autonomia à região e preservar a sua economia e sistema social, no entanto, Pequim tem o poder de vetar mudanças no sistema político.

 

3. Hong Kong tem moeda, idioma e passaporte diferentes em relação à China.

 

4. É um dos países/regiões mais densamente povoados do mundo: 6,5 mil pessoas por quilômetro quadrado.

 

5. Hong Kong tem duas línguas oficiais: o chinês (cantonês falado) e o inglês.

 

6. A região foi colônia britânica por um século e meio, sendo devolvida à China apenas em 1997.

 

7. Hong Kong tem mais Rolls-Royces por habitante do que qualquer outra cidade do mundo.

 

8. O Facebook e o Whatsapp são permitidos no país, diferente da China.

 

9. Hong Kong tem mais arranha-céus do que qualquer outra cidade do mundo – duas vezes mais do que em Nova York, o segundo maior número mundial.

 

10. Graças ao seu território montanhoso, o distrito central da ilha de Hong Kong tem uma mistura incrível de paisagens urbanas e naturais.

 

 

11. O dólar de Hong Kong é oitava moeda mais negociada do mundo.

 

12. Dai Pai Dong é uma famosa rede de fast food de macarrão instantâneo (noodles) de Hong Kong, com tigelas de macarrão bem baratas.

 

13. O macarrão instantâneo é um prato muito popular em Hong Kong. De fato, os seus habitantes acreditam que comer noodles no aniversário de alguém proporciona ao aniversariante uma vida longa e abençoada.

 

14. A Ponte de Tsing Ma é a ponte mais longa do mundo com um duplo sistema: uma plataforma para tráfico de automóveis e uma para o circuito ferroviário.

 

15. O Peak Tram foi o primeiro sistema de funiculares da Ásia, instalado em 1888 – transporte por cabos para subir colinas e montanhas. Em funcionamento até hoje, os “bondinhos” levam mais de 11.000 habitantes e turistas por dia até a parte mais alta da ilha. É uma ótima maneira de observar as belas paisagens da região!

 

Fonte: Wikipedia Commons.

 

16. Aproximadamente três quartos de Hong Kong são de regiões rurais e parques naturais.

 

17. O inventor da comunicação por fibra óptica – e vencedor do Prêmio Nobel de Física de 2009 – é de Hong Kong: professor Charles Kao.

 

18. O feng shui é muito respeitado e valorizado em Hong Kong – ele influencia a arquitetura, negócios e estilo de vida de seus habitantes.

 

19. Quem nasce em Hong Kong é honconguês ou honconguesa.

 

20. A Disneyland de Hong Kong, fundada em 2005, é o terceiro parque temática da Disney fora dos Estados Unidos – e o primeiro da China.

 

21. A Região tem uma das maiores concentrações per capita de cafés e restaurantes do mundo, com um restaurante para cada 600 pessoas.

 

22. O número de visitantes em seu território continental subiu de 4,5 milhões em 2001 para 28 milhões em 2011, superando o número de visitas de todos os outros países combinados.

 

23. Hong Kong é bastante famoso pelas suas “comidas de ruas”. A street food é vendida em barraquinhas nas calçadas de ruas movimentadas e tem inúmeras opções de carnes, peixes e outras iguarias.

 

Fonte: Wikipedia Commons.

 

24. Foi eleita a “Melhor Cidade para Negócios do Mundo” e a “Melhor Cidade para Negócios do Nordeste da Ásia”, respectivamente, por quatro e cinco vezes consecutivas pela revista Business Traveller Asia Pacific.

 

25. Devido a sua superlotação, Honk Kong tem um dos mercados imobiliários mais caros do mundo: 1,5 milhões de dólares de Hong Kong conseguem comprar apenas 500 metros quadrados.

 

Com informações de Weekend Notes.

 

Leia mais:

45 fatos e curiosidades sobre a China

42 fatos e curiosidades sobre a Coreia do Sul

40 fatos e curiosidades sobre o Japão

Pesquise por cursos

Hong Kong
Graduação
SOBRE O AUTOR

25 fatos e curiosidades sobre Hong Kong

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.

Dê uma olhada...