
Você tem curiosidade de saber mais sobre Hong Kong? Uma ex-colônia britânica, um território autônomo, uma das regiões administrativas especiais da China – Hong Kong, embora pequeno em tamanho, é um grande centro urbano, densamente povoado. E, talvez você nunca tenha pensado nisso, mas é um excelente destino de estudo para estudantes internacionais, com algumas das melhores universidades mais jovens do mundo, bolsas de estudo, tecnologia e diversas opções de cursos ministrados em inglês.
Se você ficou interessado em saber mais, vai gostar de ler os 25 fatos e curiosidades sobre Hong Kong, este lugar exótico e incrível, que listamos a seguir.
Onde fica Hong Kong?
1. Hong Kong fica na costa sul da China, a 60 quilômetros a leste de Macau. Ela é uma das duas Regiões Administrativas Especiais da China (RAE). A outra é Macau, inclusive.
2. A região foi colônia britânica por um século e meio, sendo devolvida à China apenas em 1997. Esse período é chamado de Hong Kong britânico. Em 1922, para se ter uma ideia, o seu território chegou a ser habitado por aproximadamente 15.000 soldados do Exército Colonial. Apesar de ser uma RAE da China, a influência britânica ainda é bastante evidente em Hong Kong, tornando-o um dos lugares em que a mistura de cultura oriental e ocidental é mais evidente – inclusive no sistema de ensino.
3. Hong Kong tem um território de 1.104 km² é formado por mais de 250 ilhas, entre elas, Lautau Island, Lamma Island, Cheung Chau Island, Peng Chau Island, Aberdeen, Po Toi Island e várias outras. A região consiste em 18 distritos administrativos, constituídos principalmente pela Ilha de Hong Kong, Lantau, Península de Kowloon e os Novos Territórios.
4. Graças ao seu território montanhoso, o distrito central da ilha de Hong Kong tem uma mistura incrível de paisagens urbanas e naturais. É um lugar mundialmente conhecido pelo seu horizonte de arranha-céus e, mais ao fundo, montanhas e mar. É uma visão no mínimo digna de nota.
5. Hong Kong é um dos países ou regiões mais densamente povoados do mundo, com mais de 7,4 milhões de habitantes. Isso representa um número impressionante de 6,2 mil pessoas por quilômetro quadrado. É principalmente por esse motivo que Hong Kong tem uma média de fecundidade muito menor do que a global, de 0,94 filho por mulher.
Hong Kong é um país?
6. Hong Kong é uma das regiões administrativas especiais da China (ERA), o que significa que é semiautônomo, funcionando com o princípio de “um país, dois sistemas”. A China concordou por lei em dar um alto nível de autonomia à região e preservar a sua economia e sistema social, no entanto, Pequim tem o poder de vetar mudanças no sistema político. Hong Kong tem moeda, idioma e passaporte diferentes em relação à China.
Leia também: 45 curiosidades sobre a China que você precisa saber
7. Hong Kong tem duas línguas oficiais: o chinês (cantonês falado) e o inglês. Você consegue tranquilamente encontrar um curso acadêmico de seu interesse ministrado em inglês nas universidades de Hong Kong.
8. O dólar de Hong Kong é nona moeda mais negociada do mundo. Com o símbolo HK$ para diferenciar dos demais dólares do mundo, a moeda vale, no momento, R$ 0,67. Embora não oficial, ela é usada na China continental e em Macau.
Quem nasce em Hong Kong é?
9. Quem nasce em Hong Kong é honconguês ou honconguesa. Aproximadamente 96% da toda a população de Hong Kong é chinesa, a maioria cantonesa. Há também muitos vietnamitas, filipinos, tailandeses e indonésios.
Comida de rua em Hong Kong
10. Hong Kong é bastante famoso pelas suas “comidas de ruas”. A street food é vendida em barraquinhas nas calçadas de ruas movimentadas e tem inúmeras opções de carnes, peixes e outras iguarias.
11. Dai pai dongs são aglomerados de barraquinhas vendendo comida de rua, em especial os famosos macarrões instantâneos (noodles), um termo da culinária e uma cultura de comida de rua que se originou em Hong Kong e se popularizou pelo mundo. O nome oficial do governo para esses estabelecimentos é "barracas de comida cozida". Se você estiver em Hong Kong, não pode deixar de visitá-los, porque é uma parte bem característica da cultura local – além de poder provar tigelas de macarrão por preços bem baratos.
12. O macarrão instantâneo é um prato muito popular em Hong Kong. De fato, os seus habitantes acreditam que comer noodles no aniversário de alguém proporciona ao aniversariante uma vida longa e abençoada.
Curiosidades sobre Hong Kong
13. Hong Kong tem mais Rolls-Royces e Mercedes por habitante do que qualquer outra cidade do mundo. Como um dos centros financeiros globais mais importantes, Hong Kong também é uma das cidades mais ricas, na quinta posição mundial, com um dos maiores números de bilionários do mundo. Acredita-se que essa é a principal razão para tantos carros de luxo!
14. O Facebook e o Whatsapp são permitidos no país, diferente da China.
15. Hong Kong tem mais arranha-céus do que qualquer outra cidade do mundo – duas vezes mais do que em Nova York, quem tem o segundo maior número mundial.
16. A Ponte de Tsing Ma é a ponte mais longa do mundo com um duplo sistema: uma plataforma para tráfego de automóveis e uma para o circuito ferroviário.
17. O Peak Tram foi o primeiro sistema de funiculares da Ásia, instalado em 1888 – transporte por cabos para subir colinas e montanhas. Em funcionamento até hoje, os “bondinhos” levam mais de 11.000 habitantes e turistas por dia até a parte mais alta da ilha. É uma ótima maneira de observar as belas paisagens da região!
18. Aproximadamente três quartos de Hong Kong são de regiões rurais e parques naturais.
19. O inventor da comunicação por fibra óptica – e vencedor do Prêmio Nobel de Física de 2009 – é de Hong Kong: professor Charles Kao.
20. O feng shui é muito respeitado e valorizado em Hong Kong – ele influencia a arquitetura, negócios e estilo de vida de seus habitantes.
21. A Disneyland de Hong Kong, fundada em 2005, é o terceiro parque temática da Disney fora dos Estados Unidos – e o primeiro da China.
22. A Região tem uma das maiores concentrações per capita de cafés e restaurantes do mundo, com um restaurante para cada 600 pessoas.
23. O número de visitantes em seu território continental subiu de 4,5 milhões em 2001 para 28 milhões em 2011, superando o número de visitas de todos os outros países combinados.
24. Foi eleita a “Melhor Cidade para Negócios do Mundo” e a “Melhor Cidade para Negócios do Nordeste da Ásia”, respectivamente, por quatro e cinco vezes consecutivas pela revista Business Traveller Asia Pacific. Em 2020, ela ficou em segundo lugar como Best Business City in Asia, atrás apenas de Singapura; e em terceira de Best Business City in the World, perdendo para Singapura e Londres.
Leia também: Por que Londres é a melhor cidade estudantil do mundo?
25. Devido a sua superlotação, Hong Kong tem um dos mercados imobiliários mais caros do mundo: 1,5 milhão de dólares de Hong Kong consegue comprar apenas 500 m². De fato, a região tem um dos custos de vida mais altos do mundo.
Conheça algumas das universidades de Hong Kong:
- The University of Hong Kong
- The Hong Kong Polytechnic University
- Hong Kong Baptist University (HKBU) School of Business
- Faculty of Construction and Environment, The Hong Kong Polytechnic University