Essenciais
República da Irlanda: Destino de Estudo

Guia do estudante internacional em Dublin

Interessado em estudar na bela cidade de Dublin, capital da Irlanda? Aprenda todas as informações mais importantes aqui!

Guia do estudante internacional em Dublin

Talvez seja a história da cidade e do país ou a cultura vibrante que reverbera por todas as suas ruas. Quem sabe é o charme contagiante dos locais ou o sotaque inigualável do inglês da região. Há muitas razões para se apaixonar por Dublin! Como a maior cidade da Irlanda, com uma população de aproximadamente 1,4 milhão de pessoas, ela também é uma das regiões com o maior número de estudantes de toda a Europa.

 

Estudar em Dublin, na Irlanda

 

Se você quer estudar ou trabalhar no exterior – ou as duas coisas! – chegou a hora de descobrir por que Dublin é tão incrível e atrai tantos brasileiros.

 

Onde eu posso estudar em Dublin?

 

Dizer que Dublin é uma cidade acolhedora para estudantes internacionais é minimizar o impacto que essa cidade terá na sua vida. Ao decidir-se pela sua área de estudos, você terá muitas opções excelentes. As universidade em Dublin oferecem não apenas uma variedade de cursos e áreas de estudo, como também diferentes experiências.

 

Conheça algumas das universidades mais importantes de Dublin:

 

 

A mistura de instituições de ensino superior de Dublin permitirá que você crie a sua própria experiência acadêmica inigualável. Isso é muito importante, pois dá a liberdade de prosseguir com os estudos ou eventualmente dar início à sua carreira ainda na cidade.

 

Se o seu plano for fazer um curso de inglês em Dublin, leia esse artigo também.

 

Coisas para fazer em Dublin como estudante

 

Guinness Storehouse, Dublin

Guinness Storehouse, visitação na famosa cervejaria Guinness.

 

Não importa quais forem os seus hobbies e gostos, Dublin sempre terá algo para você. Por ser um centro estudantil mundial, ela tem uma vastidão de história, cenários, entretenimento e lazer.

 

Para começar, você precisa conhecer a essência de Dublin ao visitar a Guinness Storehouse, mesmo se não for muito fã de cerveja. Com um contrato de aluguel de 9.000 anos – ou seja, não vai a lugar nenhum tão cedo –, você participa de uma experiência interativa e única de visitação e degustação em um passeio guiado pela história da marca. Ou então você pode simplesmente relaxar no Gravity Bar, com vista 360° de Dublin.

 

Se você estiver a fim de um passeio tranquilo entre a flora e a fauna local, vá aos Jardins Botânicos de Dublin ou ao Phoenix Park para descansar a mente e também praticar alguma atividade física.

 

Quando o assunto é lazer e culinária, Dublin oferece uma diversidade de cafés, restaurantes, pubs e bistrôs para saciar todos os paladares. Há também o Mercado de Pulgas de Dublin sempre no último domingo do mês no Digital Hub, para você caçar tesouros entre todas as opções à venda, de roupas a antiguidades.

 

Dublin é uma cidade mergulhada em história. O Museu Nacional da Irlanda e a antiga prisão Kilmainham Gaol, em Kilmainham, são dois bons exemplos de destinos para conhecer mais sobre a cidade e como ela se tornou o que é hoje. Outro exemplo é o Castelo de Dublin, do século 18, que ainda hoje tem um papel fundamental para inaugurações presidenciais.

 

E se você quiser conhecer os resquícios ainda existentes da famosa Era Medieval, não deixe de visitar a inacreditável biblioteca da Trinity College, no coração de Dublin, onde encontrará o Livro de Kells, do século 9, de mais de 1.200 anos.

 

Biblioteca da Trinity College, Dublin

A famosa biblioteca da Trinity College.

 

Onde comer em Dublin?

 

Dublin tem a sorte de ser uma cidade influenciada por uma variedade de culturas diferentes. Isso significa ter ao seu alcance comidas e bebidas do mundo todo. Há uma mistura bem eclética de bares, restaurantes e lanchonetes por toda a cidade, e também de mercados, caso prefira preparar você mesmo todas as suas refeições com os ingredientes que te agradam.

 

Se você quiser encontrar uma cafeteria gostosa para passar a tarde com os amigos, estudar ou simplesmente beber um café de qualidade, tanto a Clement & People quanto a Kaph são consideradas duas das melhores em Dublin.

 

O estudante internacional, para ter uma experiência completa na cidade, acaba virando cliente assíduo de um pub. Comece pelo Grogan’s Pub ou o JP Mooneys para ter uma sensação irlandesa autêntica. Mas saiba que há diversas outras alternativas: há mais de 700 pubs em Dublin!

 

Quando o assunto é restaurante, você encontra lugares excelentes para todos os orçamentos. Se quiser uma noite mais extravagante, tente o Chapter One; para uma janta agradável e mais acessível, coma no Brother Hubbard. Ambos têm comida de qualidade e prestigiam os ingredientes irlandeses.

 

Uma refeição no Fumbally é ambientalizada por uma decoração industrial vintage. O Bunsen satisfaz a sua vontade de hambúrguer e o 147 Deli é uma alternativa saudável com sanduíches e saladas frescos e deliciosos.

 

Não vamos nos esquecer da pizza! Coma a sua fatia (ou várias!) no Dublin Pizza Company para sentir os sabores de Nápoles bem no coração de Dublin.

 

O que ver em Dublin?

 

Quando você estiver à procura de um intervalo dos estudos, Dublin tem muito a oferecer, especialmente para quem gosta de atividades ao ar livre. A cidade está localizada em um país notoriamente conhecido pelas suas colinas, campos, vales e praias. Basta pegar um trem DART e a poucos minutos você chega a diferentes paisagens de tirar o fôlego.

 

Se você quer contato com o oceano, visitar o Howth Summit ou fazer o famoso passeio Howth Cliff Walk serão itens essenciais na sua lista do que fazer em Dublin. Agora, se quiser ir além e fazer uma viagem de um dia ou de final de semana, Cork e Galway ficam a uma viagem de trem de Dublin. Explore toda a beleza da Irlanda além da cidade grande!

 

Morar em Dublin também significa estar entre grandes espaços verdes ao ar livre combinados a uma arquitetura interessante e histórica e ter acesso à costa litorânea. O melhor de todos os mundo!

 

Howth Cliff, Irlanda

Farol Baily em Howth, próximo à Dublin. (Foto: iStockPhoto/trevor woodville)

 

Como são as acomodações em Dublin?

 

Como muitas cidades do mundo inteiro, os preços de acomodações em Dublin variam amplamente. E, como quase em todos os lugares, uma moradia com localização central é a opção mais cara.

 

No primeiro ano do seu curso universitário, morar em um residencial estudantil é a melhor forma de fazer amigos, estar perto dos prédios acadêmicos e ter a sensação de comunidade. A maioria das universidade garante uma vaga nas acomodações estudantis para os calouros desde que façam a solicitação até o prazo estipulado.

 

Se você procura por um quarto ou apartamento compartilhado em um imóvel particular, as áreas Um e Dois dos 24 distritos postais de Dublin são ótimos pontos de partida para a sua busca – Dublin One costuma ser mais barato, mas Dublin Two é mais moderno.

 

Os distritos Três e Seis também têm preços acessíveis, caso não se importe de morar em regiões menos centrais. Ambos possuem redes de trem LUAN que facilitam sua locomoção pela cidade. E o Dublin Seven tem recebido novos desenvolvimentos, entre elas acomodações disponíveis, como em Smithfield.

 

Ao procurar por um lugar para morar, sempre peça a orientação da sua universidade irlandesa e visite estes sites para a sua pesquisa:

 

 

Como usar o transporte público em Dublin?

 

Você vai conseguir navegar por Dublin facilmente. Como ela não é uma cidade “espalhada”, é possível ir à maioria dos lugares a pé. Se você não gosta de caminhar ou quiser fazer passeios mais distantes, terá acesso às redes de ônibus e trem locais. A rede ferroviária LUAS te leva para qualquer lugar da cidade até aos subúrbios, enquanto a linha DART conecta Dublin aos seus arredores em direção à costa.

 

Além de andar a pé, a forma mais conveniente de se locomover pela cidade é de ônibus. Recomendamos que você invista em um LeapCard para poder usar qualquer ônibus com mais praticidade, senão terá de comprar suas passagens apenas em dinheiro.

 

Dublin também é popular para quem quiser ter uma bicicleta, em especial nos dias de tempo bom. Ela tem 120 quilômetros de ciclovias, tornando-a uma das cidades mais acessíveis de bicicleta de toda a Europa (as famosas bike-friendly).

 

Agora, se você estiver com pressa, chamar um táxi também é sempre uma opção – e inclusive uma chance de conversar com taxistas irlandeses e falar sobre a cidade.

 

Interessados?

 

Conheça histórias de quem já estudou em Dublin e tem muitas dicas para dar:

“O aprendizado depende exclusivamente de você”, diz brasileiro que aprendeu inglês do zero em Dublin

Brasileiro consegue emprego na Irlanda antes de se mudar para estudar inglês

Minha mágica experiência na Irlanda

Estudar e trabalhar na Irlanda como estrangeira

Dos vários empregos às acomodações, brasileiro dá dicas sobre os estudos em Dublin

 

Texto original de Jamie Dobbs publicado no site Hotcourses Abroad. Tradução e adaptação de Brenda Bellani.

Pesquise por cursos

República da Irlanda
Graduação

Leitura recomendada