
A Irlanda fechou um acordo com o Brasil para ceder mais 4 mil bolsas de estudos em pós-graduações em universidades irlandesas, nos próximos quatro anos, pelo programa Ciência sem Fronteiras.
Incluindo os 1.500 estudantes de pós-graduação anunciados em um acordo semelhante no último mês de junho, aproximadamente 5.500 brasileiros irão estudar na Irlanda até 2016 – contribuindo com a economia irlandesa em uma estimativa de €34 milhões.
“Este acordo marca o início de uma nova e significativa relação entre os institutos educacionais dos dois países”, disse o Ministro irlandês de Comércio e Desenvolvimento, Joe Costello. Atualmente, a Irlanda recebe 100 universitários brasileiros pelo programa; o novo financiamento irá proporcionar um adicional de 1.400 alunos por ano, aumentando a colaboração universitária e o intercâmbio de aprendizado e pesquisa acadêmica nas áreas de ciências, tecnologia, engenharia e matemática (STEM – Science, Technology, Engineering and Mathematics).
Em apoio ao programa, o Education in Ireland lançou um portal online para que os estudantes brasileiros possam pesquisar cursos de ensino superior, aprender mais sobre a vida na Irlanda e obter conselhos sobre o processo de inscrição nas universidades.
Vários outros países já aderiram ao Ciência sem Fronteiras, dentre eles Estados Unidos, Canadá, Alemanha, Reino Unido, França, Itália, Austrália e Bélgica. Lançado em abril de 2011 pelo governo brasileiro, o programa permitirá que 100.000 brasileiros façam um ano de graduação ou pós-graduação nas áreas de STEM nas melhores universidades do mundo – preparando, assim, profissionais qualificados e capazes de crescer internacionalmente.
Fonte: The Pie News
Pesquise:
Cursos de pós-graduação na Irlanda
Leia mais: