Essenciais
República da Irlanda: Últimas notícias

Irlanda e a Covid-19: 10 respostas sobre imigração, vistos e trabalhos

Irlanda: 10 perguntas e respostas oficiais sobre solicitação e renovação de visto, trabalho de meio período e outras informações para estudantes internacionais durante a pandemia

Irlanda e a Covid-19: 10 respostas sobre imigração, vistos e trabalhos

Um dos destinos de estudo mais procurados por brasileiros, a Irlanda tem divulgado informações para ajudar os estudantes internacionais no país e em processo de solicitação de visto. A seguir, entenda as principais questões de acordo com as notificações do site oficial do Departamento de Justiça e Igualdade irlandês.

 

Covid-19 e a Irlanda: informações sobre vistos

 

1. Posso tirar meu visto de estudante para a Irlanda agora?

 

Não, no momento a Irlanda não está aceitando novas solicitações de vistos. Como parte dos esforços para lidar com o coronavírus e garantir a segurança de todos, o país temporariamente cessou os processos de visto desde o dia 20 de março.

 

Embora ainda seja possível preencher a solicitação online como de costume, o processo não será levado adiante. O governo irlandês informa que qualquer solicitação feita online permanecerá válida até o fim das restrições de viagens internacionais.

 

Atualmente, apenas casos prioritários e emergenciais continuarão a serem atendidos:

 

  • Vistos de emergência para profissionais e pesquisadores da área de saúde e profissionais do cuidado a idosos;
  • Famílias imediatas de cidadãos irlandeses (que querem retornar à Irlanda);
  • Residentes legais do país;
  • Cidadãos habilitados a recorrer à provisão da Diretiva de Livre Circulação da UE;
  • Pessoal envolvido no setor de transporte de bens e outros transportes, na medida do possível;
  • Diplomatas, funcionários de organizações internacionais, militares e membros de ajudas humanitárias no exercício de suas funções.

 

2. A minha escola/universidade está fechada por causa da Covid-19. Nesta situação, eu posso trabalhar por quantas horas semanais?

 

Nestas circunstância, como medida temporária, o governo permite trabalhar por 40 horas semanais, desde que esteja de acordo com as orientações da sua escola/universidade.

 

3. Eu sou estudante internacional e perdi meu trabalho de meio período por causa do coronavírus. Eu tenho acesso ao pagamento de desemprego?

 

Os estudantes que estavam empregados e perderam o emprego devido à Covid-19 têm direito a solicitar o pagamento de desemprego pandêmico (COVID-19 Pandemic Unemployment Payment) ao Departamento de Assuntos de Empregos e Proteção Social (DEASP).

 

Para a solicitação, os estudantes que estiverem desempregados deverão demonstrar que o seu trabalho foi reincidido por causa o coronavírus e que, por consequência, estão enfrentando dificuldades financeiras.

 

4. Eu já paguei pelo meu curso na Irlanda, eu posso ser reembolsado?

 

Esta informação deve ser verificada diretamente com a sua escola, faculdade ou universidade irlandesa.

 

5. Eu perdi o meu emprego, posso trabalhar como autônomo no país?

 

Não. A Irlanda não permite que estudantes trabalhem como autônomos no país.

 

6. Minha permissão de estudos expirou ou vai expirar durante a quarentena. O que eu faço?

 

A Irlanda renovou automaticamente por dois meses a permissão dos estudantes internacionais com data de validade entre 20 de março a 20 de maio de 2020.

 

Se tudo voltar ao normal após o dia 20 de maio, o seu pedido de renovação da permissão será processado de acordo com as regras normais e a resposta será enviada por correio. Caso as atividades não sejam retomadas nesse período, o governo pode conceder uma nova extensão das permissões.

 

7. Eu tinha um horário marcado no Escritório de Registro. E agora?

 

Todos os escritórios de registros estão fechados temporariamente e todos os horários marcados foram cancelados.

 

8. Minha permissão expirou antes do dia 20 de março, a extensão será válida no meu caso?

 

Não. O governo irlandês lidará com os pedidos de renovação de permissões expiradas antes do dia 20 de março caso a caso. Entretanto, devido ao isolamento social, as atividades foram reduzidas. Se a sua dúvida ou caso for urgente, deve entrar em contato com a unidade ou divisão adequada por email. Não se esqueça de incluir informações como um documento pessoal e o número do seu pedido de renovação.

 

Se a sua permissão expirou antes do dia 20 de março e você já tinha solicitado a renovação, mas a sua entrevista foi cancelada devido à pandemia, não há necessidade de entrar em contato. Os Escritórios de Registro já estão avaliando cada um desses casos.

 

9. Eu precisei sair da Irlanda por causa da pandemia, a extensão de dois meses da permissão é válida no meu caso?

 

A extensão é válida para todas as pessoas cuja permissão expirou ou expirará entre o dia 20 de março e 20 de maio de 2020.

 

10. Estou na Irlanda concluindo meu estudos e quero estender a estadia para trabalhar. Isso ainda é possível?

 

A Irlanda tem um programa chamado Third Level Graduate Programme que permite a permanência de estudantes não europeus no país para conseguir oportunidades no mercado de trabalho caso tenham concluído os estudos com uma qualificação nível 8 ou superior de acordo com a National Framework of Qualifications (NFQ). Para isso, é necessária solicitação da troca do visto Stamp 2 para o Stamp 1G em um escritório de registro local.

 

Entenda o sistema de níveis dos diplomas na Irlanda.

 

O Departamento de Justiça e Qualidade irlandês avisa que os escritórios de registro locais de Dublin e todo o país permanecerão fechados até segunda ordem.

 

Os estudantes impossibilitados de solicitar a troca de visto por causa do fechamento dos escritórios ou porque foram obrigados a retornar aos seus países de origem/de residência devido à pandemia podem, como medida temporária, enviar os pedidos eletronicamente ao Registration Office, Burgh Quay, Dulin pelo email burghquayregoffice@justice.ie.

 

Todos os documentos obrigatórios para o Third Level Graduate Programme devem ser digitalizados e anexados ao email. Os requisitos de elegibilidade continuam os mesmos.

 

Mesmo se concedida a permissão com o pedido eletrônico, os estudantes não europeus ainda terão de se apresentar ao Escritório de Registro locais quando reabertos – ou quando o solicitante retornar à Irlanda em segurança.

 

As atualizações sobre este processo estão sujeitas a alterações a qualquer momento. Independentemente disso, a medida é válida até o dia 30 de setembro de 2020.

 

Saiba mais sobre o Third Level Graduate Programme.

 

Leia também:

Covid-19: Orientações do Reino Unido sobre renovação e solicitação de vistos

FAQ: Covid-19 e os seus estudos no exterior

10 coisas para fazer durante a quarentena pelos seus estudos no exterior

Pesquise por cursos

República da Irlanda
Graduação