Essenciais
República da Irlanda: Quando chegar lá

St. Patrick’s Day: curiosidades e as maiores festas pelo mundo

Happy St. Patrick’s Day! Conheça cinco curiosidades e as 12 maiores festas do mundo realizadas no dia 17 de março todos os anos.

St. Patrick’s Day: curiosidades e as maiores festas pelo mundo

Todo dia 17 de março, o mundo se pinta de verde em comemoração ao St. Patrick’s Day. Independente da sua nacionalidade ou descendência, é hora de ser irlandês por um dia! Mas o Dia de São Patrício não é apenas um feriado na Irlanda – ele já é celebrado em diversos países do mundo inteiro. No geral, as festas incluem desfiles, festivais e apresentações de danças irlandesas.

 

Estudar na Irlanda - Hotcourses Brasil

 

Por que o St. Patrick’s Day virou um feriado na Irlanda?

 

St Patrick's Day na Irlanda

 

O São Patrício é um dos santos padroeiros da Irlanda. A data 17 de março é o seu aniversário de morte, que aconteceu por volta do ano 493. Ele nasceu e cresceu na Grã-Bretanha, mas foi capturado por invasores irlandeses e levado como escravo quando jovem. Após alguns anos, ele retornou para a sua família e se tornou clérigo, como o seu pai e avô. Mais tarde, voltou à Irlanda como missionário e trabalhou no norte e oeste do país.

 

Segundo a lenda popular, São Patrício livrou a Irlanda das cobras. No entanto, acredita-se não haver cobras no país desde a Era Glacial. As “cobras” da lenda, que São Patrício supostamente baniu da Irlanda, podem se referir aos druidas ou adoradores pagãos de deuses de serpentes convertidos por ele.

 

Acredita-se que ele foi enterrado sob a Down Cathedral, em Downpatrick, na Irlanda do Norte.

 

Curiosidades sobre o St. Patrick’s Day:

 

1. A tradição dos desfiles no St. Patrick’s Day é, na verdade, americana e não irlandesa. De acordo com o livro The Wearing of the Green: A History of St. Patrick’s Day, de Mike Cronin e Daryl Adair, os desfiles foram criados na América do Norte no século 18 pelos imigrantes e só chegou à Irlanda nos anos 1900.

 

2. O trevo de três folhas usado nas decorações e fantasias do St. Patrick’s Day é considerado a flor nacional não oficial da Irlanda há séculos. A lenda diz que São Patrício usava o trevo como um símbolo para ensinar sobre a Santíssima Trindade aos não-crentes quando converteu os irlandeses ao cristianismo no século IV.

 

O trevo, símbolo da Irlanda, no St Patricks Day

 

3. A cor oficial da data, o verde, se deu por três fatores: o apelido popular da Irlanda de “Ilha Esmeralda”, o trevo de três folhas e o verde na bandeira nacional.

 

4. O leprechaun (duende) é outro símbolo da data, um ser místico do folclore irlandês, normalmente descrito como um homenzinho ruivo vestido de terno e chapéu verdes. Segundo as lendas, os duendes são serem travessos e maliciosos. Se capturados por um humano, eles concedem três desejos em troca de sua liberdade. Acredita-se também que eles vivem no final dos arco-íris, protegendo o seu pote de ouro.

 

Leprechaun, folclore irlandês, no St Patrick's Day

 

5. Embora hoje seja marcada pelo consumo de cerveja – especialmente tingida de verde para a ocasião –, durante a maior parte do século 20, o Dia de São Patrício foi considerado um feriado estritamente religioso na Irlanda, o que significava bares e pubs fechados no dia 17 de março. Em 1970, a data foi transformada em feriado nacional e a cerveja voltou a ser vendida livremente.

 

Cerveja verde no St. Patrick's Day da Irlanda

 

12 comemorações do St. Patrick’s Day pelo mundo

 

A seguir, conheça algumas das principais comemorações do St. Patrick’s Day pelo mundo, de acordo com o site IB4UD e Irish Times.

 

12. Seul, na Coreia do Sul

 

A comunidade irlandesa na Coreia do Sul é relativamente pequena, mas a popularidade do St. Patrick’s Day aumenta ano após anos desde a primeira festa em 2000. Ela é organizada pela Associação Irlandesa da Coreia a fim de promover e compartilhar as tradições culturais e esportivas da Irlanda pela comunidade coreana. A festa tem diferentes temas a cada ano.

 

11. Dubai, nos Emirados Árabes Unidos

 

Apesar de não ser exatamente um desfile, a quantia crescente de irlandeses participando do UAE Happiness Carnival (Carnaval da Felicidade dos Emirados Árabes) nesta época tem transformado a festa em um carnaval/St. Patrick’s Day na cidade, com muita música e dança.

 

10. Singapura

 

Singapura adentrou a “brincadeira” recentemente: o primeiro St.Patrick’s Day comemorado na cidade-estado foi em 2006. Desde então ela se fortaleceu ano a ano e atualmente tem festivais com música ao vivo, apresentações nas ruas, danças e jogos.

 

9. Munique, na Alemanha

 

O desfile de St. Patrick’s Day em Munique começou com pequenas comemorações aqui e ali e, aos poucos, se transformou em uma festa com mais de 15.000 participantes. A cidade fecha a rua Leopoldstrasse, a avenida principal do distrito de Schwabing para receber o desfile e os festeiros.

 

St Patrick's Day em Munique, na Alemanha

Celebração do St. Patrick’s Day em Munique. (Foto: @StPatricksDayParadeMunich/Facebook)

 

8. Sydney, na Austrália

 

Durante o dia 17 de março, em homenagem ao feriado irlandês, a Sydney Opera House, icônica construção australiana em formato de vela, é iluminada de verde. Além disso, o desfile de St. Patrick’s Day em Sydney tem mais de 200 anos e é um dos maiores do mundo, apesar de ter sido cancelado em alguns dos anos mais recentes por diferentes motivos (como construções na cidades e falta de orçamento).

 

7. Auckland, na Nova Zelândia

 

Um grupo de irlandeses criou o St. Patrick’s Festival Auckland em 1995 com o propósito de celebrar a data e também homenagear as relações entre a Irlanda e a Nova Zelândia. Hoje em dia, mais de 20 anos depois, o festival continua a atrair milhares de pessoas, incluindo barracas de comida, dança irlandesa, músicas e muitas atividades para as crianças.

 

6. Montreal, no Canadá

 

O Montreal St. Patrick’s Day Parade (Desfile do Dia de São Patrício de Montreal) acontece desde 1824 e nunca foi cancelado, independentemente do tempo. As festividades acontecem no domingo que antecede o St. Patrick’s Day e a atração principal é um desfile de três horas com balões, música, fantasias e uma réplica impressionante de São Patrício.

 

5. Buenos Aires, na Argentina

 

Há mais de 500.000 irlandeses na Argentina! Não é à toa que a capital Buenos Aires tem a maior festa de St. Patrick’s Day da América do Sul, com desfile, todo mundo vestindo verde e festas ao longo do dia.

 

4. Montserrat, no Caribe

 

Essa é o único país onde o St. Patrick’s Day é feriado nacional além da Irlanda. Não só isso, a data é celebrada por uma semana inteira, com um grande calendário de festas e eventos no melhor estilo caribenho. O dia 17 de março marca a revolta dos escravos planejada em Montserrat em 1768, por isso as comemorações também honram a herança africana e irlandesa da cidade.

 

3. Dublin, na Irlanda

 

Claramente, toda a Irlanda se enche de desfiles e festivais na data para homenagear o seu santo padroeiro. No entanto, a mais proeminente e renomada de todas acontece, sem dúvidas, na capital Dublin. As ruas e pubs se enchem de milhares e milhares de pessoas em festa, tanto nativos quanto turistas. O desfile tradicional, inclusive, é transmitido ao vivo na TV irlandesa.

 

2. Londres, no Reino Unido

 

Londres comemora anualmente o St. Patrick’s Day durante três dias seguidos, mas o desfile na capital inglesa tem um tema diferente a cada edição, além de receber todo tipo de participante: balões gigantes de vários designs, fanfarras, clubes esportivos e escolas de dança irlandesa do país inteiro. O caminho percorrido pelo desfile passa por pontos famosos da cidade, como o The Ritz, Piccadilly Circus, a Trafalgar Square e o Palácio de Whitehall.

 

1. Nova York, nos Estados Unidos

 

Nova York tem uma grande participação na celebração de St. Patrick’s Day pelo mundo ao reunir mais de duas milhões de pessoas todos os anos para assistir ao enorme desfile da cidade. Ou seja, é a maior festa do mundo, até mesmo do que a de Dublin!

 

Com danças, gaitas de fole, bandas, etc., entre 150.00 e 250.000 pessoas participam da parada de mais de seis horas de duração. A festa de São Patrício em NY é mais velha do que a própria cidade, com início em 1762!

 

Curiosidades sobre o St Patrick's Day: estudar na Irlanda

 

Leia também:

Happy St. Patrick’s Day and Happy Birthday: estudante brasileira comemora a data em Dublin

Como escolher o seu curso de inglês na Irlanda?

Como tirar o visto de estudante para a Irlanda?

CURSO PERFEITO
Quer saber qual curso é melhor para você?
Descubra com a nossa nova ferramenta "Selecionador de curso"!
COMEÇAR SUA BUSCA