Essenciais
República da Irlanda: informações de assunto

Como escolher o seu curso de inglês na Irlanda?

10 informações importantes para encontrar o melhor curso de inglês para você na Irlanda

Como escolher o seu curso de inglês na Irlanda?
187

A Irlanda cresceu imensamente entre os brasileiros como um destino de estudo para cursos de inglês, principalmente por duas razões: poder trabalhar em qualquer função no país mesmo com um visto de estudante (diferente dos EUA e Reino Unido, por exemplo); e a enorme variedade de escolas disponível!

 

No entanto, com a variedade vem também a dúvida de como escolher a opção mais adequada. Isto depende amplamente de uma série de fatores, desde gosto pessoal até dicas de segurança do próprio governo irlandês.

 

Por isso, listamos a seguir algumas dicas importantes para encontrar os melhores cursos de inglês para estrangeiros na Irlanda.

 

1. Padrão de qualidade

 

Não há nenhum regulamento obrigatório para as escolas que oferecem cursos de inglês na Irlanda. Ou seja: não existe uma lista de instituições aprovadas pelo governo ou qualquer selo de qualidade oficial que você possa verificar na hora de escolher a sua escola.

 

Por isso, é essencial verificar cada uma das suas opções com cuidado antes de fechar qualquer negócio. Neste aspecto, a ajuda de uma agência pode ser bem-vinda.

 

Mas há algumas formas de fazer uma escolha segura, como, por exemplo, verificar a ILEP e ACELS.

 

2. ILEP

 

Os estudantes internacionais não-europeus que precisam de um visto para cursar inglês na Irlanda têm escolhas mais limitadas.

 

A lista de cursos aprovados para estudantes com visto é chamada de ILEP – Interim List of Eligible Programmes. Na sua versão mais recente, de agosto de 2017, além dos cursos de inglês, você encontra também as opções de programas de ensino superior permitidos para estudantes internacionais.

 

No entanto, esta lista não segue padrões de qualidade e sim de imigração, por isso, nem toda escola na ILEP é aprovada pelo governo irlandês.

 

3. ACELS

 

A ACELSAccreditation and Co-Ordination of English Language Services é um esquema voluntário nacional de reconhecimento e inspeção de escolas de língua inglesa, com o objetivo de manter o padrão de qualidade dos cursos oferecidos, administrado pelo Quality and Qualifications Ireland (QQI).

 

No site oficial do ACELS, você encontra a lista completa e atualizada de escolas aprovadas e também pode usar a ferramenta de busca para filtrar a sua pesquisa por curso, duração e palavra-chave.

 

Mesmo sendo uma excelente ferramenta para assegurar um curso de qualidade, a ACELS não influencia a concessão do visto de estudante irlandês.

 

4. Valor

 

Os valores dos cursos na Irlanda variam amplamente, dependendo da escola, localização, duração e tipo (por exemplo, de verão ou para negócios). No entanto, é preciso estar atento às promoções “fora da realidade”.

 

Segundo o Conselho Irlandês para Estudantes Internacionais (ICOS), basicamente, você deve desconfiar de qualquer curso que custe menos de € 1.500.

 

Os cursos de qualidade e aprovados quase sempre cobram mais. Por isso, se a escola oferecer valores muito baixos, é aconselhável fazer uma pesquisa aprofundada para verificar a qualidade da instituição. Uma opção seria conversar com estudantes que já passaram pela escola e perguntar sobre questões de segurança, como:

 

-A qualidade do curso;

-Os recursos e serviços de suporte da escola para estudantes internacionais;

-Fornecimento da documentação necessária para tirar o visto de estudante;

-Orientação de alunos novos;

-Se o curso atendeu às expectativas e aos objetivos estipulados pela escola.

 

Algumas escolas oferecem descontos para certas épocas do ano, vale a pena verificar esta informação com a sua instituição!

 

5. Horário das aulas

 

Obrigatoriamente, todos os cursos de 25 semanas oferecidos aos estudantes estrangeiros precisam ministrar aulas entre as 9h às 17h em pelo menos quatro dias por semana, de segunda-feira à sexta-feira. Além disso, as 25 semanas de aulas devem ser concluídas em até sete meses.

 

Um curso padrão é formado por dez a 20 horas de aulas por semana. Já um intensivo pode ter de 20 a 30 horas semanais. É comum também que as escolas ofereçam atividades e aulas complementares de conversação ou de cultura irlandesa.

 

Antes de começar o curso, a escola deve lhe fornecer uma agenda de aulas, informando horários, dias e períodos de férias. Este cronograma deverá ser apresentado pelo estudante para o certificado de registro (GNIB Card).

 

6. Visto

 

Todos os vistos de estudantes para cursos de inglês na Irlanda têm duração máxima de oito meses. Por isso, na hora de escolher o seu curso, atente-se à sua duração.

 

Se você pretende permanecer mais do que isso, verifique quais serão as medidas necessárias para a extensão do seu visto.

 

A Irlanda permite duas renovações do visto, limitando o estudante a três cursos de inglês. Depois disso, é necessário progredir para um curso acadêmico, como uma graduação, para poder renovar o visto de estudante.

 

7. Estudantes brasileiros

 

Este é um fator bem pessoal. Com o número cada vez maior de estudantes brasileiros na Irlanda, principalmente em Dublin, você precisa decidir o que é importante para você: ter conterrâneos na sua escola e salas de aulas ou evitá-los?

 

Ter amigos brasileiros durante os estudos no exterior tem muitas vantagens e desvantagens, como explicamos aqui. Se você prefere focar na melhora da sua proficiência, pode encontrar escolas com um número menor de brasileiros em seu corpo estudantil e vice-versa.

 

A escola deverá saber lhe informar o número de brasileiros matriculados nela.

 

O que nos leva ao próximo tópico...

 

8. Mistura internacional

 

Estudar com pessoas do mundo inteiro em um ambiente multicultural traz diversas vantagens à sua experiência de intercâmbio (conheça algumas aqui). Mesmo que você mantenha amigos brasileiros na Irlanda, ter estrangeiros na sua sala de aula ajudará a praticar o inglês com mais frequência.

 

9. Localização

 

Dublin é o destino de estudo principal para quem escolhe estudar na Irlanda. Não é à toa: a cidade é incrível e realmente tem a maior aglomeração de escolas de inglês. No entanto, por ser uma cidade grande e a capital nacional, os preços dos cursos e custo de vida podem ser mais caros.

 

Na hora de procurar pelo seu curso, vale a pena pesquisar sobre outras localizações também, como Cork, Limerick e Galway (imagem de capa).

 

10. Professores nativos

 

Para uma experiência e um aprendizado mais completos, principalmente se você estiver em um nível principiante de proficiência, procure escolas que mantenham um corpo docente apenas de professores nativos na língua inglesa.

 

Além da desenvoltura natural com o idioma, eles poderão ensinar também sobre a cultura do país, gírias, sotaque, etc.

Pesquise por cursos

República da Irlanda
Graduação
SOBRE O AUTOR

Como escolher o seu curso de inglês na Irlanda?

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.

Dê uma olhada...

Leitura recomendada