Essenciais
Itália: Inscrevendo-se em uma universidade

5 passos para estudar na Itália

Um resumo dos cinco passos necessários para estudar da Itália, da pesquisa pelo seu curso ao registro de residência no país.

5 passos para estudar na Itália

Talvez esta não seja a primeira opção que lhe vem a mente quando o assunto é estudar no exterior, mas pode ter certeza que a Itália é um destino de estudo extraordinário! Se você já se decidiu por um curso neste país incrível da Europa, precisa conhecer o passo a passo para a sua inscrição em uma universidade italiana.

 

estudar na Europa

 

1. Pesquise suas opções

 

O primeiro passo é saber quais são as suas opções. Use a ferramenta de buscas do Hotcourses Brasil para pesquisar as melhores universidades da Itália no nosso banco de dados.

 

O sistema de ensino superior italiano é formado por:

 

  • Universidades;
  • Institutos de Belas Artes, Música e Dança;
  • Institutos Técnicos.

 

Juntos, eles oferecem uma ampla variedade de programas de estudo desde graduações até cursos técnicos e de educação continuada.

 

Além disso, na Itália há mais de 600 cursos ministrados oficialmente em inglês!

 

2. Certifique-se se você tem o que precisa

 

Para se inscrever em uma graduação na Itália você precisa ter concluído no mínimo 12 anos de ensino obrigatório. Você é elegível se:

 

  • Tiver um certificado oficial de conclusão do ensino médio ou uma qualificação acadêmica de um sistema de ensino estrangeiro relevante;
  • A sua qualificação acadêmica estrangeira deve ser compatível ao sistema de ensino superior italiano;
  • A qualificação foi obtida após os pelo menos 12 anos de ensino obrigatório.

 

As universidades e instituições de ensino superior têm direito a reconhecer a elegibilidade de cada estudante estrangeiro.

 

Visite o site Cimea para saber mais.

 

3. Comece o seu processe de inscrição

 

Uma vez escolhido o seu curso na Itália e verificado a sua elegibilidade, é hora de dar início à sua inscrição. Já explicamos como funciona o processo seletivo italiano e que para estrangeiros ele é um pouco mais complicado, começando pelo contato com a Secretaria Internacional da sua universidade na Itália e o pedido de pré-inscrição no consulado.

 

As seguintes áreas de estudo exigem também uma prova de admissão:

 

  • Arquitetura;
  • Medicina e Cirurgia;
  • Odontologia;
  • Medicina Veterinária;
  • Profissões do Cuidado da Saúde;
  • Ciências Educacionais.

 

3. Solicite o seu visto de estudante

 

A comunicação com o consulado ou embaixada da Itália mais próxima de você, no Brasil, é essencial tanto para a inscrição quanto para a solicitação do visto.

 

Os vistos de estudo italianos são divididos em duas categorias: cursos de até 90 dias (curta duração) ou cursos de mais de 90 dias (graduação, pós-graduação, entre outros).

 

Visite o nosso passo a passo completo sobre como tirar o seu visto de estudante para a Itália.

 

5. Prepare-se para a sua vida na Itália

 

Pronto para a sua nova vida na Itália? A experiência será inesquecível! Se você pretende permanecer por mais de 90 dias, precisará fazer o seu registro no país como residente. Com isso, você consegue o seu “Código Fiscal”, um número de 16 dígitos emitidos de graça pela Agência da Receita Italiana.

 

Você precisará desse código para se matricular na universidade, abrir uma conta bancária na Itália, assinar um contrato de aluguel e se registrar no serviço nacional de saúde.

 

Leia também:

3 áreas de estudo na Itália

CURSO PERFEITO
Quer saber qual curso é melhor para você?
Descubra com a nossa nova ferramenta "Selecionador de curso"!
COMEÇAR SUA BUSCA