
O primeiro passo para se inscrever em uma universidade italiana é encontrar um curso de seu interesse. Após esta decisão, o segundo passo é entrar em contato direto com a universidade escolhida para verificar quais são os requisitos de admissão e se você conseguirá preenchê-los.
Questões que você deve perguntar a Secretaria Internacional da sua universidade italiana:
- Quais são os prazos finais da inscrição?
- Quais documentos eu precisarei providenciar?
- Os meus documentos precisarão ser traduzidos para o italiano?
- Onde eu posso conseguir a tradução dos meus documentos para o italiano?
- Como é feita a inscrição neste curso?
- Como ficarei sabendo se fui admitido?
Tipos de inscrições
A inscrição no ensino superior é regulada pelo Ministério da Educação, Universidade e Pesquisa da Itália, parte do Ministério do Interior e o Ministério de Negócios Estrangeiros. No país, há três ciclos de estudos: o primeiro é de graduações; o segundo, mestrados; e o terceiro, doutorados (PhD) ou equivalente. Existem três tipos diferentes de inscrição em cada um destes ciclos. Há também processos seletivos distintos para europeus e não europeus.
Como se inscrever
Os estudantes da União Europeia ou cidadania europeia devem se inscrever diretamente pelo site da universidade e passarão pelo mesmo processo que os estudantes italianos. Já os candidatos não-europeus passam por uma inscrição mais longa:
1. Entre em contato com a Secretaria Internacional de sua universidade italiana para informar-se sobre os requisitos de admissão e verificar se você se qualifica.
2. Após conversar com alguém da universidade, você deve fazer um pedido de pré-inscrição, preenchê-la e enviá-la ao consulado ou embaixada italiana mais próxima de você, no Brasil. O seu pedido de pré-inscrição para um curso de graduação deverá conter os seguintes documentos:
- Um Dichiarazione di Valoro in Loco (DV) ou uma Carta de Elegibilidade e Adequação Acadêmica;
- Um formulário pré-inscrição preenchido completamente e corretamente. Estes formulários são específicos ao tipo de curso ou universidade em que você estiver se inscrevendo (por exemplo, escola de música ou escola médica) e você deve pedir informações à sua instituição sobre qual formulário preencher;
- Duas fotografias com as mesmas dimensões da usada em seu passaporte – pode ser que uma delas deva ser assinada;
- Você também pode precisar de algum tipo de certificação (como histórico escolar). Verifique esta informação diretamente com a sua instituição;
- Dependendo do seu curso, você também precisará comprovar proficiência em italiano.
Todos os documentos submetidos ao consulado ou embaixada italiana mais próxima precisam ser traduzidos para o italiano e certificados por uma fonte autorizada.
3. Após submeter a sua pré-inscrição à embaixada/consulado, eles enviarão os materiais à instituição italiana em que você estiver interessado. Você deve checar diretamente com a universidade como eles divulgarão o status da sua inscrição – ou seja, se você foi admitido ou não.
Quando se inscrever
Abril a Maio – Entre em contato com o consulado ou embaixada italiana para pedir o seu Dichiarazione di Valoro in Loco (DV) e envie a sua pré-inscrição;
Agosto – Os candidatos são informados sobre a admissão e sobre as datas da prova de italiano e de qualquer outro exame adicional;
Setembro – Realização dos exames de italiano e qualquer outro adicional.
Erasmus
Os estudantes também têm a oportunidade de se inscrever em instituições de ensino superior italianas pelo Erasmus, um programa de intercâmbio que permite a estadia de três a 12 meses para os estudos, dependendo do seu curso. Para mais informações, visite o site do Erasmus.
Outro site útil: Study in Italy