Essenciais
Malásia: Inscrevendo-se em uma universidade

O processo seletivo na Malásia

Como se inscrever em uma universidade da malásia? Como é o processo seletivo? Leia no nosso guia a seguir!

O processo seletivo na Malásia

Com um setor educacional em crescimento, um cenário estudantil inigualável e um clima invejável, a Malásia é uma excelente opção de destino de estudo para estudantes internacionais – sem contar também o custo de vida e taxas de ensino relativamente baixos no país. No entanto, apesar da reputação da Malásia de ser acolhedora com estudantes, é importante conhecer o processo de seleção e tomar a melhor decisão na hora de escolher a sua instituição. A seguir, nós trazemos as principais informações sobre a inscrição em uma universidade na Malásia.

 

PESQUISA

 

Assim como em todos os países e em todos os aspectos da experiência de estudar fora, é necessário estar o mais preparado possível e começar o seu planejamento com antecedência. Os estudantes devem se familiarizar com o sistema de ensino malaio e decidir-se pelo tipo de instituição que eles gostariam de estudar. As instituições malaias também oferecem uma série de cursos acadêmicos internacionalmente reconhecidos chamados de “twinning”, uma opção recomendável a estudantes internacionais. O ideal seria começar a sua pesquisa com um ano acadêmico de antecedência à data de início das aulas na Malásia.

 

A maioria das universidades fornece apostilas e catálogos online com informações sobre os cursos e o processo seletivo para que os estudantes possam baixar gratuitamente e verificar se são elegíveis para a inscrição. Conseguir as informações certas antes de se inscrever ajuda a evitar erros como, por exemplo, concluir um diploma de bacharelado na Malásia e descobrir que ele não é válido no Brasil. É sempre aconselhável fazer o download dos catálogos universitários disponíveis nos sites oficiais das instituições e também no Hotcourses Brasil.

 

Os estudantes internacionais podem se inscrever diretamente pela universidade malaia, mas antes devem verificar se a instituição tem o status correto de acreditação pela Agência de Qualificação Malaia (Malaysian Qualifications Agency – MQA).

 

Clique aqui para saber se a sua universidade na Malásia tem a acreditação adequada.

 

SELEÇÃO

 

As datas de seleção variam de acordo com as instituições, níveis e áreas de estudo. As principais seleções para a maioria das universidades tanto de graduação quanto de pós-graduação acontecem no final de fevereiro (para o primeiro semestre) e em julho (para o segundo semestre). Muitas instituições costumam ter um segundo e/ou terceiro período de seleção, ou processos menores para cursos especiais durante o ano. Por exemplo, a Monash University Malaysia tem um pequeno período único de seleção em outubro para estudantes em matrículas especiais.

 

De forma geral, o período de inscrição na Malásia dura entre dois e três meses e as aulas começam no início do próximo ano letivo. Por exemplo, em 2013/2014, os estudantes internacionais que se inscreveram na University of Nottingham Malaysia tiveram entre o dia 1º de setembro 2013 e 15 de janeiro de 2014 para enviar a inscrição e começar o curso no ano letivo malaio de 2014.

 

Algumas universidades têm processos de inscrição separados para estudantes internacionais, inclusive com prazos finais específicos. Por tanto, é muito importante confirmar as datas relevantes diretamente com a sua universidade malaia. A maioria das inscrições pode ser feita online pelo site oficial da instituição.

 

DOCUMENTOS ESSENCIAIS

 

Os requisitos para a admissão variam entre os cursos e as universidades, mas, geralmente, incluem: cópias certificadas de históricos escolares e acadêmicos; uma cópia do seu passaporte e da sua identidade (por exemplo, da sua carteira de motorista); uma foto recente do tamanho da do passaporte; um relatório sobre a sua saúde preenchido e assinado por um médico; e comprovante do pagamento de taxas de inscrição. E, é claro, um formulário de inscrição totalmente preenchido. Dependendo do seu curso, você também precisará de um resultado em teste de proficiência em inglês. O resultado no IELTS é válido por três anos a partir da data de realização.

 

Os candidatos a cursos de pós-graduação podem precisar submeter também uma proposta de pesquisa ou tese.

 

Tipicamente, a universidade leva entre cinco a sete dias pata avaliar a sua inscrição após o prazo final. Você receberá uma carta de “Oferta de Vaga” anunciando a sua admissão, com todas as informações sobre a matrícula, o curso e datas importantes. Esta carta será um dos documentos essências para conseguir o seu visto de estudante malaio no Departamento de Imigração da Malásia.

 

A INSCRIÇÃO

 

Como não existe nenhum serviço centralizado de inscrição para estudantes internacionais na Malásia, você pode se inscrever online diretamente pelo site da universidade.

 

CULTURA ACADÊMICA DA MALÁSIA

 

E educação superior na Malásia é incrivelmente internacional e, sendo assim, a sua experiência de estudo no país vai depender da instituição, do curso ou até mesmo do histórico cultural de seus professores. A cultura malaia preza pela polidez e diplomacia extremas. No ambiente acadêmico, não é tão comum ver os estudantes se expressando abertamente em sala de aula. Apesar de alguns cursos encorajarem discussões e debates, expressar a sua opinião durante as aulas não é necessariamente visto como uma forma de demonstrar o seu envolvimento com o conteúdo do curso e, em alguns casos pode ser considerado desrespeitoso ou indelicado.

 

Espera-se que os estudantes mostrem iniciativa seguindo o conteúdo do curso e monitorando o próprio progresso acadêmico. As formas de avaliação variam de acordo com o nível ou área de estudo, mas, geralmente, o estudante deve se responsabilizar em frequentar as aulas com regularidade, completar os trabalhos exigidos no prazo certo e realizar estudos e pesquisas independentes fora das salas de aula.

 

DICAS PARA A INSCRIÇÃO

 

Milhares de estudantes internacionais se inscrevem e são admitidos em universidades da Malásia todos os anos. Se você navegar pelos sites das instituições, fóruns estudantis e publicações, encontrará uma variedade de guias sobre o processo seletivo no país. A University of Nottingham, por exemplo, tem um guia passo a passo para download bem completo, inclusive com capturas de tela para explicar como fazer a sua inscrição virtualmente.

 

Lembre-se que a sua declaração pessoal, se exigida pelo processo seletivo, será lida e avaliada por professores que dedicam a vida à área de estudo que você está interessado em cursar. Não se intimide ao demonstrar o seu interesse em relação ao curso, mas sem exageros. A cultura acadêmica malaia é relativamente baseada na britânica e australiana, portanto, seja direto e evite rodeios. O estilo de comunicação na Malásia, no entanto, é mais sutil e considera o respeito mútuo, por isso, se você soar auto-importante pode prejudicar a sua inscrição. A magnitude dos seus interesses e conquistas deve ser explanada sem precisar exaltar quão excelente ela é.

Study in Malaysia

Gratuito

'eBook ‘Estudar na Malásia'

Gostou da leitura! Nós reunimos os principais tópicos sobre estudar no Reino Unido em um só livro digital.

Baixe seu eBook