
Agora, para vivenciar a obra “A Noite Estrelada” do holandês Vicent Van Gogh, permanentemente na coleção do pintor no Museu de Arte Moderna de Nova York (o MoMA), você pode também ir para a Holanda. A cidade de Eindhoven recebeu nesse mês uma experiência criada a partir da obra-prima de Van Gogh: um caminho brilhante pelo qual você pode caminhar ou pedalar.
Com um quilômetro de extensão e localizada próxima ao local onde o próprio artista morou entre 1883 e 1885, a ciclovia foi criada por Daan Roosegaarde, o mesmo designer responsável pela estrada que brilha na Holanda, usando um material luminescente que recarrega durante o dia e brilha à noite.
Os pontos fluorescentes parecem pequenas pedras no chão. Para criá-los, foi necessário um material de revestimento inteligente desenvolvido pela empresa holandesa de infra-estrutura Heijmans. No total, foram incorporados mais de 50 mil pontos luminescentes ao concreto usando a técnica do pontilhismo tão característica às obras de Van Gogh, inclusive em “A Noite Estrelada”, na qual a ciclovia luminosa foi inspirada.
Veja imagens e vídeo sobre a ciclovia aqui.
Leia mais sobre a Holanda: