Essenciais
Holanda: Perspectivas profissionais

As regras dos estágios na Holanda para estudantes internacionais

As regras dos estágios na Holanda em relação ao processo seletivo, contrato, remuneração e propósito.

As regras dos estágios na Holanda para estudantes internacionais
95

A primeira coisa que você precisa saber sobre os estágios na Holanda é que se ele fizer parte do seu curso acadêmico você não precisará solicitar uma autorização de trabalho. Isto facilita bastante para quem quer conquistar experiências profissionais no país durante os estudos.

 

Aqui neste artigo, nós explicamos como encontrar um estágio na Holanda.

 

 

1. Processo de seleção

 

Para se candidatar, o processo padrão é bem semelhante ao brasileiro: o estudante envia o seu currículo juntamente com uma apresentação (a chamada cover letter) à empresa/empregador e normalmente também passa por uma entrevista presencial.

 

Assim como nos estudos, é comum conseguir uma vaga profissional na Holanda tendo apenas proficiência na língua inglesa, porque muitas empresas nacionais a adotam como o idioma oficial de negócios. No entanto, se você tiver oportunidade de treinar o holandês durante os estudos, com certeza, o número de possibilidades aumenta.

 

2. Contrato

 

O estudante que é selecionado precisa de um contrato formal de estágio, chamado Standard Internship Agreement. No site da Nuffic Neso, ele está disponível para download.

 

O preenchimento do contrato exigirá a participação do estudante, da sua universidade e do contratador. Você deverá fornecer informações pessoais como o seu endereço na Holanda, o seu V-number (aquele número de dez dígitos na autorização de residência que você solicita na sua chegada) e o seu curso.

 

No contrato, devem constar claramente:

 

  • Datas de início e conclusão do estágio;
  • Limite semanal de horas de trabalho;
  • Cronograma diário de trabalho;
  • Remuneração;
  • Responsabilidades e direitos do estagiário e do empregador.

 

Portanto, é essencial que as três partes – estudante, instituição e empregador – estejam envolvidas e assinem o contrato.

 

3. Autorização de residência

 

A sua autorização de residência (para estadia de mais de três meses) deve ser válida para toda a duração do seu estágio.

 

4. Propósito

 

O estágio não pode, de forma alguma, prejudicar os seus estudos na Holanda. O propósito é complementar o curso com novos aprendizados e treinamentos práticos; o foco não é e nem deve ser o trabalho em si.

 

5. Remuneração

 

Por lei, os estágios para estudantes internacionais não precisam ser remunerados. No entanto, várias empresas oferecem vagas com salários entre, em média, € 180 e € 450 mensais, e/ou alguma compensação com alimentação ou transporte, por exemplo.

 

6. Acompanhamento

 

Durante toda a experiência, o estagiário deve receber o acompanhamento de dois supervisores, um indicado pela universidade e outro pelo empregador. Eles serão os contatos principais do estudante em caso de dúvida, orientação ou caso tenham qualquer problemas durante a experiência.

 

O estudante é avaliado durante e no final do estágio, como determinado pela instituição e empregador.

 

Concluído o estágio, o estudante deverá preparar um relatório para a Universidade apontando o cumprimento dos requisitos estipulados no contrato no início do estágio e entregar uma cópia ao empregador.

Dê uma olhada...

Pesquise por cursos

Holanda
Pós-graduação
SOBRE O AUTOR

As regras dos estágios na Holanda para estudantes internacionais

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.