Essenciais
Holanda: Perspectivas profissionais

O que é o Orientation Year na Holanda?

O que é o Orientation Year na Holanda?
126

O Orientation Year – Ano de Orientação – é um programa do governo holandês para estudantes talentosos interessados em trabalhar no país após a graduação. A melhor parte é que o esquema é válido tanto para as pessoas que se formarem na Holanda quanto para aqueles que tiverem feito uma graduação em uma universidade renomada no exterior.

 

O próprio estudante deve fazer a inscrição pelo Serviço de Naturalização e Imigração (Immigration and Naturalisation Service - IND) antes do vencimento da sua permissão de residência de estudante, se você quiser permanecer no país imediatamente após a sua graduação; ou então em até três anos após a conclusão dos seus estudos se você pretende deixar o país antes de trabalhar na Holanda.

 

 

Características do Orientation Year:

 

  • A permissão é válida por até 12 meses;
  • A taxa de inscrição no programa é de € 622;
  • Com a permissão, você terá acesso ilimitado ao mercado de trabalho holandês sem precisar solicitar uma permissão de trabalho;
  • Durante o ano de orientação, você não pode se inscrever em benefícios do governo holandês, como de bem-estar e desemprego.

 

Infelizmente, a duração do Orientation Year não pode ser estendida por mais de um ano. No entanto, neste período, você tem liberdade para procurar uma vaga como quiser – você pode, por exemplo, passar seis meses de férias e trabalhar no semestre restante. Assim que o ano terminar, você deve deixar a Holanda e solicitar outro tipo de permissão de residência para poder retornar.

 

Como se inscrever no Orientation Year?

 

Para se inscrever enquanto você ainda estiver na Holanda (ou seja, ainda tiver a sua permissão de residência provisória, chamada de MVV), você deverá providenciar os seguintes documentos ao IND:

 

  • Formulário de inscrição preenchido;
  • Cópia do seu diploma de bacharelado ou mestrado certificada pela sua universidade holandesa;
  • Se você ainda for receber seu diploma, sua universidade deve preencher uma Declaração de Conclusão dos Estudos contendo o nome do seu curso, a data da sua graduação e a data que você receberá o diploma.

 

Depois de reunir estes documentos, você pode marcar a sua entrevista para entregá-los pessoalmente à Secretara do IND, que irá avaliar a sua inscrição. A entrevista deve ser agendada pelo próprio site do IND.

 

Até que a decisão quanto a sua permissão seja feita, você pode permanecer legalmente na Holanda, mas não tem autorização para trabalhar.

 

Agora, se você estiver se inscrevendo de algum lugar fora da Holanda sem uma MVV, precisará solicitar a sua permissão de residência provisória e a permissão de residência para o Orientation Year simultaneamente pela embaixada ou consulado holandês mais próximo de você.

 

Visite o site do IND para saber mais sobre o processo de inscrição.

 

Com informações do Nuffic Neso Brazil.

Dê uma olhada...

Pesquise por cursos

Holanda
Pós-graduação
SOBRE O AUTOR

O que é o Orientation Year na Holanda?

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.