A Holanda comemora o Dia da Rainha, Koninginnedag, todo mês de abril. Mas em 2014 a data tem um gostinho especial: o país passou a ter o primeiro monarca do sexo masculino desde 1890, King Willem-Alexander! Esta sucessão causa várias mudanças no festival, inclusive na data e no nome da celebração, que passa a ser chamada de Dia do Rei, ou em holandês, Koningsdag.
Os holandeses celebravam o Dia da Rainha em 30 de abril por ser o aniversário da Rainha Juliana, monarca do país desde 1949. Sua sucessora Rainha Beatrix, durante a posse, decidiu manter a data em homenagem à sua mãe (e também porque Beatrix faz aniversário no dia 31 de janeiro, quando é inverno no Hemisfério Norte, portanto, nada propício para festas ao ar livre). Após a posse do Rei Willem-Alexander no dia 30 de abril de 2013, a data do Dia do Rei passou a ser comemorado em 27 de abril, aniversário do novo monarca.
A celebração do Dia do Rainha/Rei é uma das grandes festas da Holanda. O país todo sai às ruas vestindo roupas e acessórios laranjas, a cor oficial da família real holandesa, e participam de festas ao ar livre, em clubs, restaurantes e em vários outros lugares. O Dia do Rei também é marcado por um mercado de pulgas que toma as ruas de Amsterdã: qualquer pessoa pode vender suas coisas na rua durante a celebração.
A data é, inclusive, comemorada por holandeses no mundo todo, como em Londres (foto) e em Nova York.
*Imagem por Lisiane Zapparoli