Essenciais
Holanda: Destino de Estudo

Koningsdag: Dia do Rei

Comemoração holandesa passa a se chamar Dia do Rei com a posse de King Willem-Alexander. Data é celebrada em 27 de abril, aniversário do monarca.

9734

A Holanda comemora o Dia da Rainha, Koninginnedag, todo mês de abril. Mas em 2014 a data tem um gostinho especial: o país passou a ter o primeiro monarca do sexo masculino desde 1890, King Willem-Alexander! Esta sucessão causa várias mudanças no festival, inclusive na data e no nome da celebração, que passa a ser chamada de Dia do Rei, ou em holandês, Koningsdag.

Os holandeses celebravam o Dia da Rainha em 30 de abril por ser o aniversário da Rainha Juliana, monarca do país desde 1949. Sua sucessora Rainha Beatrix, durante a posse, decidiu manter a data em homenagem à sua mãe (e também porque Beatrix faz aniversário no dia 31 de janeiro, quando é inverno no Hemisfério Norte, portanto, nada propício para festas ao ar livre). Após a posse do Rei Willem-Alexander no dia 30 de abril de 2013, a data do Dia do Rei passou a ser comemorado em 27 de abril, aniversário do novo monarca.

A celebração do Dia do Rainha/Rei é uma das grandes festas da Holanda. O país todo sai às ruas vestindo roupas e acessórios laranjas, a cor oficial da família real holandesa, e participam de festas ao ar livre, em clubs, restaurantes e em vários outros lugares. O Dia do Rei também é marcado por um mercado de pulgas que toma as ruas de Amsterdã: qualquer pessoa pode vender suas coisas na rua durante a celebração.

A data é, inclusive, comemorada por holandeses no mundo todo, como em Londres (foto) e em Nova York. 

*Imagem por Lisiane Zapparoli

Pesquise por cursos

Holanda
Graduação
SOBRE O AUTOR

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.

Leitura recomendada

A cultura holandesa

Apesar de ser relativamente pequena, a Holanda possui uma rica tradição cultural e abriga muitas culturas e religiões. Por ter acolhido pessoas de outras origens por muitos anos, a sua população é bem acolhedora e aberta aos visitantes estrangeiros. Com uma riqueza de belezas naturais e cidades grandes agitadas, a Holanda tem muito a oferecer aos seus visitantes. Ela é também um país muito seguro, com baixo índice de criminalidade. Você perceberá que muitos

107425

Holanda: as pessoas, a língua e as paisagens

Mais de 16 milhões de habitantes em 41.528 km². O idioma oficial é o holandês, mas o inglês é amplamente falado (inclusive nas salas de aulas de universidades). A temperatura vai de 2° C a 17° C – um país ideal para quem não gosta muito de calor. A capital Amsterdam tem aproximadamente 805 mil habitantes. A Holanda tem crescido em popularidade como destino de estudo entre estudantes brasileiros. E o Hotcourses quer ajudá-lo nesta importante decisão! Conheça, a

21873

19 razões para largar tudo e ir para Amsterdam

O site Student Beans listou 19 razões dentre tantas pelas quais todo mundo deveria conhecer Amsterdam um dia. Além de um incrível destino turístico, a capital da Holanda também tem excelentes oportunidades para quem quer estudar no exterior. Pesquise cursos aqui . A cidade chamou a atenção do mundo todo este ano graças ao filme "A Culpa é das Estrelas"; na adaptação do livro de John Green, Hazel e Augustus passam vários momentos na capital holandesa. Dá pra ter um

12206