
Agora, quando você estiver estudando na maravilhosa Amsterdã, Holanda, o ar puro pode significar acesso wi-fi gratuito em diferentes locais da cidade. Isto porque foram espalhados dispositivos similares a casas de passarinhos em árvores da capital holandesa capazes de medir e informar a qualidade do ar de Amsterdã com sensores de dióxido de nitrogênio (NO2).
Estes dispositivos são capazes de medir partículas em combustão no ar. Se a qualidade estiver boa, luzes de LED verdes se acendem no telhado da casinha e os sinais gratuitos de wi-fi são transmitidos. O dióxido de nitrogênio no ar é proveniente, em sua maior parte, de cigarros e escapamentos de automóveis.
Esta ideia genial foi inventada pela startup holandesa TreeWiFi, que tem intenção de criar parcerias com prefeituras de outras cidades para avaliar o ar de mais lugares da Holanda. Mas a meta da empresa é ainda maior: implementar pelo menos uma casinha de passarinho medidora da qualidade do ar com wi-fi gratuito em cada uma das ruas de Amsterdã.
Gostou da ideia?
Na página oficial da startup, os internautas podem doar qualquer quantia em euro para ajudar a tirar a ideia do papel e também ajudar a divulgar o projeto compartilhando o post no Facebook.
Além disso, o site está anunciando uma vaga para animadores e designers gráficos do mundo inteiro interessados em criar um vídeo para explicar como o TreeWiFi funciona. O trabalho não é remunerado, mas a animação será exibida na página do projeto e compartilhada pelo mundo.
Leia mais:
19 razões para largar tudo e ir para Amsterdã
Entrevista: cursar um mestrado na Holanda
Imagem: site oficial do TreeWiFi