Essenciais
Holanda: informações de assunto

3 áreas de estudo na Holanda

A Holanda é um destino de estudo extraordinário, especialmente se você tiver interesse em uma dessas três áreas de estudo criativas

3 áreas de estudo na Holanda

Um lugar de belezas naturais, arquitetura majestosa e pessoas incríveis, há diversos motivos para você se apaixonar pela Holanda. Por isso, não é nenhuma surpresa que o país tenha se tornado um popular destino entre estudantes internacionais do mundo inteiro. Com universidades renomadas e prestigiosas e um ambiente acolhedor, a Holanda está entre os melhores países para os seus estudos no exterior.

 

estudar na Holanda

 

Além de todos estes motivos, algumas áreas de estudo se sobressaem das demais, em especial as das indústrias criativas, como as a seguir.

 

1. Moda

 

Estudar moda na Holanda

 

Milão, Paris e Nova York não são as únicas cidades internacionais reconhecidas pelo mundo da moda. A Holanda tem diversas marcas de fama global, como Sandwich, JustB e G-Star. Estas lojas estão espalhados por diversos países, refletindo a popularidade e internacionalização da moda holandesa.

 

Aliás, você sabia que a C&A, maior rede de lojas de departamento no Brasil, foi inventada na Holanda? É verdade! Quem a criou foram os irmãos holandeses Clemens e August em 1841 e, hoje, ela conta com filiais no mundo todo, da Alemanha e Croácia à China e Turquia.

 

A família real da Holanda é uma grande apoiadora das marcas nacionais, incluindo peças de vestuário no seu dia a dia para ajudar a popularizá-las com a visibilidade que lhes é concedida na mídia. A princesa Mabel de Orange-Nassau, por exemplo, casou-se com um vestido de noiva desenhado por Victor & Rolf, casa de moda especializada criada por designers holandeses.

 

Onde estudar?

 

Duas instituições de ensino superior se destacam na Holanda se o seu interesse é cursar Moda ou qualquer uma de suas vertentes, como Design da Moda, Negócios da Moda, Moda & Branding, Moda & Tecnologia, etc.

 

A primeira é a Universidade de Ciência Aplicada de Rotterdam, por meio da sua academia chamada Willen de Kooning Academy, que, além da graduação de Design da Moda, oferece a oportunidade de fazer um intercâmbio durante o curso para Paris, Londres, Nova York, Estocolmo, Berlim e Antuérpia. A segunda é o Instituto de Moda de Amsterdã (Amsterdam Fashion Institute – AMFI), maior instituto de educação na área de moda do país, faculdade integrante da Universidade de Ciências Aplicadas de Amsterdam.

 

Há também uma opção mais recente, a Academia de Moda de Amsterdam (Amsterdam Fashion Academy), inaugurada em 2013 para oferecer uma escola particular mais íntima, com salas de aulas pequenas e atenção mais personalizada.

 

2. Arquitetura

 

Estudar Arquitetura na Holanda

 

Combinando o antigo com o novo de maneiras inigualáveis e interessantes, os holandeses são considerados líderes da arquitetura. De fato, se a sua intenção for estudar esta área em um lugar completamente diferente do Brasil, com seus canais e casas estreitas, a Holanda é um forte candidato – e é impossível não se apaixonar.

 

Amsterdam, por si só, é uma mistura fascinante de canais do século 17, tombados como patrimônio da humanidade pela UNESCO, e trabalhos modernos do arquiteto Berlage e o movimento arquitetônico da Escola de Amsterdã, com novos projetos inovadores no distrito The Zuidas e no bairro Eastern Docklands, como explica o site Holland.com.

 

Várias empreendimentos nacionais são requisitados para projetos pelo mundo, como a empresa West8 e o arquiteto holandês Rem Koolhaas, com obras em Nova York, Pequim, Berlim, Porto, entre outras cidades.

 

O Dutch design (design holandês) é um termo bastante usado para descrever o pensamento peculiar e inovador comum aos produtos inventados por holandeses, que incorporam com perfeição a criatividade e tecnologia. E isso se encaixa em diversos setores, dos carros aos móveis, da moda aos aparelhos de uso cotidiano. Várias empresas nacionais foram escolhidas para projetar produtos do mundo inteiro e de alcance global, como o ilustrador Dick Bruna.

 

Onde estudar?

 

A Universidade de Tecnologia de Eindhoven tem um importante bacharelado de Arquitetura, Urbanismo e Ciências da Construção de três anos de duração, ministrado em inglês. Com foco no desenvolvimento multidisciplinar, o curso abrange a teoria e a prática nas áreas de Arquitetura, Design e Planejamento Urbano, Design Estrutural, Física da Construção e Gestão e Mercado de Bens Imóveis.

 

A Universidade de Leiden tem um bacharelado de Estudos Urbanos, também ministrado em inglês, para pessoas fascinadas por cidades, de mente aberta, comunicativa por natureza e interessadas em mudar as estatísticas. Integral e de três anos de duração, o curso envolve diferentes faculdades da Universidade para tratar dos problemas, produção, criatividade, inovação, sustentabilidade, saúde e diversidade multicultural dos Estudos Urbanos.

 

3. Jogos Online

 

estudar jogos online na Holanda - Online gaming

 

De acordo com o site do governo holandês Holland Trade and Invest, a indústria de jogos online – ou online gaming, em inglês – do país teve uma expansão considerável, passando a contribuir € 300 milhões à economia nacional anualmente graças às suas mais de 500 companhias do setor. Por motivos como estes, as universidades da Holanda criaram uma série de novos cursos e disciplinas a fim de atender à demanda em ascensão do mercado.

 

Cursar um bacharelado em qualquer área relacionada a games prepara o estudante para uma carreira na Holanda e em qualquer lugar do mundo, uma vez que esta indústria criativa só tende a crescer e envolver diferentes setores.

 

A maioria das graduações de jogos online na Holanda inclui um módulo obrigatório de estágio ou experiência prática na indústria, garantindo uma oportunidade valiosa aos estudantes de participar de um projeto real, trabalhar com clientes e fazer contatos na indústria. Tudo isso, diversas vezes, resulta em uma vaga permanente logo após a graduação.

 

Dois exemplos bem-sucedidos de empresas holandesas na área de online gaming são a Spil Games, que atrai 130 milhões de visitantes todos os meses, e a Zylom, adquirida pela RealNetworks em 2006.

 

Onde estudar?

 

O Bacharelado de Artes em Arquitetura e Design de Games Internacionais (IGAD) da Universidade de Ciências Aplicadas de Breda, mais conhecida como NHTV Breda, tem especialização em Artes Visuais, Programação, Design e Produção, e Desenvolvimento de Game Indie. O instituto mantém uma parceria com a Sony e faz parte do primeiro Programa de Parceria Acadêmica da PlayStation. Você sabe o que isso significa, né? Que os estudantes têm a chance de começar a desenvolver jogos ainda durante a graduação para diferentes plataformas das duas empresas.

 

A Universidade de Ciências Aplicadas de Hanze tem um Bacharelado de Ciências em Design de Games que trabalha com o conceito de jogos, arte 2D e 3D, desenvolvimento e avaliação de games. O curso é ministrado em inglês e tem quatro anos de duração. Depois de um primeiro ano mais teórico, os estudantes começam a ter aulas práticas desafiadoras de design aplicado de games, desenvolvimento, arte e muito mais, inclusive aprender a usar as ferramentas de programação essenciais do setor.

 

E aí? O que você vai estudar na Holanda?

 

Leia também:

O que é preciso para conseguir uma bolsa de estudo na Holanda?

Estudar e trabalhar na Holanda como estrangeira

CURSO PERFEITO
Quer saber qual curso é melhor para você?
Descubra com a nossa nova ferramenta "Selecionador de curso"!
COMEÇAR SUA BUSCA