Essenciais
Nova Zelândia: Destino de Estudo

30 fatos e curiosidades sobre a Nova Zelândia

30 curiosidades sobre a Nova Zelândia: história, geografia, população, esportes, cultura e aleatoriedades.

30 fatos e curiosidades sobre a Nova Zelândia

Conheça alguns fatos, curiosidades e aleatoriedades sobre a história, geografia, população e cultura da Nova Zelândia:

 

História e geografia da Nova Zelândia

 

1. O nome maori original da Nova Zelândia é Aotearoa, que significa “a terra da longa nuvem branca”.

 

2. A Nova Zelândia tem quase o mesmo tamanho do Japão e é maior do que o Reino Unido, mas a sua população é de 4,4 milhões de pessoas. Isso significa que ela é um dos países menos populosos do mundo inteiro. (Só para se ter uma ideia de comparação, a cidade de São Paulo tem 12 milhões de habitantes!)

 

3. Com uma mistura de culturas maori, europeia, das ilhas do Pacífico e asiática, a Nova Zelândia se tornou uma população multicultural, com características que a torna uma das mais inigualáveis do mundo.

 

4. Dos seus 4,4 milhões de habitantes, 69% são de descendência europeia, 14,6% são indígenas maori, 9,2% são asiáticos e 6,9% são não-maori das ilhas do Pacífico.

 

5. Os māori são os povos indígenas da Nova Zelândia, que vieram da mítica terra polinésia no Havaí há mais de 1.000 anos. Atualmente, um em cada sete neozelandeses se identifica como maori, e a sua história, idioma e tradições continuam fortes e importantes à cultura e vida cotidiana do país.

 

6. Os neozelandeses são popular e carinhosamente chamados de kiwis. O nome é maori e refere-se ao kiwi, um pássaro nativo que não voa, um símbolo nacional da Nova Zelândia que, infelizmente, vive em ameaça de extinção. (Não tem nada a ver com a fruta kiwi, que é original da China!)

 

kiwi - Curiosidades da Nova Zelândia

 

7. De toda a população viva na Nova Zelândia, apenas 5% é humana. Isso significa que o país tem a maior proporção entre humanos e animais do mundo. Esse é um lugar incrível para ver a vida selvagem. Mais de um terço do país é constituído por áreas terrestres e marinhas protegidas. Por estas e outras que a Nova Zelândia tem alguns dos cenários naturais mais extraordinários do mundo – porque são cuidadosamente protegidos e preservados.  

 

8. O lago de água doce mais clara do mundo é o Lago Azul, no Parque Nacional Nelson Lakes, no norte dos Alpes do Sul, com visibilidade de até 80 metros de profundidade.

 

Lago Azul - Curiosidades da Nova Zelândia

 

9. Wellington é a capital mais austral (ao sul) do mundo. Além disso, a Nova Zelândia é o terceiro país mais próximo da Antártica, somente depois do Chile e da Argentina, na América do Sul.

 

10. Mais pessoas moram em Auckland do que em toda a Ilha Sul da Nova Zelândia.

 

11. A Nova Zelândia é a nação menos corrupta do mundo, de acordo com o índice de percepção de corrupção. Ela fica quase lado a lado com a Dinamarca.

 

Cultura e esportes na Nova Zelândia

 

12. Os neozelandeses são referência internacional quando o assunto é esporte radical. O primeiro bungee jump comercial do mundo era uma queda de 43 metros da ponte Kawarau, na região de Otago, em 1988.

 

Bangee Jump - Curiosidades da Nova Zelândia

 

13. O rúgbi ainda é o esporte mais popular no país – inclusive, foram os neozelandeses que venceram a primeira copa mundial de rúgbi. No entanto, há mais campos de golfe per capita na Nova Zelândia do que em qualquer outro lugar do mundo.

 

14. Graças aos seus mais de 15.000 quilômetros de costa litorânea (a nona mais longa do mundo), o país é um dos destinos mais populares para o surfe e outros esportes aquáticos.

 

15. Não importa onde você esteja no país, nunca estará a mais de 128 quilômetros do mar.

 

16. Com tantas praias, 15% das famílias neozelandesas têm o seu próprio barco. Um principais designers de iate do mundo, a Nova Zelândia ainda domina o cenário mundial do iatismo, caiaque, windsurf e remo.

 

17. As atividades ao ar livre fazem parte da cultura cotidiana neozelandesa: trilhas, acampamentos, escalada de montanhas, pesca, caminhadas na praia e muito mais. Com paisagens de tirar o fôlego, é compreensível que os neozelandeses procurem estar sempre em contato com a natureza.

 

18. A Nova Zelândia ganhou mais medalhas de ouro olímpicas per capita do que qualquer outro país.

 

19. A diretora Jane Campion, de O piano; o diretor Peter Jackson, de King Kong e a trilogia Senhor dos Anéis; e o ator, diretor e roteirista Taika Waititi, vencedor do mais recente Oscar de Melhor Roteio Adaptado por Jojo Rabbit, são neozelandeses.

 

20. Falando em Senhor dos Anéis, a adaptação da trilogia para o cinema injetou aproximadamente US$ 200.000.000 à economia do país. O governo da Nova Zelândia até criou um ministro do Senhor dos Anéis a fim de garantir o máximo de lucro proveniente da repercussão dos filmes, que foram gravados no país.

 

Senhor dos Anéis - Curiosidades da Nova Zelândia

 

Aleatoriedades sobre a Nova Zelândia

 

21. Quando falamos do outro lado do mundo, pensamos na China ou na Austrália. Mas é a Nova Zelândia que vê os primeiros raios de sol de um novo dia, antes do mundo inteiro.

 

22. As mulheres da Nova Zelândia foram as primeiras a conquistar o direito de votar em 1893. Além disso, em 2006, todas as seguintes posições eram ocupadas por mulheres: a rainha, a governadora-geral, a primeira-ministra, a presidente da Câmara dos Deputados e a chefe de justiça. Com isso, a Nova Zelândia se tornou o único país do mundo até o momento onde todos os cargos mais altos foram ocupados simultaneamente por mulheres.

 

23. O neozelandês Sir Ernest Rutherford dividiu o átomo pela primeira vez no início do século XX. A Nova Zelândia também foi responsável pela invenção da carne congelada, isoladores sísmicos de base, cercas elétricas, a moto mais rápida do mundo, bombas de vácuo para freezers, pentes de dentes largos, a bomba de gasolina elétrica e muito mais.

 

24. Auckland tem a estrutura artificial mais alta do Hemisfério Sul desde 2014: a Sky Tower de 328 metros. Essa cidade mais importante da Nova Zelândia, na Ilha Norte, também tem 50 vulcões inativos e o maior número de barcos per capita do mundo.

 

Auckland - Curiosidades da Nova Zelândia

 

25. O golfinho-de-hector, menor espécie de golfinho marinho do mundo, de no máximo 1,5 metro de comprimento, não é encontrado em nenhuma outra parte do mundo a não ser nas águas da Nova Zelândia. O país também abriga o único papagaio que não voa, o kakapo. O nome dessa ave noturna significa “papagaio da noite” em maori.

 

26. Os morcegos são os únicos mamíferos terrestres nativos do país. O restante foi trazido à Nova Zelândia pelos maoris e europeus.

 

27. Ah, e diferente da sua vizinha Austrália, não há cobras na Nova Zelândia.

 

28. Se você achava que a cidade de TLlanfairpwllgwyngyll-gogerychwyrndrobwlllllandysiliogogogoch no País de Gales tinha um nome longo, como contamos no artigo com as 40 curiosidades sobre o Reino Unido, precisa conhecer o nome dessa colina próxima a Porangahau, na Hawke’s Bay, na Ilha Norte: Taumatawhakatangihangakoauauotamateaturipukakapikimaungahoronukupokaiwhenuakitanatahu. Esse é o local com o maior nome em todos os países de língua inglesa e pode ser grosseiramente traduzido como “o lugar onde Tematea, o homem com grandes joelhos, que deslizou, escalou e engoliu montanhas, conhecido como devorador de terras, tocava flauta de nariz para seus entes queridos”. QUE?!

 

Maior nome - Curiosidades da Nova Zelândia

 

29. Há uma lei na Nova Zelândia que permite toda escola de ensino médio a ter um quilo de urânio e um quilo de tório para experimentos nucleares escolares. No entanto, também há uma multa de N$ 1.000.000 caso ocorra uma explosão nuclear.

 

30. A primeira pessoa a escalar o Monte Everest foi um neozelandês: Sir Edmund Hillary em 1953. Não é de se espantar, né? Os neozelandeses adoram uma aventura radial ao ar livre!

 

Leia também:

A cultura do café na Austrália e Nova Zelândia

35 fatos e curiosidades sobre a Austrália

5 principais cidades estudantis da Nova Zelândia

CURSO PERFEITO
Quer saber qual curso é melhor para você?
Descubra com a nossa nova ferramenta "Selecionador de curso"!
COMEÇAR SUA BUSCA

Leitura recomendada