Essenciais
Coreia do Sul: Destino de Estudo

10 razões para estudar na Coreia do Sul

Da culinária à cultura e belezas naturais, conheça dez razões para escolher a Coreia do Sul como seu destino de estudo no exterior

10 razões para estudar na Coreia do Sul
479

Decidir-se por um destino de estudo no exterior não é uma tarefa fácil. Nós já demos várias dicas úteis aqui neste artigo, mas sabemos que a oferta é tão grande e há tantos países incríveis que é normal sentir-se indeciso. Uma coisa é certa: comece a considerar a Coreia do Sul como uma possível opção extremamente interessante e enriquecedora. Com tecnologia de ponta e tradições milenares, arranha-céus e belas paisagens naturais, este país da Ásia vai te encantar desde a primeira pesquisa.

 

A seguir, separamos dez dos vários motivos para considerar a Coreia do Sul como o seu destino de estudo no exterior – e não é só por causa do K-Pop não, viu!

 

1. As universidades coreanas

 

universidades coreanas

Yonsei University.

 

A Coreia do Sul tem universidades renomadas por todo o seu território. As três maiores instituições de ensino superior coreanas, reconhecidas mundialmente, são:

 

  • Seoul National University;
  • Korea University;
  • Yonsei University.

 

Mas também há a Korea Advanced Institute of Science and Technology e a Sungkyunkwan University (SKKU), menos conhecidas, mas igualmente impressionantes. De fato, estas duas universidades são classificadas como a segunda e a terceira melhores da Coreia pela Times Higher Education, atrás apenas da Universidade Nacional de Seul que aparece, inclusive, em 63º lugar entre as melhores instituições do mundo no ranking geral.

 

Comece a sua pesquisa entre as universidades da Coreia do Sul pelo nosso banco de dados!

 

2. Custo de vida barato

 

won sul-coreano

Won sul-coreano, a moeda oficial do país.

 

O custo de vida na Coreia do Sul, em média, é muito barato, incluindo o valor da acomodação, alimentação e transporte. Uma corrida de táxi no país, por exemplo, sai aproximadamente ₩ 1.150,00 (R$ 3,97) por quilômetro.

 

Visite o site Numbeo para ver médias das despesas em Seul. Segundo a cotação de hoje, um won sul-coreano equivale a apenas 0,0034 reais.

 

3. A culinária incrível

 

Kimchi coreano

Kimchi, prato tradicional feito de uma combinação de vegetais e temperos fermentados no subsolo por meses.

 

Você gosta de provar novos sabores? Está aberta a descobertas gastronômicas? Então vai se sentir em casa na Coreia do Sul. De maneira geral, as duas grandes prioridades de estudantes internacionais no exterior em relação à comida é: 1. Tem de ser barata. 2). Tem de ser conveniente. Na culinária da Coreia, os dois requisitos são preenchidos com o bônus de também ser bem deliciosa.

 

A cultura na Coreia do Sul está intrinsicamente ligada à sua gastronomia, com vários costumes sociais envolvendo a comida como parte central.

 

Como já contamos no artigo com 42 fatos e curiosidades sobre a Coreia do Sul, a batata doce é um ingrediente recorrente nas refeições do país, aparecendo no café da manhã, em receitas de pães e pizzas, e até mesmo em sobremesas. Durante a sua estadia, não deixe de provar as diferentes formas de preparar um kimchi, prato tradicional feito de uma combinação de vegetais e temperos fermentados no subsolo por meses. E se você for maior de idade, também pode experimentar o famoso licor de arroz chamado Jinro Soju.

 

4. A agitada vida noturna

 

Coreia do Sul

 

A vida noturna muito agitada da Coreia do Sul leva a sério a máxima “work hard, play hard”. Várias casas noturnas e clubs são temáticos, o que com certeza será uma experiência curiosa e divertida durante o seu intercâmbio, e a maioria fica aberta até de manhãzinha.

 

Imagine só passar a noite em uma balada temática de K-Pop na própria Coreia do Sul? Sonho, né?

 

5. Os coreanos

 

cultura coreana

Os coreanos são muito acolhedores e simpáticos com os estudantes internacionais.

 

Os estudantes coreanos são encantadoramente acolhedores com os estrangeiros que decidem estudar no seu país. Eles costumam estar sempre dispostos a compartilhar a cultura coreana com aqueles que ainda não estão familiarizados e ajudam muito com o processo de transição.

 

Na hora de aprender a como se comportar, aprender as gírias e saber o que você deve ou não deve fazer no país, será essencial ter pessoas locais tão amigáveis, pacientes e simpáticas por perto – e os coreanos desse jeitinho.

 

6. Oportunidade de conhecer o país e outros lugares da Ásia

 

viajar pela Ásia

A localização da Coreia do Sul facilita suas viagens pela Ásia durante os estudos.

 

A Coreia do Sul tem uma localização excelente na Ásia. Ela fica perto de vários países, como a China e o Japão, e oferece preços acessíveis de passagens. Isto significa que você terá a oportunidade de viajar bastante e conhecer outros lugares tanto da Coreia quanto da Ásia durante os seus estudos.

 

7. Cenários de tirar o fôlego

 

Jeju Island, Coreia do Sul

Jeju Island, uma das dezenas de belas paisagens naturais na Coreia do Sul.

 

Se você está à procura de paisagens de tirar o fôlego, a Coreia do Sul será uma escolha perfeita tanto para quem prefere cenários modernos, com metrópoles agitadas e grandes construções com tecnologias de última geração, quanto para quem ama estar em contato com a natureza. Você poderá visitar maravilhas naturais como a Ilha Jeju, a Montanha Seoraksan e a Cachoeira Cheonjeyeon!

 

O que nos leva ao nosso próximo tópico...

 

8. Combinação perfeita de modernidade e tradição em um só lugar

 

Palácio Gyeongbokgung, Coreia do Sul

Palácio Gyeongbokgung, em Jongno-gu, Seul.

 

A Coreia é um destino incrível se você tiver interesse em uma combinação entre arquiteturas antigas e tradicionais e prédios modernos e complexos em um mesmo lugar. O país ostenta altos arranha-céus de vidro e também templos milenares, sem contar os costumes que misturam tradição e modernidade na cultura coreana.

 

Na Coreia do Sul, você vive rotineiramente os dois lados da moeda.

 

9. A língua coreana

 

Coreano

As universidades costumam oferecer aulas gratuitas de coreano.

 

As universidades da Coreia do Sul oferecem mais de 1.100 opções de cursos acadêmicos ministrados em inglês. No entanto, a maioria delas também mantém algum tipo de programa de coreano gratuitamente para os seus estudantes internacionais. As aulas acontecem em diferentes níveis de proficiência, assim você pode começar do básico ao avançado, independente da sua familiarização com o idioma.

 

Desta forma, você consegue ser admitido em uma universidade coreana com fluência suficiente no inglês e, até o final dos seus estudos, também atingir proficiência na língua nacional!

 

10. Qualidade de vida invejável

 

Qualidade de vida na Coreia do Sul

 

A Coreia do Sul é a quarta maior economia na Ásia e um dos mais importantes centros financeiros do mundo. Ela conseguiu se manter relativamente intacta durante a recessão e teve um rápido crescimento econômico, tornando-se um lugar próspero para se morar, trabalhar e estudar.

 

Leia também:

Estudante brasileira de coreano na Coreia do Sul fez todo o seu processo de inscrição online

5 razões para escolher o Japão como destino de estudo

Como me envolver com a cultura do meu destino de estudo no exterior?

Pesquise por cursos

Coreia do Sul
Graduação
SOBRE O AUTOR

10 razões para estudar na Coreia do Sul

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.