Essenciais
Coreia do Sul: Destino de Estudo

42 fatos e curiosidades sobre a Coreia do Sul

Na Coreia, as pessoas já nascem com um ano de idade, as lojas ficam abertas até 4 horas da manhã e apenas 3,2% da população estão acima do peso

42 fatos e curiosidades sobre a Coreia do Sul
12729

Nós listamos alguns fatos curiosos sobre os costumes, a histórias e a cultura da Coreia do Sul! Conheça-os a seguir:

 

1. A maioria dos restaurantes da Coreia do Sul tem delivery, insluive o McDonald’s.

 

2. Os sul-coreanos são obcecados por, bem... fezes! Eles têm chaveiros, pingentes, e outros badulaques no formato de cocô e até um museu e um café temático – o Ddong Café, que serve suas bebidas e comidas em pequenas privadas. As fezes são um símbolo de fortuna e sorte no país!

 

 

3. Na Coreia do Sul, considera-se que os bebês têm um ano de idade no nascimento. Por isso, os coreanos já nascem mais velhos do que no resto do mundo!

 

4. Apenas 3,2% dos sul-coreanos estão acima do peso.

 

5. Na Coreia do Sul é normal homens passarem maquiagem – 20% da população masculina usam abertamente esse tipo de cosmético.

 

6. Quando um nome coreano é escrito em tinta vermelha, acredita-se que a pessoa está prestes a morrer ou já morta. A cor é associada à morte e a tradição vem dos nomes escritos em vermelho para indicar as pessoas falecidas nos registros das famílias.

 

7. Na Coreia, existe a prática da “recriação do crime”. Os suspeitos de crimes como estupro e assassinato são levados pela polícia algemados até a cena do crime e ordenados a reencená-lo publicamente. Para humilhar ainda mais o suspeito, a mídia é convocada para acompanhar a reencenação.

 

8. O microship dos iPhones da Apple é produzido pela empresa sul-coreana Samsung.

 

9. O vídeo da música Gangnsm Style do artista sul-coreano Psy foi visto quase 3 bilhões de vezes no YouTube desde 2011. Gangnam é um distrito de Seul, a capital do país.

 

10. A Coreia do Sul é a capital mundial da cirurgia plástica! Estima-se que aproximadamente uma entre cinco mulheres do país já passou por cirurgias estéticas.

 

11. Na Coreia, é comum participar de “encontros às escuras” em grupos como uma forma de conhecer pessoas novas.

 

12. A média de horas de sono em Seul é uma das menores entre todas as capitais do mundo (empatada com a de Tóquio): 6 horas por noite.

 

13. A Coreia do Sul tem a internet wi-fi mais rápida do mundo, com uma média de download de 33,5 megabits por segundo.

 

14. Em 2012, a cidade de Pohang, na Coreia do Sul, inaugurou a primeira prisão do mundo com guardas-robôs.

 

15. Os sul-coreanos amam fazer compras. O país tem alguns dos maiores shoppings do mundo e as lojas ficam abertas até às 4h da manhã – restaurantes, bares e cafés costumam fechar às 23h.

 

16. A batata doce é muito usada na culinária sul-coreana, aparecendo em pratos do café da manhã, pães, saladas, sobremesas e até na pizza.

 

17. É muito comum que as garotas recebam uma cirurgia plástica nos olhos de presente de aniversário de 16 anos para ter uma aparência mais parecida com a ocidental.

 

18. O kimchi é um dos pratos nacionais mais tradicionais da Coreia do Sul, uma combinação de vegetais e temperos fermentados no subsolo por meses e servidos com quase tudo. Há aproximadamente 250 tipos de kimchi diferentes.

 

 

19. Há centenas de anos os coreanos estão acostumados a comer carne de cachorro – inclusive uma sopa chamada de “sopa revigorante”. Há uma raça de cães no país, a nureongi, que é criada especialmente para o consumo. Mas há quem tenha cachorro como animal de estimação no país.

 

20. Ser jogador do game StarCraft é uma profissão legítima na Coreia do Sul.

 

21. A Agência de Informações Nacionais da Coreia do Sul acredita que 14% das crianças entre nove e 12 anos são viciadas em internet.

 

22. Os motéis são muito populares na Coreia do Sul, com quartos pequenos e temáticos. Eles são tão baratos, limpos e seguros, que os turistas às vezes preferem ficar hospedados neles ao invés de hotéis.

 

23. Os coreanos têm “aquecedores de chãos” chamados ondol (“pedra quente”). Mais de 90% das casas do país tem esse tipo de sistema, que faz o calor passar por canos embaixo do chão.

 

24. A Coreia do Sul tem uma lei que exige o uso do Internet Explorer para todas as compras e transações bancárias online no país.

 

25. Na Coreia do Sul, há dois tipos de casamento: yonae, o casamento por amor, e chungmae, o casamento arranjado. Os adultos que não se casam são chamados de “big baby”.

 

26. A Coreia produz mais de 90% da alga marinha consumida no mundo,

 

27. Desde 2011, os sul-coreanos são os que mais fazem uso do cartão de crédito no mundo.

 

28. A rosa de Sharon é a flor nacional da Coreia. Ela é um tipo de hibisco e um símbolo das glórias e adversidades do passado do país.

 

29. Quem completa 60 anos no país recebe uma festona de aniversário chamada hwangap, uma tradição que teve início em que poucas pessoas conseguiam chegar nesta idade.

 

30. A Coreia do Sul foi o primeiro país a construir um laboratório astronômico no mundo, o Cheomseongdae Observatory, durante os anos 600.

 

31. O taekwondo é um esporte coreano e significa, literalmente, “o caminho dos pés e das mãos”.

 

32. Os sul-coreanos estão entre os que mais consomem bebidas alcoólicas no mundo. Eles têm um licor de arroz muito famoso e tradicional, chamado Jinro Soju.

 

 

33. Mais de 20% dos sul-coreanos tem o sobrenome Kim.

 

34. O dia 14 de cada mês tem sempre alguma comemoração romântica, como o Kiss Day (Dia do Beijo) em junho e o Hug Day (Dia do Abraço). No 14 de fevereiro, conhecido pelo mundo como Valentine’s Day, as mulheres que presenteiam seus namorados e maridos. Já no dia14 de março, conhecido como Dia Branco, os homens presenteiam as mulheres, mas precisam gastar o trilho nos agrados!

 

35. O tigre e o coelho são importantes símbolos folclóricos na Coreia.

 

36. A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OECD) declarou que a Coreia do Sul é o país com o maior QI nacional do mundo.

 

37. Os sul-coreanos trabalham em média 55 horas por semana.

 

38. Quando vão tirar fotos, os coreanos dizem kimchi (o prato tradicional no item 18 desta lista).

 

39. Até 2013, 78,5% da população sul-coreana tinham celulares – a maior porcentagem do mundo.

 

40. Por 62 anos o adultério foi considerado ilegal no país, com pena de dois anos na prisão.

 

41. Os coreanos acreditam na influência do tipo sanguíneo na personalidade das pessoas.

 

42. Pessoas com o mesmo sobrenome não podem se casar.

 

Leia mais:

40 curiosidades e fatos sobre o Japão

Por que estudar na Coreia do Sul?

Pesquise por cursos

Coreia do Sul
Graduação
SOBRE O AUTOR

42 fatos e curiosidades sobre a Coreia do Sul

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.

Leitura recomendada