
Quando você aterrissa para estudar na Coreia do Sul, a sua idade muda automaticamente. Pelo conceito originado na China, você passa a ter a chamada “idade nominal” ou “lunar”. Mas na Coreia, basicamente, você terá a sua “idade coreana".
A idade coreana
Saber a sua idade considerada certa na Coreia será uma parte importante da sua experiência no país, uma vez que a cultura nacional tem aspectos muito fortes relacionados ao respeito pelos mais velhos (mesmo que eles tenham apenas um ano a mais que você). A idade influencia até mesmo a forma com que você conversa com os outros.
Os bebês coreanos são mais velhos?
A resposta mais breve é sim. Isso se deve ao conceito de idade diferente no país. Apesar de o conceito ter sido criado na China, muitos países do Leste Asiático já praticamente o abandonaram, mas ele é oficial na Coreia do Sul até hoje.
Leia outras curiosidades sobre a Coreia do Sul!
No país, as pessoas já nascem com um ano de idade. Depois, você passa a contar um ano a mais na sua idade no dia de Ano Novo. Sim, no Réveillon! É por isso que a sua idade coreana pode ser de um a dois anos a mais em relação à sua idade “normal” no resto do mundo, dependendo da sua data de nascimento.
Como calcular a idade coreana?
Por exemplo, se você nascer no dia 1º de janeiro vai ter um ano até a próxima virada. Mas se você tiver nascido no dia 31 de dezembro, mesmo que você tenha literalmente um dia de vida, já fará dois anos na mesma noite, com o início do novo ano.
O cálculo fica assim:
(Ano atual – Ano de nascimento) + 1 = Idade
Sendo assim, se a minha idade é 31 no Brasil, na Coreia seria:
(2020 – 1988) + 1 = 33
Mesmo se fizer aniversário em junho, ou seja, completar 32, na Coreia já seria 33 desde a virada do ano novo.
Curiosidade: Na China, a prática considera o calendário lunar. As pessoas envelhecem no ano novo chinês, que pode acontecer entre o final de janeiro e a metade de dezembro.
Os aniversários na Coreia do Sul
Apesar de todo mundo envelhecer juntos na virada do ano, os coreanos comemoram a sua data de nascimento. A primeira celebração é chamada de dol e é bastante importante na cultura nacional.
As pessoas rezam pelo aniversariante e preparam comidas típicas como arroz branco e sopa de algas marinha, e também um bolo tradicional de arroz e feijão vermelho – mas só os parentes poderiam comê-lo porque acreditava-se que compartilhar com pessoas de fora da família trazia azar. As crianças são vestidas com trajes culturais de cores específicas dependendo do sexo do bebê.
Com o passar do ano, algumas dessas tradições perderam a forma (como a parte de oração da celebração, por exemplo), mas o aniversário de nascimento continua sendo importante e é motivo de festa na Coreia do Sul.
Qual é a sua idade coreana?