Essenciais
Coreia do Sul: Quando chegar lá

Por que a sua idade é diferente na Coreia do Sul?

Porque você pode ser um ou dois anos mais velho na Coreia do Sul, de acordo com a idade nominal ou lunar, mais conhecida como “idade coreana” no país.

Por que você é mais velho na Coreia do Sul?
1802

Quando você aterrissa para estudar na Coreia do Sul, a sua idade muda automaticamente. Pelo conceito originado na China, você passa a ter a chamada “idade nominal” ou “lunar”.  Mas na Coreia, basicamente, você terá a sua “idade coreana".

 

Saber a sua idade considerada certa na Coreia será uma parte importante da sua experiência no país, uma vez que a cultura nacional tem aspectos muito fortes relacionados ao respeito pelos mais velhos (mesmo que eles tenham apenas um ano a mais que você). A idade influencia até mesmo a forma com que você conversa com os outros.

 

O conceito

 

Apesar de o conceito ter sido criado na China, muitos países do Leste Asiático já praticamente o abandonaram, mas ele é oficial na Coreia do Sul até hoje.

 

Como ele funciona? No país, as pessoas já nascem com um ano de idade. Depois, você passa a contar um ano a mais na sua idade no dia de Ano Novo. Sim, no Réveillon! É por isso que a sua idade coreana pode ser de um a dois anos a mais em relação à sua idade “normal” no resto do mundo, dependendo da sua data de nascimento.

 

Por exemplo: Se você nascer no dia 1º de janeiro vai ter um ano até a próxima virada. Mas se você tiver nascido no dia 31 de dezembro, mesmo que você tenha literalmente um dia de vida, já fará dois anos na mesma noite, com o início do novo ano.

 

O cálculo fica assim:

 

(Ano atual – Ano de nascimento) + 1 = Idade

 

Sendo assim, a minha idade é 29, mas na Coreia seria:

 

(2018 – 1988) + 1 = 31

 

Como eu faço aniversário em junho, logo terei 30, mas na Coreia eu já teria 31 desde a virada do ano novo.

 

Curiosidade: Na China, a prática considera o calendário lunar. As pessoas envelhecem no ano novo chinês, que pode acontecer entre o final de janeiro e a metade de dezembro.

 

A comemoração

 

Apesar de todo mundo envelhecer juntos na virada do ano, os coreanos comemoram a sua data de nascimento. A primeira celebração é chamada de dol e é bastante importante na cultura nacional. As pessoas rezam pelo aniversariante e preparam comidas típicas como arroz branco e sopa de algas marinha, e também um bolo tradicional de arroz e feijão vermelho – mas só os parentes poderiam comê-lo porque acreditava-se que compartilhar com pessoas de fora da família trazia azar. As crianças são vestidas com trajes culturais de cores específicas dependendo do sexo do bebê.

 

Com o passar do ano, algumas dessas tradições perderam a forma (como a parte de oração da celebração, por exemplo), mas o aniversário de nascimento continua sendo importante e é motivo de festa na Coreia do Sul. 

 

Qual é a sua idade coreana?

Pesquise por cursos

Coreia do Sul
Graduação
SOBRE O AUTOR

Por que você é mais velho na Coreia do Sul?

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.