Essenciais
Coreia do Sul: Quando chegar lá

Como se comportar no metrô em Seul?

Primeira vez em Seul, na Coreia? Aqui vão algumas informações que você precisa saber antes de pegar o metrô na cidade.

Como se comportar no metrô em Seul?

Em Seul, na Coreia do Sul, vai ser difícil evitar o metrô. Ele é o meio de transporte mais rápido em uma megalópole agitada, além do mais barato e conveniente. Como uma sociedade bastante cívica, os coreanos respeitam as regras de conduta para o uso do metrô e é sobre elas que gostaríamos de informá-lo.

 

Não se sente em assentos prioritários

 

Pense em um dia cansativo, cheio de provas, e você ainda precisa terminar um trabalho ao chegar em casa. Você está exausto física e mentalmente e todos os assentos do metrô estão ocupados, com exceção dos prioritários.

 

Nesta situação, pode ser tentador ignorar o aviso e usar um dos assentos prioritários. Na Coreia, entretanto, você não deve faça isso! Os coreanos nunca ocupam as vagas reservadas a idosos, gestantes, crianças e pessoas com necessidades específicas.

 

No Brasil, é comum sentar-se em vagas prioritárias e levantar-se quando alguém precisar. Na Coreia do Sul, o protocolo correto é deixá-las desocupadas o tempo todo.

 

Libere o seu assento para quem precisa mais dele do que você

 

estudar na Coreia do Sul

 

Como pode ver na imagem, apenas pessoas mais velhas estão sentadas no metrô. Na sociedade da Coreia, os idosos são muito respeitados. Mesmo se você não estiver em um assento prioritário caso alguém mais velho ou outra pessoa que precise mais do que você entrar, é natural levantar-se e ceder a sua vaga.

 

Você pode, inclusive, dizer anjeuseyo, que significa “por favor, sente-se”, à pessoa a quem você está cedendo o seu lugar.

 

Mantenha a direita nas escadas rolantes

 

Na Malásia e Singapura, todos que não tiverem pressa mantêm-se à esquerda nas escadas rolantes para dar espaço a quem quiser subir mais rápido. Já na Coreia do Sul, as pessoas ficam à direita, como no Brasil.

 

Em qualquer lugar bastante tráfego humano, não há mais nada irritante do que tentar ultrapassar alguém que está no seu caminho e a pessoa não sair da frente. É isso que os coreanos evitam permanecendo à direita quando não estão com pressa.

 

Empurrar é comum

 

Por alguma razão inexplicável, empurrar e afastar os outros é um comportamento amplamente aceitado em Seul, em especial em lugares abarrotados de gente como nas estações de metrô. Talvez seja porque os coreanos não gostam de precisar falar com estranhos, mas não se espante se você sentir que alguém está te cutucando ou empurrando levemente. Apenas saia do caminho de quem for e a interação será só isso.

 

Você, inclusive, pode fazer o mesmo, mas dizer também jamsimanyo ou naerilgeyo, que significam, respectivamente, “com licença” e “eu vou descer”.

 

O que fazer e o que NÃO fazer nos metrôs de Seul

 

As dicas a seguir são de bom senso geral – e que, inclusive, se aplicam para os metrôs brasileiros e de qualquer lugar do mundo. Mas, só para garantir:

 

  • Procure falar baixo no metrô, tanto pessoalmente como nos celulares (e se for ouvir música, use fones);
  • Não segure as portas do metrô. Se você não chegou a tempo, pode pegar o próximo em poucos minutos;
  • Os assentos são para pessoas, não para a sua bolsa, sacolas ou mochila;
  • Dormir no metrô é comum, só não deite-se nos assentos e ocupe o lugar de outras pessoas.

 

Leia também:

 

(Texto original de Kahirunnisa Saprik publicado no Hotcourses Abroad. Tradução e localização de Brenda Bellani.)

Pesquise por cursos

Coreia do Sul
Graduação
SOBRE O AUTOR

Como se comportar no metrô em Seul?

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.