Essenciais
Coreia do Sul: Financiamento Estudantil

Global Korea Scholarship: bolsa de estudo integral para graduações e pós-graduações na Coreia

Conheça o NIIED, instituto que oferece bolsas de estudo na Coreia do Sul, inclusive a Global Korea Scholarship (GKS) para estudantes internacionais de graduação e pós-graduação.

Global Korea Scholarship: bolsa de estudo integral para graduações e pós-graduações na Coreia
652

A Coreia do Sul tem criado iniciativas regulares para incentivar a internacionalização da sua educação superior, entre elas a oferta de intercâmbios entre estudantes, cursos de universidades coreanas no exterior e também bolsas de estudo. Um dos principais agentes do “desenvolvimento de recursos humanos na era da globalização”, como informa o seu próprio site, é o NIIED, importante agência administrativa do Ministério de Educação da Coreia do Sul.

 

O Instituto Nacional para Educação Internacional (originalmente National Institute for International Education – NIIED) trabalha para internacionalizar a educação coreana e formar líderes por meio do intercâmbio educacional, e funciona como um instituto especializado para a cooperação da educação internacional.

 

Estudar no exterior

 

Suas principais funções são:

 

  • Atrair e dar suporte a estudantes internacionais;
  • Gerenciar o teste oficial de proficiência em coreano, o TOPIK;
  • Promover a cooperação e o intercâmbio de educação internacional;
  • Promover e apoiar o ensino de línguas estrangeiras na Coreia;
  • Administrar programas educacionais para coreanos no exterior.

 

Para os estudantes internacionais, a função mais importante do NIIED é o seu programa de bolsas de estudo nas universidades da Coreia do Sul. E o principal deles, com certeza, é o famoso GKS Program.

 

Programa de Bolsa de Estudo Global da Coreia do Sul

 

As Global Korea Scholarships (GKS) são concedidas anualmente a estudantes internacionais de países parceiros da Coreia do Sul. Todos os anos, a lista muda, inclusive o número de vagas para cada país, entretanto, o Brasil costuma constar nela regularmente. Ou seja, há vagas específicas para alunos brasileiros!

 

A GKS foi criada para proporcionar aos estrangeiros oportunidades de estudar graduações e pós-graduações em uma das instituições de ensino superior da Coreia com bolsas de estudo integrais, que cobrem de tudo, até inclusive a impressão da dissertação do bolsista. O intuito central é aumentar tanto o intercâmbio internacional de estudantes quanto a relação entre a Coreia e os países parceiros.

 

As oportunidades da GKS variam de acordo com o nível de estudo. Veja abaixo:

 

1. Programas de Graduação

 

Para os interessados em um curso de graduação na Coreia do Sul, o NIIED tem as seguintes bolsas de estudo:

 

  • Associate Degree: As bolsas para associate degrees incluem um ano de curso de coreano, mais um ou dois anos de um programa de associate;
  • Bacharelado: As bolsas para bacharelados incluem um ano de curso de coreano, mais quatro anos de graduação.

 

Para concorrer, os interessados precisam dos seguintes requisitos:

 

  • Você e seus pais devem ser cidadãos de um dos países participantes da GKS (a lista muda todos os anos) e não ter cidadania sul-coreana;
  • Você deve ter idade máxima de 25 anos até o dia 1º de março do ano da sua inscrição na GKS;
  • Você deve ter concluído ou pretende concluir o ensino médio até o dia 1º de março do ano da sua inscrição na GKS (e você não pode ter concluído o ensino médio na Coreia do Sul);
  • Você deve ter um GPA geral mínimo durante o ensino médio de acordo com a bolsa de estudo que você estiver se inscrevendo: 80% - 100% para bacharelados e 75% - 100% para associate degrees.

 

2. Programas de Pós-Graduação

 

Quem tiver interesse em uma pós-graduação na Coreia do Sul, por outro lado, tem as seguintes opções:

 

  • Mestrado: Um ano de curso de coreano, mais dois anos de mestrado;
  • Doutorado: Um ano de curso de coreano, mais três anos de doutorado.

 

Algumas regras para concorrer às bolsas de estudo de pós-graduações são um pouco diferentes do programa de graduações:

 

  • Você e seus pais devem ser cidadãos de um dos países participantes da GKS (a lista muda todos os anos) e não ter cidadania sul-coreana;
  • Você deve ter idade máxima de 40 anos até o dia 1º de setembro do ano da sua inscrição na GKS. No entanto, você pode ser uma exceção caso: seja professor acadêmico de no máximo 45 anos até o dia 1º de setembro do ano da sua inscrição e tenha uma das cidadanias recebedoras do Official Development Assistance (ODA);
  • Até o dia 1º de setembro do ano da sua inscrição na GKS, você deve ter um diploma de bacharelado para concorrer a um mestrado; ou então, deve ter um mestrado para concorrer a um doutorado;
  • Você dever ter mantido um GPA geral mínimo de 80% ou mais no bacharelado/mestrado.

 

O processo de seleção para a Global Korea Scholarship

 

Segundo o site oficial do NIIED, o processo seletivo para as GKS é feito em quatro partes:

 

1. Na primeira parte, os candidatos devem se inscrever pela Embaixada da Coreia do Sul de seus países de origem ou então diretamente pelas universidades coreanas designadas pelo NIIED. Cabe a cada Embaixada e universidade a tarefa de selecionar os melhores candidatos de acordo com os critérios do NIIED.

 

2. Depois de receber as melhores inscrições pré-selecionadas, o comitê do NIIED conduz a segunda parte do processo, analisando e selecionando os bolsistas entre os candidatos que passaram na primeira fase.

 

3. A terceira parte é apenas para quem se inscreveu pela Embaixada. Os finalistas escolhidos pelo NIIED são agora analisados pelas universidades coreanas de acordo com os seus critérios de admissão. Os candidatos devem ser selecionados por pelo menos uma das universidades nas quais eles se inscreveram para conseguir uma bolsa GKS. Quem se inscreve diretamente pelas universidades já são analisados de acordo com os critérios de admissão específicos de cada uma delas, por isso, não precisam desta parte do processo.

 

4. O resultado final! O NIIED faz o anúncio dos bolsistas selecionados para a GKS.

 

Cronograma de inscrições

 

O cronograma das quatro fases do processo listadas acima varia para graduações e pós-graduações:

 

1. Graduações

 

As vagas para as bolsas de estudo de bacharelado e associate degrees são anunciadas em setembro do ano anterior ao início dos estudos. Entre outubro e novembro, as embaixadas e universidades pré-selecionam os candidatos e enviam as suas inscrições para o NIIED. O anúncio oficial dos selecionados acontece em janeiro e os bolsistas viajam para a Coreia do Sul no final de fevereiro.

 

2. Pós-Graduações

 

As vagas para as bolsas de estudo de mestrado e doutorado são anunciadas em fevereiro do mesmo ano início dos estudos e a pré-seleção das Embaixadas e universidades acontecem entre março e abril. Os bolsistas selecionados são anunciados em junho e viajam para a Coreia do Sul no final de agosto.

 

O que está incluso na bolsa de estudo?

 

A Global Korea Scholarship inclui os seguintes valores:

 

Categoria

Valor em won sul-coreano

Passagens aéreas

O valor real gasto pelo bolsista

Acomodação

KRW 200.000

Custo de vida

KRW 800.000 para graduações e KRW 900.000 para pós-graduações

Seguro médico

KRW 20.000 por mês

Curso de coreano

KRW 800.000 por trimestre

Taxas de ensino

O valor total do curso (não pode exceder KRW 5 milhões por semestre)

Prêmio por Proficiência Excelente na Língua Coreana

KRW 100.000

Suporte à pesquisa

KRW 210.000 – KRW 240.000 por semestre

Impressão (Dissertação/tese)

KRW 500.000 – KRW 800.000 (dependendo do valor gasto pelo estudante)

Auxílio Conclusão (único)

KRW 100.000

 

Número de bolsas de estudo

 

O número de bolsas disponíveis muda todos os anos, mas costuma ser aproximadamente 170 para graduações e 700 para pós-graduações.

 

Em 2019, por exemplo, 840 candidatos foram selecionados para mestrados e doutorados. Destes, 500 vagas estavam reservadas à seleção pelas Embaixadas; os brasileiros tinham direito a seis delas. Já as universidades selecionaram 330 candidatos, sendo sete brasileiros.

 

No total, 67 universidades participaram da seleção de bolsistas para pós-graduações em diversas áreas de estudo.

 

Leia também:

42 fatos e curiosidades sobre a Coreia do Sul

Estudante brasileira de coreano na Coreia do Sul fez todo o processo de inscrição online

O processo seletivo na Coreia do Sul

Pesquise por cursos

Coreia do Sul
Graduação
SOBRE O AUTOR

Global Korea Scholarship: bolsa de estudo integral para graduações e pós-graduações na Coreia

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.