Essenciais
Coreia do Sul: Financiamento Estudantil

Coreia do Sul: bolsas de estudo na Seoul National University

Conheça as opções de bolsas de estudo para graduações, pós-graduações e programas de intercâmbio na Universidade Nacional de Seul, a melhor universidade de Coreia do Sul.

Coreia do Sul: bolsas de estudo na Seoul National University

Fundada em 1946, a Seoul National University (Universidade Nacional de Seul), na capital da Coreia do Sul, é a melhor cidade do país, além de ter sido a primeira universidade nacional.

 

Formada por 15 faculdades, uma escola de pós-graduação e 11 escolas profissionais a SNU oferece mais de 700 opções de cursos ministrados em inglês. Mesmo assim, se a sua intenção for aprender coreano durante a sua estadia na Coreia do Sul, ela mantém um programa regular de ensino da língua coreana para estrangeiros.

 

A universidade recebe aproximadamente 200 estudantes internacionais em suas graduações, 700 em mestrados e 300 em doutorados. Além dos cursos em inglês, definitivamente, um dos fatores que impulsiona esses números são as bolsas de estudo internacionais oferecidas para estudar nela ela!

 

 

Bolsas de estudo para graduação na SNU

 

Há duas opções de bolsas de estudo para estudantes internacionais interessado em uma das graduações da Seoul National University. Você pode se inscrever nelas antes ou depois de passar pelo processo seletivo da universidade.

 

1. Korean Governement Scholarship Program (KGSP)

 

Todos os anos, aproximadamente 20 a 40 bolsistas são selecionados para receber essa bolsa de estudo integral oferecida pelo governo coreano.

 

Para se candidatar, você precisa ser um candidato internacional se inscrevendo em uma graduação de quatro anos de duração da SNU. Isso significa que se o seu interesse for cursar um bacharelado mais longo, como o de Medicina, Medicina Veterinária, Farmácia e Arquitetura, você não se qualifica para concorrer.

 

A bolsa cobre:

 

  • As taxas de ensino completas por oito semestres de estudo no SNU;
  • Custo de vida: ₩ 800.000 por mês;
  • Passagens aéreas de ida e volta em classe econômica;
  • Taxas de ensino de treinamento na língua coreana por um ano;
  • Outros gastos como seguro saúde.

 

O treinamento em coreano é obrigatório; o bolsista deve alcançar o nível 3 no TOPIK (Teste de Proficiência em Coreano) em até um ano, senão ele é desqualificado.

 

A seleção acontece todos os anos em setembro por meio da embaixada da Coreia do Sul.

 

2. Overseas Koreans Scholarship

 

Essa bolsa de estudo é direcionada a estudantes coreanos estrangeiros (que moram no exterior) interessados em uma graduação na SNU. O processo seletivo acontece sempre em fevereiro ou março pela embaixada da Coreia do Sul e a Overseas Koreans Foundation.

 

 A bolsa cobre:

 

  • As taxas de ensino completas por oito semestres de estudo na SNU (apenas se o estudante atender a todos os requisitos);
  • Custo de vida: ₩ 900.000 por mês por até no máximo oito semestres;
  • Passagens aéreas de ida e volta em classe econômica;
  • Taxas de ensino de treinamento na língua coreana por seis meses no Language Education Institute;
  • Seguro médico de uma empresa particular.

 

Para saber mais, você pode entrar em contato com a SNU pelo email intlscholarship@snu.ac.kr ou então com a Overseas Koreans Foundation, scholarship@okf.or.kr.

 

Bolsas de estudo para pós-graduação na SNU

 

Estas são as bolsas de estudo válidas para estudantes internacionais interessados em uma pós-graduação na Seoul National University:

 

1. Overseas Koreans Scholarship

 

A bolsa de estudo Overseas Koreans Scholarship, para coreanos no exterior, também está disponível para pós-graduações na SNU. A diferença é que ela cobre as taxas de ensino integrais por apenas quatro semestres.

 

O período de seleção é o mesmo citado acima e a bolsa também inclui ₩ 900.000 por mês para os custos de vida e seis meses de treinamento em coreano.

 

2. Korean Governement Scholarshio Program

 

O programa Korean Governement Scholarship Program (KGSP/GKS) também é válido para estudantes de pós-graduações. O processo de inscrição acontece em fevereiro e 305 bolsistas são selecionados a cada ano.

 

A bolsa cobre:

 

  • As taxas de ensino completas por quatro semestres para mestrados e por seis semestres para doutorados na SNU;
  • Custo de vida: ₩ 900.000 por mês;
  • Passagens aéreas de ida e volta em classe econômica;
  • Taxas de ensino de treinamento na língua coreana por um ano;
  • Outros gastos como seguro saúde, fundos para a pesquisa e impressão da dissertação/tese.

 

O treinamento em coreano também é obrigatório na pós-graduação. O bolsista deve alcançar o nível 3 no TOPIK (Teste de Proficiência em Coreano) em até um ano, senão ele é desqualificado.

 

Há duas formas de se inscrever:

 

  • Recomendação da universidade: o candidato envia sua inscrição à Secretaria de Admissão da SNU e depois o Instituto Nacional para Educação Internacional faz a seleção;
  • Recomendação da embaixada: o candidato envia sua inscrição à embaixada coreana no seu país e depois o Instituto Nacional para Educação Internacional (NIIE) faz a seleção.

 

Bolsa de estudo para programas de intercâmbio

 

A SNU também faz parte da Global Korea Scholarship (GKS) for Exchange Student para estudantes internacionais de países em desenvolvimento em programas de intercâmbios em universidades sul-coreanas. Todos os anos o NIIE anuncia quantas vagas estão disponíveis para cada universidade.

 

Para participar, a sua universidade brasileira precisa ter parceria com a SNU e recomendá-lo ao programa oficialmente. Você deverá enviar a recomendação juntamente à sua inscrição no programa de intercâmbio à Secretaria de Relações Internacionais da SNU.

 

A bolsa cobre:

 

  • Custo de vida;
  • Passagens aéreas de ida e volta (dentro da faixa limitada de cada país);
  • Assistência financeira única para adaptação no país: ₩ 200.000;
  • Seguro médico.

 

A SNU oferece programas de intercâmbio de um a dois semestres com mais de 240 instituições de ensino superior do mundo inteiro. Os créditos acadêmicos cursados na Coreia do Sul depois podem ser transferidos para a sua graduação no Brasil. Esse programa é uma oportunidade incrível para conhecer o país e a cultura coreana.

 

Todos os anos a SNU recebe aproximadamente 800 estudantes internacionais de intercâmbio!

 

Visite sites oficiais para mais informações:

 

Leia também:

CURSO PERFEITO
Quer saber qual curso é melhor para você?
Descubra com a nossa nova ferramenta "Selecionador de curso"!
COMEÇAR SUA BUSCA