Essenciais
Suécia: Inscrevendo-se em uma universidade - Leitura recomendada

O ensino superior na Suécia

Os diplomas e qualificações acadêmicas oferecidos pelo sistema educacional de ensino superior sueco

Estudar na Suécia: ensino superior
5827

Imagem: Uppsala University.

 

A Suécia é um excelente destino de estudo no exterior por diferentes razões. A maioria dos suecos fala inglês fluentemente e 89% da população é bilíngue. O país tem uma longa tradição de excelência acadêmica, além de ser o berço do famoso Prêmio Nobel. A cada ano, aproximadamente 20% de todos os novos estudantes matriculados em universidades da Suécia são estrangeiros, o que significa que você terá oportunidades de estudar com pessoas de todas as partes do mundo.

 

A estrutura do ensino superior na Suécia é parecida com o sistema educacional de toda a Europa. Antes de escolher o seu curso na Suécia, conheça os diferentes diplomas acadêmicos disponíveis nas instituições do país.

 

estudar na Europa

 

O sistema de ensino na Suécia

 

As universidades suecas oferecem programas acadêmicos de acordo com o padrão europeu. Isto significa que as instituições usam o Sistema Europeu de Transferência e Acumulação de Créditos, conhecido pela sigla ECTS, para regular os cursos oferecidos.

 

O ECTS é um esquema de pontuação com intuito de facilitar a classificação e comparação dos programas de estudo acadêmicos por toda a Europa. Na Suécia, os estudantes precisam completar 60 pontos de créditos ECTS por ano em um curso acadêmico oficialmente reconhecido.

 

O sistema de ensino superior na Suécia, como de costume, é dividido em três ciclos que representam três níveis diferentes de estudo, do bacharelado ao doutorado.

 

1. Bacharelado: Os bacharelados, também chamados de graduações (ou, em inglês, undergraduate programs), são cursados logo após a conclusão do ensino médio (colegial). Na Suécia, eles costumam durar três anos ou 180 créditos ECTS no total.

 

2. Mestrado: As pós-graduações (graduate programs) aprofundam o desenvolvimento dos conhecimentos adquiridos com um bacharelado. Na Suécia, os mestrados têm de um a dois anos de duração – 60 ou 120 créditos ECTS.

 

3. Doutorados: Os programas de doutorado, conhecidos como PhD programs, são diplomas acadêmicos de pesquisa e envolvem anos de estudos independentes que culminam na defesa de uma tese. A duração e o formato de um doutorado na Suécia variam de acordo com a universidade.

 

Doutorados na Suécia

 

Os cursos de doutorados disponíveis nas universidades suecas são totalmente focados na pesquisa e na tese. No país, não existe o tipo de PhD chamado de taught programs, que contenha uma grade curricular de aulas. Os estudantes se dedicam inteiramente à pesquisa e passam a maior parte do tempo trabalhando de maneira independente para a conclusão da tese.

 

Os estudos teóricos acontecem na forma de aulas menores ou seminários, que são bem mais comuns na Europa e também um componente muito importante da experiência acadêmica nos doutorados da Suécia.  Os cursos costumam durar no mínimo quatro anos de estudos integrais ou 240 créditos ECTS.

 

As teses podem ser no estilo de uma monografia ou uma série de artigos científicos menores produzidos ao longo da duração do doutorado. Todos os estudantes de PhD recebem orientação individual e, no final do curso, defendem a sua tese publicamente. Alguns departamentos acadêmicos das universidade suecas exigem que a tese faça parte de um projeto em andamento do departamento. Nas áreas de tecnologia, ciências naturais e medicina, é comum trabalhar como parte de uma equipe de pesquisa.

 

As vagas de doutorados, como no Brasil, são remuneradas pelas universidades ou por órgãos de financiamento externo. Isto significa que você não paga taxas de ensino e recebe um salário mensal ao longo do curso.

 

Programa X Curso

 

Na Suécia, o que eles chamam de degree programs são propriamente os cursos acadêmicos; já os courses (cursos) – ou módulos, como são conhecidos em alguns países –, são as disciplinas que formam os programas acadêmicos.

 

Ao invés de se inscrever em um degree program completo, o estudante pode se inscrever diretamente em cada um dos “cursos” do “programa acadêmico” a cada semestre. Quando você se matricula em um módulo, você está registrado apenas para uma disciplina específica. Agora, quando se inscreve em um programa completo, você automaticamente se registra para vários disciplinas já estipuladas que serão cursadas durante todo o programa – como acontece nas instituições do Brasil.

 

Veja alguns exemplos dados pelo site Study in Sweden:

 

  • Se você se inscrever em um mestrado (program) de até quatro semestres de duração, cursará quatro disciplinas (courses) de 7,5 créditos ECTS cada por semestre, a fim de totalizar 120 créditos ECTS.

 

  • Se você se inscrever em um mestrado (program) de um ano de duração, cursará uma disciplina (course) de 30 créditos ECTS por semestre, totalizando 60 créditos ECTS.

 

  • Se você se inscrever em uma disciplina de 30 créditos na qual você esteja interessado, cursa apenas este módulo específico e depois deve fazer novas inscrições para qualquer outra disciplina adicional.

 

O ano letivo na Suécia

 

O ano acadêmico na Suécia é dividido em dois semestres:

 

  • Semestre de outono: O ano letivo começa no semestre de outono (Autum semester) no final de agosto e vai até a segunda metade de janeiro, com férias de apenas uma semana durante as festas de dezembro.

 

  • Semestre de primavera: O segundo semestre começa na primavera (Spring semestre) no final de janeiro e termina em junho, no verão. Como na maioria dos países do Hemisfério Norte, as universidades costumam entrar em recesso neste período e as férias costumam duram quase todo o verão, até a volta das aulas para um novo ano letivo em agosto.

 

Estrutura dos cursos acadêmicos

 

Os estudos integrais na Suécia correspondem a aproximadamente 40 horas por semana, apesar de, em várias universidades, você passar apenas algumas horas de fato dentro de salas de aulas e em seminários. No resto do tempo, você deve se dedicar às leituras, trabalhos em grupos e outras tarefas que exijam estudos independentes.

 

O mais comum é fazer um módulo por vez por algumas semanas e concluir cada um deles com uma ou mais provas sobre a disciplina. Depois do teste, você começa um módulo novo e assim por diante. Por exemplo, durante um semestre de 20 semanas, você consegue fazer quatro módulos consecutivos por cinco semanas cada. Em alguns programas, no entanto, você cursa várias disciplinas ao mesmo tempo, com uma semana de provas no final do semestre.

 

A estrutura dos módulos varia de acordo com a área de estudo. Programas técnicos tendem a incluir uma proporção maior de horas em salas de aulas e laboratórios, enquanto cursos em ciências sociais, por exemplo, envolvem poucas horas em sala e mais trabalhos independentes ou em grupo.

 

As aulas na Suécia

 

Os módulos são formados por diferentes métodos de ensino, como aulas, seminários e sessões em laboratórios com um variado número de estudantes por turma. Os grupos de seminários costumam ser formados por poucos alunos, enquanto as aulas mais tradicionais podem chegar a ter até algumas centenas de estudantes no mesmo auditório.

 

O objetivo das aulas nas universidades acadêmicas da Suécia, independente do formato, é desenvolver as habilidades de pensamento crítico e colaboração e também incentivar a participação ativa dos estudantes em todas as formas de aulas. Normalmente, as leituras obrigatórias e trabalhos independentes são bastante extensas em qualquer área de estudo, o que significa que, mesmo tendo tempo livre durante a semana, você deverá usá-lo para estudar sozinho e se preparar para as próximas aulas.

 

As avaliações costumam ser testes dissertativos e orais, trabalhos em laboratório, trabalhos em grupo e projetos especiais. A maioria dos programas, mesmo em graduações, é concluída com uma dissertação ou projeto.

 

University X University College

 

Na Suécia, há dois tipos ligeiramente diferentes de instituição de ensino superior: Universitet (universidades) e Högskola (algo como faculdades universitárias). A diferença principal é que as universidades têm direito de oferecer programas acadêmicos de doutorado (PhD), enquanto as university colleges não têm (apesar de algumas oferecerem).

 

Não há diferença entre os bacharelados e mestrados ministrados por estes dois tipos de instituições e várias Högskola são inclusive chamadas de universidades em inglês. Como um estudante internacional, a sua experiência será muito parecida independente da instituição em que escolher estudar.

 

Algumas das universidades mais importantes da Suécia

 

A Suécia tem 38 universidades, estas são algumas das mais famosas:

 

  • Universidade de Tecnologia de Chalmers;
  • Universidade de Lund;
  • Universidade de Uppsala;
  • Universidade de Estocolmo;
  • Instituto Real de Tecnologia;
  • Universidade de Gotemburgo;
  • Instituto Karolinska.

 

Fonte: Study in Sweden

 

Leia também:

5 motivos para estudar na Suécia

10 dicas para encontrar um emprego na Suécia

Pesquise por cursos

Suécia
Graduação
SOBRE O AUTOR

Estudar na Suécia: ensino superior

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.