Essenciais
Suécia: Destino de Estudo

5 motivos para estudar na Suécia

A Suécia é um país incrível, que incentiva a criatividade e a liberdade de expressão, além de ter a maior porcentagem de energia renovável da União Europeia

5 motivos para estudar na Suécia
867

O site oficial da educação na Suécia, Study in Sweden, tem uma lista de cinco razões para escolher o país como o seu destino de estudos. Motivos não faltam! É na Suécia em que acontece anualmente o Prêmio Nobel e a nação é uma das mais sustentáveis e inovadoras do mundo, além de a grande maioria de sua população ser fluente no inglês, apesar de a língua oficial ser o sueco.

 

A seguir, conheça cinco dentre tantos motivos para a Suécia ser uma excelente escolha de destino de estudo para você:

 

1. O incentivo à criatividade

 

A criatividade não só é incentivada na Suécia como é uma das partes centrais do ensino superior do país. Você será encorajado a pensar de forma independente e crítica e a desenvolver a habilidade de questionar o status quo, avaliando informações, procurando por novas perspectivas e formando opiniões bem informadas.

 

A sociedade sueca tem um formato informal e não-hierárquico, que permite o pensamento criativo e incentiva o compartilhamento de ideias e opiniões. Este é um dos fatos que levam a Suécia a ser classificada como um dos países mais inovadores do mundo (de acordo com o Índice de Inovação Global da Wipo).

 

Você sabia? A Suécia foi responsável por várias invenções importantes da humanidade, como o cinto de segurança, o marca-passo e o Spotify!

 

2. Grades curriculares desafiadoras

 

A Suécia tem uma longa tradição de excelência acadêmica e, apesar de sua população relativamente pequena, o país tem algumas das melhores universidades do mundo, como o Karolinska Institute, a Lund University, a Uppsala University e a Stockholm University, presenças constantes nos rankings universitários da Times Higher Education e ARWU.

 

A grade curricular acadêmica da Suécia costuma dar ênfase à racionalidade, razão e aplicação prática do conhecimento. Um exemplo claro da abordagem sueca ao conhecimento é o seu famoso Prêmio Nobel, a mais importante honra acadêmica do mundo.

 

Os estudantes não recebem informações passivamente. Ao contrário, eles são incentivados e desafiados a contribuir com suas próprias ideias, expor suas opiniões em sala de aula e estudar de forma independente. Além disso, as universidades da Suécia são bem adaptadas para atender às necessidades dos estudantes internacionais e o país está consistentemente entre os três melhores países do mundo em proficiência na língua inglesa.

 

3. Sustentabilidade e meio ambiente

 

Se a sua praia é a sustentabilidade e a criação de um mundo mais verde e menos poluído, você se sentirá em casa na Suécia! As questões ambientais são prioridades e o país já foi eleito o mais sustentável do mundo pelo uso de energia renovável (de fato, ele tem a maior porcentagem de energia renovável da União Europeia segundo o The Guardian).

 

A sustentabilidade e pensamento ambiental fazem parte de todos os aspectos da vida na Suécia, inclusive da educação. Ao cursar uma universidade sueca, você poderá vivenciar a profunda experiência ambiental nacional e também terá a oportunidade de aplicar a abordagem sustentável à sua área de estudo.

 

Tudo isso sem contar as maravilhosas paisagens naturais do país, desde florestas enormes a praias paradisíacas e montanhas cobertas de neve. Com 29 parques e quase 4.000 reservas naturais, você encontrará opções diversas de lazer, como esqui, pesca, trilhas e mountain bike.

 

4. Igualdade e diversidade

 

A sociedade sueca é reconhecida pela sua inclusão e uma das melhores igualdades de gênero do mundo. Além disso, os direitos da comunidade LGBT do país são alguns dos mais progressistas existentes.

 

A igualdade e a diversidade do país contribuem para a abordagem de consenso nacional, que considera a participação de todos no processo de tomada de decisões. Durante os seus estudos na Suécia, você perceberá que o trabalho em equipe é uma parte integral da cultura acadêmica, levando em consideração os interesses, necessidades e opiniões de todos para resolver problemas mais complexos e ajudar a comunidade como um todo.

 

5. Carreiras globais

 

De acordo com um estudo global de CEOs, a característica mais importante para uma carreira de sucesso é a criatividade. E qual melhor destino do que a Suécia para enfatizar o seu pensamento criativo durante os estudos acadêmicos? Além disso, as universidades suecas também enfatizam habilidades globais em alta demanda, como, por exemplo, a combinação da teoria com a prática e a solução de situações complexas.

 

Inúmeros cursos acadêmicos da Suécia incluem um estágio obrigatório, para que os estudantes se formem com experiências reais no mercado ligadas às suas respectivas áreas de estudo e também com uma rede de contatos profissionais bem desenvolvida.

 

A Suécia tem o maior número de multinacionais per capita do mundo e foi o berço de empresas super famosas e bem-sucedidas como IKEA, TetraPark, Volvo, Ericsson e H&M. Tudo isso faz do país um excelente destino para dar início a uma carreira global!

 

Leia mais:

O ensino superior na Suécia

Destino de estudo: Estocolmo

MBA na Suécia

Pesquise por cursos

Suécia
Graduação
SOBRE O AUTOR

5 motivos para estudar na Suécia

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.