Essenciais
Suécia: Destino de Estudo - Leitura recomendada

Destino de estudo: Estocolmo

Suécia como destino de estudo: curiosidades e universidades sobre Estocolmo, a capital sueca.

Estudar em Estocolmo
6675

Acapital suecaé cenário de uma intrigante série de livros policiais. A coleção Millennium traz personagens marcantes - como os principais, o jornalista Mikael Blomkvist e a hacker Lisbeth Salander -, histórias bem escritas, e muito café, nos três livros “Os Homens que Não Amavam as Mulheres”, “A Menina que Brincava com Fogo” e “A Rainha do Castelo de Ar”. Hollywood transformou a primeira obra literária em filme, que rendeu até indicação ao Oscar de melhor atriz coadjuvante a Rooney Mara, que encarnou Salander nas telas.

 

Estudar na Europa

 

Mais do que isso, os livros de Stieg Larsson levou ao resto do mundo um gostinho da cidade de Estocolmo. Para começar, sabe-se que na capital da Suécia faz-se muito frio. Começando a amenizar em setembro, início do outono, a cidade costuma atingir mais de uma dezena abaixo de zero até o fim do inverno, em fevereiro, além de muita neve. Mesmo durante os meses de verão, a máxima varia entre os 20 e os 23 °C. Portanto, se você está à procura de um destino de estudo onde se faz frio, pode considerar Estocolmo.

 

Aprendemos que a cidade é formada por ilhas (14 no total) e divida em três partes: Central, Meridional e Ocidental. São unidades administrativas definidas geograficamente. Cada uma delas é dividida em bairros e são responsáveis pela administração de suas respectivas escolas, serviços públicos, sociais, culturais, etc.

 

Estocolmo tem mais de uma centena de museus, o que a torna uma das cidades mundiais com maior densidade de espaços dedicados a museologia. Isto já faz da capital sueca um rico centro cultural. Além dos museus, Estocolmo tem diversos teatros de grande porte e é o centro midiático do país.

 

Estocolmo é a maior cidade sueca e o principal centro financeiro, administrativo e cultural do país. Encontram-se nela filiais de famosas empresas multinacionais, como IBM, Ericksson, Electrolux e H&M.

 

Prêmio Nobel

 

Estocolmo é sede da mais famosa reunião de estudiosos, pesquisadores e gênios de diversas áreas. Inventado pelo químico sueco Alfred Nobel, o Prêmio Nobel é entregue anualmente no dia 10 de dezembro e reconhece nomes que fizeram as maiores descobertas e contribuições para a sociedade em diversos âmbitos: física, química, medicina, literatura, paz e economia.

 

Estudar em Estocolmo

 

Estocolmo é o maior aglomerado de universidades de toda a Suécia. A Universidade de Estocolmo (Stockholm University) está na 131ª posição no ranking Times Higher Education 2011-12 das melhores universidades do mundo. Tem ainda a Stockholm School of Economics, de cursos na área de economia; a KMH - Royal College of Music in Stockholm, de música; o Royal Institute of Art (KKH), de artes; e várias outras.

 

Gostou da ideia? Encontre universidades e cursos em Estocolmo pelo Hotcourses Brasil.

Pesquise por cursos

Suécia
Graduação
SOBRE O AUTOR

Estudar em Estocolmo

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.