
Mais uma oportunidade para quem quer estudar na Suécia! O CISB, Centro de Pesquisa e Inovação Sueco-Brasileiro, juntamente com a Saab AB, empresa sueca de defesa e segurança, irá conceder novas bolsas de estudo na Suécia pelo programa Ciência sem Fronteiras (CsF). Serão cinco bolsas de estudo em doutorado sanduíche e 15 em pós-doutorado, cedidas por meio do CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, órgão de incentivo de pesquisa no Brasil e um dos financiadores do CsF. As áreas de estudo disponíveis são Aeroespacial, Defesa e Segurança, Energia e Meio Ambiente, e Cidades Atrativas e Sustentáveis.
No total, o CISB e a Saab AB irão co-financiar 100 bolsas de estudo na Suécia. Nesta segunda chamada, os interessados poderão se inscrever até o dia 28 de fevereiro para concorrer a uma das 20 bolsas abertas no momento. Visite o site da CNPq para saber mais sobre a segunda chamada pública. Com a concessão do privilégio, o estudante poderá frequentar uma das seguintes universidades suecas participantes do Ciência sem Fronteiras: Chalmers Institute of Technology, KTH Royal Institute of Technology, Linköping University, Luleå University of Technology e Blekinge Institute of Technology. Você encontra o perfil de todas elas no banco de dados online do Hotcourses Brasil.
Os brasileiros que resolverem se inscrever precisam se registrar na plataforma colaborativa do CISB e da Saab AB e enviar uma proposta de pesquisa acadêmica dentre às áreas de pesquisa de interesse da Saab e das suas universidades parceiras.
Doutorado Sanduíche no Exterior - SWE
Um doutorado sanduíche significa fazer parte do seu curso de doutorado no exterior. Portanto, para conquistar a bolsa de estudo, você precisa estar formalmente matriculado em um doutorado em alguma universidade brasileira. Trata-se da oportunidade de aprofundar o seu conhecimento em relação ao seu objeto de estudo em uma universidade internacional por alguns meses, coletando dados e qualificações que podem beneficiar a sua pesquisa acadêmica e a sua tese final.
Fonte: Assessoria de Imprensa do CISB