Essenciais
Suíça: Acomodação

Acomodações estudantis na Suíça

As opções de acomodações na Suíça para estudantes internacionais

Acomodações estudantis na Suíça

A Suíça é um dos países mais felizes do mundo. Uma das grandes razões é a qualidade de vida no país, incluindo as condições de moradias.

 

O país tem várias opções de acomodações para estudantes internacionais e as universidades normalmente possuem serviços online para que você possa fazer a sua pesquisa antes de viajar.

 

1. Acomodações das universidades

 

A maioria das universidades da Suíça possui alguma forma de acomodação estudantil, que elas alugam aos seus alunos por preços consideravelmente mais baixos do que o aluguel de propriedades particulares pelo país.

 

A média de preço de um flat com um quarto afastado do centro da cidade é de CHF 1.100 por mês; já no centro da cidade, pode sair por CHF 1.500 por mês. Em uma acomodação estudantil universitária, o aluguel vai de CHF  500 a 800 mensais.

 

Apesar de serem apenas médias, já servem para exemplificar a diferença nos valores. No entanto, é essencial que você entre em contato direto com a sua universidade para verificar os valores reais de suas acomodações.

 

Normalmente, a instituição mantém uma página online ou serviços virtuais referentes às suas acomodações, como a WoVE, que ajuda o estudante a encontrar um lugar para morar no noroeste da Suíça.

 

O mais comum é que a acomodação estudantil padrão na Suíça seja um quarto em um apartamento compartilhado com outros estudantes – uma excelente maneira de fazer amizades com pessoas do mundo inteiro.

 

Se você pretende viajar com a sua família, algumas universidades também têm opções de apartamentos particulares, mas em número bem menor.

 

2. Aluguel de propriedade particular

 

Para os que preferirem um estilo e vida mais independente, há a opção de alugar um apartamento ou uma casa tanto sozinho quanto com outros estudantes. Vários universitários na Suíça escolhem encontrar uma moradia por conta, principalmente estrangeiros, e você pode ver anúncios de vagas no erasmusu.

 

O aluguel de uma propriedade particular é interessante para quem gostaria de morar com amigos da universidade, em um lugar com regras mais flexíveis do que em acomodações estudantis (por exemplo, poder voltar para casa quando quiser e receber visitas). Você e seus colegas de casa dividirão o aluguel, as contas mensais e outras despesas da casa, como comida, limpeza, etc.

 

Se você estiver disposto a dividir um lugar com várias outras pessoas em uma região afastada do centro da cidade, pode ser que fique até mais barato do que uma acomodação estudantil.

 

3. Homestays

 

As homestays também estão disponíveis na Suíça! Morar com uma família local é uma excelente maneira de conhecer a cultura suíça em primeira mão, praticar o idioma rotineiramente e viver em um ambiente mais familiar.

 

Dicas para encontrar a sua acomodação na Suíça

 

  • Comece a pesquisar o quanto antes possível. A procura por acomodações estudantis e homestay é grande; se você deixar para o último minuto, pode acabar sem opção.
  • Pesquise com cuidado e não feche qualquer negócio. Apesar de ser importante acertar a sua acomodação com antecedência, é necessário prezar pela sua segurança em primeiro lugar. Pesquise, faça perguntas, tire suas dúvidas, peça a orientação da sua universidade, converse com outros estudantes e não feche qualquer negócio antes de ter 100% certeza da sua escolha.
  • Feche negócios apenas com agências e empresas acreditadas e com contratos legais oficiais.

 

Fonte: Com informações do artigo de Safeera Sarjoo para o Hotcourses Abroad (traduzido e adaptado por Brenda Bellani).

Pesquise por cursos

Suíça
Graduação
SOBRE O AUTOR

Acomodações estudantis na Suíça

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.