Essenciais
Suíça: Destino de Estudo

5 razões para estudar na Suíça

Universidades renomadas, alta qualidade de vida, uma das populações mais felizes do mundo... Há muitas razões para escolher a Suíça como seu destino de estudo!

5 razões para estudar na Suíça
124

Localizada entre a Alemanha, França e Itália, a Suíça é um excelente ponto de partida para explorar a Europa! O país tem algumas das melhores universidades do mundo, consistentemente eleitas no top 100 de rankings famosos, e também aparece sempre nas listas dos melhores lugares do mundo para se viver.

 

Sabe por quê? Razões não faltam. Nós listamos cinco delas a seguir!

 

1. Universidades renomadas

 

A Suíça tem algumas das universidades mais renomadas do mundo. A École Polytechnique Fédérale de Lausanne (EPFL) e o Instituto Federal de Tecnologia de Zurique (ETH Zurique) são consistentemente classificadas entre as primeiras 30 posições do ranking da Times Higher Education. Na versão de 2017, o ETH Zurique conquistou o sétimo lugar mundial e outras seis instituições suíças aparecem no top 150. Considerando o tamanho do país e de sua população, este desempenho é impressionante!

 

Curiosidade: a Suíça tem uma população de 8,3 milhões de habitantes, menor que a da cidade de Londres!

 

Petr Jiskra, gerente de Marketing e ex-aluno do Hotel and Tourism Management Institute (HTMi), na Suíça, afirma que cursar uma universidade suíça colocará o estudante em uma posição de vantagem em relação à empregabilidade após a graduação.

 

“No geral, as universidades da Suíça têm uma ótima reputação graças à sua qualidade. Portanto, independentemente se você for nativo ou um estudante internacional formado no país, você deverá ser recebido bem entre empregadores.”

 

2. Taxas de ensino competitivas

 

As taxas de ensino na Suíça estão entre as mais baratas de toda a Europa. Várias universidades públicas estipulam preços de aproximadamente € 1.000 por ano acadêmico – comparado aos demais destinos do continente, este valor é praticamente uma pechincha! No entanto, é importante compreender que este número varia entre instituições, portanto é essencial verificar os valores oficiais diretamente com a sua universidade de interesse.

 

Gastar menos com os estudos significa também ter um orçamento mais flexível para o custo de vida, que costuma ser alto na Suíça, sem contar ser capaz de fazer mais viagens pelo país e pela Europa no seu tempo livre.

 

3. Geografia

 

A Suíça faz fronteira com a França, Itália e Alemanha. Graças aos seus vizinhos, o país tem quatro línguas oficiais e é um lugar culturalmente diversificado. Ou seja: com diferentes culturas, o estudante internacional se sentirá mais acolhido. E mesmo que o seu curso seja ministrado em inglês, se você passar três anos estudando uma graduação na Suíça, com certeza também aprenderá um dos idiomas nacionais.

 

Várias pessoas que estudam na Suíça retornam aos seus países de origem arranhando no alemão, francês ou italiano, dependendo de onde a universidade estiver localizada.

 

A habilidade de se comunicar em mais de um idioma estrangeiro é altamente valorizada por empregadores, como lembra Petr Jiskra. “Normalmente, os estudantes de instituições suíças saberão mais de uma língua, o que significa que um mundo inteiro de oportunidades se abrirá para eles em termos de perspectiva profissional.”

 

4. Oportunidades de carreira e salários iniciais

 

A Suíça tem um dos maiores salários iniciais da Europa e serve de base para filiais de algumas das maiores companhias do mundo. Por estas e outras, as oportunidades de carreira para quem se forma no país são grandes!

 

Apesar de ser mais difícil para estudantes não europeus conseguirem uma vaga na Suíça (como explicamos aqui), se você provar ser o melhor candidato para uma empresa, eles podem fornecer toda a assistência necessária para solicitar a sua autorização de residência.

 

Se você conseguir uma vaga na Suíça, de repente, o custo de vida do país não lhe parecerá tão alto. Isto porque ele têm uma das maiores médias de salários iniciais do continente. Um professor, por exemplo, começa a carreira recebendo aproximadamente CHF 87.500 por ano, equivalente a € 90.000. Nada mal, né?

 

5. Qualidade de vida

 

As cidades suíças são consistentemente eleitas entre as melhores do mundo por sua qualidade de vida. Apesar de costumarem ter um custo alto, como mencionamos acima, a média salarial de sua população é razoavelmente alta e as taxas criminais são baixas – fazendo com que suas metrópoles sejam algumas das mais felizes da Europa.

 

A Suíça tem uma excelente infraestrutura de transporte público, facilitando as suas idas e vindas pela cidade e também pelo país. Graças às suas diversas regiões rurais, você visitará muitas paisagens naturais belas e pitorescas. As pessoas que amam atividades ao ar livre se apaixonarão pela Suíça e suas regiões verdes, lagos e os Alpes – um passeio obrigatório para quem estuda na Suíça, como comentamos aqui.

 

E aí, o que achou? Interessado!? Então comece a pesquisar sua universidade na Suíça agora mesmo!

Pesquise por cursos

Suíça
Graduação
SOBRE O AUTOR

5 razões para estudar na Suíça

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.