Essenciais
Suíça: Destino de Estudo

Por que o ETH Zurique é uma das melhores universidades do mundo?

Conheça o Instituto Federal de Tecnologia de Zurique, o famoso ETH Zürich, na Suíça, uma das melhores universidades do mundo.

Por que o ETH Zurique é uma das melhores universidades do mundo?

Fundado em 1855 como uma escola politécnica pública, o ETH Zurique conquista regularmente uma posição entre as 20 melhores universidades do mundo nos principais rankings universitários, juntamente às potências acadêmicas dos Estados Unidos e Reino Unido, como Harvard, MIT, Cambridge e Oxford. No mais recente World University Ranking da Times Higher Education, ele ficou em 13º; e no QS World University Ranking, o Instituto conseguiu a excelente 6ª posição global e 2ª na Europa. Afinal, por que o ETH Zurique é tão renomado internacionalmente?

 

Localizado na capital da Suíça, o Instituto Federal de Tecnologia de Zurique – do alemão Eidgenössische Technische Hochschule Zürich – já formou mais de 20 indicados ao Prêmio Nobel, inclusive, nada mais nada menos do que Albert Einstein, o pai da física moderna.

 

Normalmente conhecido como ETH Zürich ou apenas Poly, ele baseia-se nas tradições suíças que valorizam os princípios fundamentais de liberdade, responsabilidade individual, empreendedorismo e uma abordagem de mente aberta para a educação.

 

Com esses fundamentos em prática até hoje, um século e meio após a sua criação, o Instituto continua sendo pioneiro em pesquisa na Europa, com intuito central de oferecer soluções práticas aos desafios enfrentados pelo mundo.

 

Métodos de ensino inovadores

 

Segundo o site oficial da universidade, o ETH Zurique desenvolve constantemente o seu currículo de cursos a fim de oferecer aos estudantes o melhor ensino possível, inclusive com avaliações regulares considerando a opinião dos próprios estudantes em relação ao conteúdo do curso e aos professores. A partir de feedback recebido, o Instituto desenvolve a sua abordagem à educação.

 

Como resultado, os estudantes que se formam pelo ETH Zurique são considerados especialistas extraordinários em suas respectivas áreas de estudo, preparados para assumir posições de responsabilidade como membros críticos da sociedade.

 

ETH Zurique, na Suíça, é uma das melhores universidades do mundo

 

Instituição com perspectiva internacional

 

Além de tudo isso, o ETH Zurique mantém projetos em parceria e colaboração internacionais com algumas das melhores universidades do mundo. Isso significa que os alunos têm a chance de fazer parte do seu curso no exterior; conduzir pesquisas e colaborar com pesquisadores de outros países; e até mesmo conquistar experiência profissional internacional.

 

De fato, a instituição empatou em terceiro lugar com a Escola Politécnica Federal de Lausana (École Polytechnique Fédérale de Laisanne), também da Suíça, na lista das universidades mais internacionais do mundo da Times Higher Education. Ele recebe mais de 19.000 estudantes de mais de 120 países e dos seus 530 professores aproximadamente 70% também são estrangeiros.

 

A diversidade da sua população estudantil e docente vem do esforço para atrair e formar algumas mentes mais brilhantes do mundo que contribuam à economia suíça e global.

 

Outro fator que ajuda bastante nesse quesito é que, mesmo o idioma oficial de Zurique ser o alemão, a enorme maioria dos mestrados do Instituto é ministrada na língua inglesa. Os bacharelados, por outro lado, são em alemão, embora algumas disciplinas sejam em inglês.

 

Isso acontece porque os estudantes de bacharelado são em sua maioria suíços recém-formados pelo sistema de ensino no país. Já o recrutamento para os mestrados tem um foco internacional e os cursos buscam preparar os mestrandos para carreiras em uma economia e sociedade globalizadas.

 

Sustentabilidade

 

Com sustentabilidade entre os seus focos principais no ensino, campus, pesquisa e no diálogo com a sociedade, o Instituto aderiu aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) das Nações Unidas que busca atender às questões mais urgentes, como acabar com a extrema pobreza, reduzir a poluição dos oceanos e financiar proteção climática em países em desenvolvimento até 2030.

 

Departamentos e cursos do ETH Zurique

 

O ETH Zurique é formado por 16 departamentos acadêmicos diferentes divididos nos cinco grupos do saber listados abaixo para abranger uma ampla variedade de áreas de estudo, em especial as de STEM (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática):

 

  • Arquitetura e Engenharia Civil;
  • Ciências da Engenharia;
  • Ciências Naturais e Matemáticas;
  • Ciências Naturais orientadas por Sistemas;
  • Ciências Sociais e Gestão.

 

Além disso, a universidade tem centros interdisciplinares e de competências, como os Centros Nacionais de Competência em Pesquisa (NCCR) e os Centros de Competência Suíços para Pesquisa de Energia (SCCER), que incentivam a cooperação multidisciplinar entre os departamentos.

 

Tudo isso com ênfase nas cinco áreas principais do ETH Zurique que procuram atender às principais necessidades da sociedade, seja local, nacional ou mundial:

 

  • Medicina;
  • Dados;
  • Sustentabilidade;
  • Tecnologias de produção;
  • Pensamento crítico.

 

As cinco áreas de foco do ETH Zurique, na Suíça

 

Os programas acadêmicos do Instituto correspondem ao padrão internacional:

 

  • Bacharelados de três anos de duração (ou 180 créditos ECTS);
  • Mestrados de 18 meses ou dois anos de duração (ou 90-120 créditos ECTS).
  • Doutorados de três a quatro ano de duração.

 

Admissão de estudantes internacionais no ETH Zurique

 

Para concorrer aos bacharelados do ETH Zurique, os candidatos brasileiros precisam de

 

  • Um certificado de conclusão de ensino médio;
  • Um certificado de admissão em uma universidade brasileira reconhecida na área de estudo desejada;
  • Um exame de admissão reduzido.

 

Caso não possa apresentar os dois primeiros pré-requisitos, o candidato precisa prestar o exame de admissão extenso do ETHZ. O seu Certificado de Conclusão do Ensino Médio deve conter algumas matérias específicas nos três anos de estudos, como português, um segundo idioma, matemática, ciências naturais, humanas e outras opcionais.

 

Também será necessário comprovar proficiência adequada na língua alemã, por ser o idioma oficial dos bacharelados.

 

Já em mestrados, os pré-requisitos são os seguintes:

 

  • Preencher o formulário de inscrição;
  • Ter um bacharelado de no mínimo três anos internacionalmente reconhecido e concedido por uma universidade também reconhecida ou acreditada por uma autoridade nacional;
  • Ter um excelente desempenho nos estudos, em especial nas disciplinas da área de estudo do mestrado que você quer cursar no ETHZ;
  • Comprovar proficiência adequada no alemão ou inglês, dependendo do idioma oficial do seu curso.

 

Os requisitos tanto para bacharelados quanto para mestrados variam de acordo com o curso. Portanto, visite o site oficial do ETH Zurique antes de dar início à sua inscrição.

 

Bolsas de estudo

 

O Instituto oferece uma série de bolsas de estudo para estudantes internacionais. Um exemplo é o programa Excellence Scholarship & Opportunity Programme que seleciona candidatos de alto desempenho com base em mérito acadêmico para cursar mestrados do ETHZ com bolsas de estudo integrais, mais um estipêndio para bancar pelos custos de vida em Zurique.

 

Saiba mais sobre a bolsa de estudo aqui.

 

As notas do ETH Zurique no ranking QS

 

Para finalizar, entenda por que o ETH Zurique conquistou a 6ª posição mundial no mais recente QSWorld University Ranking. Essas foram as notas que o Instituto recebeu em todos os critérios de avaliação usado pela lista:

 

  • Resultado geral: 95%
  • Reputação acadêmica: 98,7%
  • Reputação entre empregadores: 96,6%
  • Proporção entre estudantes e professores: 80,8%
  • Citações por acadêmico: 96,4%
  • Professores internacionais: 100%
  • Estudantes internacionais: 97,9%

 

Com informações do timeshighereducation.com e ethz.ch.

 

Leia também:

5 razões para estudar na Suíça

25 fatos e curiosidades sobre a Suíça

CURSO PERFEITO
Quer saber qual curso é melhor para você?
Descubra com a nossa nova ferramenta "Selecionador de curso"!
COMEÇAR SUA BUSCA